Salão de São Paulo - Para olhar e admirar

Vigésima quarta edição da feira paulista tem poucas novidades nacionais. Grande número de modelos importados prometem ser o principal atrativo para o público

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/10/2006 00:34 Rafael Bozzolla /Estado de Minas
Carro-conceito Camaro foi atração no Salão de Detroit e vem para o Brasil a passeio - GM/Divulgação Carro-conceito Camaro foi atração no Salão de Detroit e vem para o Brasil a passeio
A partir desta semana a cidade de São Paulo se transforma na verdadeira Meca para os amantes de carros de todo o país. Na quinta-feira, abre as portas para o público a 24ª edição do Salão Internacional do Automóvel. Para aumentar a emoção, o fim de semana também coincide com o GP de Fórmula1 que, com a ajuda do calendário, será o palco da decisão do título.

No centro de exposições do Anhembi, na zona norte da capital, fabricantes e importadores de automóveis, autopeças e acessórios esperam a passagem de mais de meio milhão de visitantes entre os dias 19 e 29. Apesar do bom momento pelo qual passa a indústria nacional - 2006 deve marcar o recorde histórico de vendas e produção de automóveis e comerciais leves no país -, as grandes marcas com fábricas no país não devem ter muitas estréias. O principal lançamento será a perua do Mégane, produzida no Paraná, e a versão flex de alguns modelos, como o Citroën Picasso nacional ou o Focus. No mais, alguns modelos recém-lançados, como o Prisma da GM, serão mostrados pela primeira vez ao grande público.

Seguindo uma tradição da indústria nacional, e de edições anteriores do salão, os pequenos fabricantes independentes também prometem novidades. É o caso jipe catarinense Stark, como motor VW 1.8 e da versão cupê do esportivo Lobini H1.

O maior número de estréias fica mesmo por conta dos importados. O Real valorizado vêm aumentando o número de carros estrangeiros vendidos no Brasil. Alguns modelos já tem sua comercialização garantida por aqui. É o caso do conversível EOS da Volkswagen, do Citroën Picasso C4 e do Peugeot 407 Cupê. Outros, como o Fiat Croma ou o novo Jipe Wrangler, marcam presença para testar a reação do público. Dependendo da resposta, podem chegar como importados.
Ferrari F599 será um dos destaques da marca do cavalinho rampante. Já a versão perua do Mégane vai ser apresentada no Anhembi: apesar de ainda não ser o lançamento, será uma das principais atrações entre os fabricantes nacionais - Ferrari/Divulgação - Renault/Divulgação Ferrari F599 será um dos destaques da marca do cavalinho rampante. Já a versão perua do Mégane vai ser apresentada no Anhembi: apesar de ainda não ser o lançamento, será uma das principais atrações entre os fabricantes nacionais

Raridades

Mas o Salão do Automóvel também é lugar para ver carros de sonho. Este é o papel reservados para os carros de alto luxo ou superesportivos. A Audi, por exemplo, apresenta o novo S8, enquanto a Mercedes traz a versão tunada de fábrica do CLS, o 63 AMG. Também não é difícil prever que a novíssima Ferrari F599, o topo de linha da escuderia italiana, será uma das grandes vedetes da mostra.

Há ainda a categoria dos carros que vão à São Paulo apenas para dar água na boca, já que não serão vendidos no nosso mercado. É o que acontece com o Ford Mustang GT 500, ou o exclusivo Porsche Carrera GT. Ainda mais exóticos são os carros-conceito que, mesmo chegando com algum atraso, têm o objetivo de atrair o público para os estandes. Esta será a missão do Chevrolet Camaro - uma das estrelas do último Salão de Detroit - ou do cupê Fluence da Renault.

Uma tendência mundial que se repetirá em São Paulo será a presença dos chineses, ainda tímida, mas com promessa de preços altamente competitivos. A Changan mostra a família de utilitários Chana, disponível nas versões minvan, picape e furgão, com preços a partir de R$ 25mil.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação