Salão de Genebra - Diversidade sem exageros

Mostra suíça se destaca pelos modelos ecléticos e é dedicada a vários segmentos da indústria, mesmo não sendo a exibição preferida dos grandes construtores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/03/2007 00:13 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Ford Mondeo, Kia Cee'd Sporty Wagon e Tramontana G-07 - Ford/Divulgação - Kia/Divulgação - Tramontana/Divulgação Ford Mondeo, Kia Cee'd Sporty Wagon e Tramontana G-07
O Salão de Genebra é a única mostra importante hospedada em um país sem tradição de uma grande marca local. Isso explica também por que, apesar do tamanho, nem sempre é a exibição preferida dos grandes construtores.
Parte das novidades é formada por novas versões. Apesar do número modesto de estréias mundiais, o salão é palco para apresentação de modelos importantes. O Salão de Genebra estará aberto dos dias 8 a 18.

Audi
Vai apresentar em Genebra o A5. O carro é o primeiro cupê de quatro lugares da Audi, já que o TT tem assentos traseiros apenas para uso ocasional. A base é a plataforma do A4, mas com 4,63 m de comprimento. O A5 é mais comprido e baixo, como convém a um carro esportivo. Os motores são um V6 3.2 de 265 cv e um quatro cilindros turbo 1.8 de 170 cv. Também em Genbra, a versão apimentada S5, com motor V8 de 354 cv. Ambos chegam ao mercado europeu em junho e, em 2008, deverão ser comercializados também no Brasil.

Ford
Modelo de maior penetração de mercado a ser apresentado em Genebra será novo médio Mondeo, que chega com três opções de carroceria: sedã de quatro portas, hatch de cinco ou perua. Entre os motores, há quatro a diesel e cinco a gasolina, com potência de 110 a 220 cv. Uma das novidades do seu segmento (de médios não premium) é o câmbio automático de seis velocidades. O carro não deve ser comercializado no Brasil já que, neste segmento, a Ford nacional está presente com o mexicano Fusion.

Kia
A marca coreana apresenta a versão perua do hatch médio Cee´d, que havia estreado em outubro, no Salão de Paris. Chamada de Sporty Wagon, o modelo tem 4,5 m de comprimento, exatos 23,5 cm a mais do que o veículo do qual é derivado.
Skoda Fabia e Audi A5 - Skoda/Divulgação - Audi/Divulgação Skoda Fabia e Audi A5

Maserati
Entre os esportivos, o maior destaque é o cupê Grand Turismo da Maserati. Com linhas mais agressivas do que o atual cupê, usa motor V8 de 4.2 litros, de 405 cavalos de potência. Os engenheiros trabalharam para conseguir uma distribuição de peso ideal: 49% na dianteira e 51% na traseira.

Renault
A marca francesa deixou para Genebra a apresentação mundial do novo Twingo. O atual, está em produção desde 1992. Uma prévia do modelo foi mostrada no Salão de Paris, como carro-conceito, mas a versão de produção não deve apresentar grandes diferenças.

Skoda
A marca da República Tcheca, controlada pela Volkswagen, mostra a nova geração do hatch Fabia, que concorre no segmento dos compactos. Segundo o fabricante, o espaço interno, que já era um dos melhores da categoria, foi ampliado. Há três motores a diesel e quatro a gasolina, com potência entre 60 cv e 105 cv.

Tramontana
Um fabricante espanhol faz sua estréia em Genebra. O G-07 é uma vitrine de materiais avançados e de alto luxo O estilo é incomum, com o passageiro sentando atrás do motorista. Para movimentar o bólido, um V12 biturbo Mercedes-Benz, com a potência variando, ao comando do piloto, de 550 cv a de 720 cv. O peso total é de 1.150 kg e a velocidade máxima, algo em torno de 355 km/h. Serão feitos apenas 12 exemplares por ano, custando a partir de US$ 600 mil,o equivalente a R$ 1,3 milhão.

Volkswagen
A marca alemã apresenta a terceira geração da perua Golf Variant. A nova Variant é 36 centímetros mais comprida que o hatch, e a capacidade do porta-malas é de 690 litros. O carro será oferecido com duas opções de motorização a gasolina, de 103 cavalos e 141 cv, e outras duas, a diesel, de 106 cv e 141 cv, respectivamente.

Leia mais sobre o Salão de Genebra no Veja Também, no canto superior direito desta página.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação