A Volkswagen revelou as novidades da picape Amarok na Europa. A principal delas é no motor, que agora passou a ser um novo 3.0 turbodiesel de seis cilindros. Divididos em três configurações com 165, 206 e 227 cavalos de potência. A versão topo de linha ainda surpreende, que consegue gerar 56 kgfm de torque a partir de somente 1.500 rpm, de acordo com a montadora. O novo propulsor ficou mais forte do que o modelo anterior, que possuía um motor 2.0 quatro cilindros, entregava 180 cv e 42,8 kgfm de torque.
No exterior a novidade ficou por conta dos novos para-choques que receberam novas grades e novas rodas. Na parte de dentro, a picape recebeu novo painel e novos bancos. O facelift da Amarok europeia vem com opção de tração traseira e câmbio manual de seis velocidades ou tração integral e transmissão automática de oito velocidades.
Após o escândalo da alteração de dados sobre emissão de poluentes, os engenheiros dos motores decidiram aumentar as relações do câmbio automático para reduzir as rotações e diminuir o consumo de combustível. Ainda segundo a montadora, a versão topo 3.0 V6 TDI automática de oito velocidades possui um consumo de cerca de 13,1 km/l, o que produz emissões de 199 g/km.
Outra novidade além do motor turbodiesel e da transmissão otimizada é o novo sistema de direção com assistência elétrica Servotronic. A versão 224 cv receberá novos freios a disco de 17 polegadas na frente e 16 atrás.
As vendas devem começar em setembro na Europa, mas somente a versão com 224 cv estará disponível.