Salão de Frankfurt - Contra o aquecimento global

No Salão de Frankfurt, montadoras mostram que estão preocupadas com a poluição veicular, e apresentam várias soluções tecnológicas, como algumas versões híbridas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/09/2007 09:45 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Ativistas do Greenpeace expõem modelos das alemãs BMW, Volkswagen e Audi fantasiados de porcos na entrada do salão e alertam para o elevado nível de emissões - Alex Grimm/Reuters Ativistas do Greenpeace expõem modelos das alemãs BMW, Volkswagen e Audi fantasiados de porcos na entrada do salão e alertam para o elevado nível de emissões
De Frankfurt, Alemanha - Embora a tônica seja o problema do aquecimento global, a renovação de estilo e a inovação tecnológica nunca saem de pauta na indústria automobilística. Algumas novidades desembarcam no ano que vem no Brasil..

Aston Martin
O Vantage N24, o superesportivo DB9RS (com motor V12, de 510 cv), e uma nova versão do DBS, que deverá ser o novo carro do agente secreto James Bond.

Audi
O totalmente novo sedã A4, com visual mais arrojado, interior do A6 e muitas novidades tecnológicas, como sistemas adaptativos para suspensão (incluindo amortecedores), controle de velocidade, airbags e cintos de segurança; e sensores de radar, na frente e traseira, alertando o motorista para possíveis acidentes. Duas opções de motor a gasolina e três a diesel. Deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2008. Outras atrações: perua esportiva RS6 Avant, com motor V10 (de 579 cv); e o renovado sedã A8.

Bentley
GT Speed, com motor W12 6.0, de 600 cv e 76,5 kgfm de torque, além de tração integral, é a versão mais potente do Continental na história da marca.

BMW
Sua grande atração é o Série 1 Coupé, com motor 3.0, de 306 cv. Também exibe novos motores a diesel para as Série 5 e 6, de baixo consumo; cinco modelos da Série 3 com emissão abaixo de 140 g/km de CO2; e apoios de cabeça ativos para as séries 5 e 6, X3 e X5.

Cadillac
O BLS Wagon é a primeira perua da marca, em 104 anos de história, e a nova aposta para o mercado europeu.

Chevrolet
Modelo hatch do sedã compacto Aveo, que vai suceder o Kalos, com pequenas alterações de estilo e mais uma opção de motor, além do atual 1.4 (de 99 cv): o 1.2, de 85 cv . Especula-se que os dois serão os futuros substitutos da linha Corsa no Brasil.

Chrysler
Nova minivan (monovolume grande) Grand Voyager, com novas linhas e assentos giratórios; e estréias européias do 300C sedã e perua.

Citroën
Tecnologia Airdream engloba baixas emissões (menores ou iguais a 130 g/km de CO2), sistema pára-e-anda, uso de GNV, e projeto que permite reaproveitamento de 95% do veículo.
Lamborghini Reventón - Eduardo Aquino/Especial para o EM Lamborghini Reventón

Ferrari
Apresentação da F430 Scuderia, com motor de 510 cv.

Ford
Kuga 4x4, um crossover com tração integral, baseado na plataforma do Focus e nas linhas do conceito Iosis X; e versão reestilizada do Focus (alterações feitas na segunda geração ), com motor 1.6 TDCi (de 109 cv) ECOnetic, que faz 23,2 km/l e emite apenas 115 g/km de CO2. Essa reestilização interessa diretamente ao mercado brasileiro, pois provavelmente será o modelo que a empresa vai produzir na Argentina.

Dodge
Crossover Journey, construído sobre a arquitetura do sedã Avenger, com maior distância entre-eixos e capacidade para sete ocupantes (opcional).

Jaguar
Com linhas de um cupê, baseadas no conceito C-XF, mostrado no Salão de Detroit, o sedã XF é o sucessor do S-Type, e tem quatro opções de motor, sendo três a gasolina (V6 3.0, de 238 cv; V8 4.2, de 298 cv; e V8 4.2 turbo, de 416 cv) e uma a diesel (2.7, de 204 cv); e câmbio de seis marchas.

Kia
O Pro-cee'd (versão hatch, de três portas do Cee'd) e a linha 2008 do Sportage, que teve pequenas mudanças no visual externo e interno, e na parte mecânica. O novo Sportage começa a ser vendido no Brasil no primeiro semestre do ano que vem.

Lamborghini
Com motor V12 6.0, de 650 cv, e design inspirado em aviões de caça, o Reventón é uma edição limitadíssima da marca: serão produzidas apenas 20 unidades, ao preço de um milhão de euros cada (R$ 2,7 milhões).

Maserati
Versão Sport GT S do Quattroporte, com motor V8, câmbio automático de seis marchas, suspensão mais rígida (com amortecedores ajustáveis), freios Brembo de competição e rodas de aro 20.

Mazda
Nova geração do 6, incluindo modelos sedã, notchback (sedã de cinco portas) e perua. Desenvolvida sobre a plataforma do novo Ford Mondeo, a linha tem estilo inspirado em outros modelos da marca (Mazda 2 e 3), faróis de xenônio e novas tecnologias de conforto e segurança.

Veja tudo que as outras montadoras exibiram no Salão no Veja Também, no canto superior direito desta página.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação