Salão de Detroit - Inspiração para o futuro

Conceitos expostos na mostra americana incorporam idéias sobre estilo e tecnologia. Mas também antecipam modelos que já estão quase prontos para a linha de produção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/01/2007 00:40 Rafael Bozzolla /Estado de Minas
Chevrolet Camaro Concept - Gary Cameron/Reuters Chevrolet Camaro Concept
Detroit (EUA) * - Nos salões de automóveis, os chamados carros-conceito são verdadeiros cartões de visita tecnológico das marcas: representam a capacidade da montadora de incorporar tecnologia de ponta em seus modelos. Muitos desse modelos acabam sendo um pré-lançamento do veículo que vai ser produzido em série.

Acura
A marca de luxo da Honda para o mercado norte-americano apresentou um conceito esportivo, o Advanced Sports Car Concept, que, na verdade, é um estudo de estilo e uma prévia do próximo NSX, o supercarro da Acura que fez sucesso nos anos 90. Ao contrário do modelo original, o motor fica na frente, e os seis cilindros se transformaram em 10.

Audi
Como o próprio nome diz, o V12 TDI Sport-Utility Concept é uma variação do Q7. A principal atração é o motor diesel 6.0, de 500 cv, e 100 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,5 segundos.

Chevrolet
Marcaram presença dois conceitos: a versão conversível do Camaro Concept e o Volt. O segundo é um sedã de quatro lugares e um híbrido diferente, sendo movido 100% a eletricidade. O carro tem baterias menores e uma autonomia de 65 quilômetros. Quando acaba a carga, um motor a combustão interna é usado apenas para recarregar a bateria e não para mover o veículo.

Chrysler
Seguindo a mesma onda do CLS da Mercedes, o Nassau é um cupê de quatro portas, mas com traseira mais reta (tipo hatchback). A inspiração foram os cupês esportivos que têm um pouco mais de espaço para bagagem, como tacos de golfe, por exemplo, comuns na Inglaterra, na década de 60.
Ford Interceptor e Honda Accord Coupé Concept - Rafael Bozzolla/EM - Gary Cameron/Reuters Ford Interceptor e Honda Accord Coupé Concept

Jeep
O Trailhawk é uma mistura do Wrangler e do Grand Cherokee, com habilidade de pegar trilhas pesadas, mas sem abdicar do conforto e toques de luxo. O teto é feito de painéis removíveis, mas com um elemento central fixo, para garantir rigidez estrutural.

Ford
A número 2 dos EUA também apresentou dois conceitos: o esquisito crossover Airstream, que mais parece um pão de fôrma; e o luxuoso Interceptor, um sedã de proporções generosas, com um estilo inspirado na picape Super Chief, que fez sua estréia no Salão de 2006. O motor é o V8 5.0 do Mustang, trabalhado para render 500 cv de potência.

Lincoln
A marca de luxo da Ford apresentou o conceito MKR com linhas 100% americanas. O radiador faz homenagem aos carros do passado e o motor V8 3.5 pode rodar, com até 85% de etanol.

Honda
O Accord Coupe Concept antecipa, com muita fidelidade, as linhas da próxima geração do carro mais vendido da marca nos EUA. Lá, é comercializado como cupê e sedã. No Brasil, deve ser importado apenas na versão quatro portas.

Jaguar
O C-XF Concept é outro conceito que adianta como será o modelo de produção, para substituir o S-Type. Para a Jaguar, as linhas supermodernas representam um ruptura com o estilo tradicionalista da marca.

Kia
Depois de surpreender no Salão de Paris com o Ceed, a Kia mostra capacidade para continuar a apresentar conceitos interessantes, como o crossover Kue, que tem rodas de 22 polegadas e motor V8 4.6 de 400 cv.

Mercedes-Benz
Um dos carros mais bonitos do salão, o Ocean Drive é um estudo de um conversível de quatro portas, configuração popular nos EUA até os anos 50.

Toyota
Com uma bem-sucedida linha de híbridos, a Toyota quis mostrar com o FT-HS que carro esportivo também pode ser limpo e econômico. O motor V6, em conjunto com os propulsores elétricos, levam o carro de 0 a 100 km/h em cerca de quatro segundos.

Volvo
O XC60 Concept mostra, com poucas diferenças, como será o próximo utilitário-esportivo compacto da marca sueca. O carro virá para ocupar uma faixa de mercado abaixo do atual XC90.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação