Salão de Frankfurt - Futuro é agora

Motores menos poluentes e muita tecnologia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/09/2007 09:49 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Mercedes-Benz Classe C Touring - Fotos: Eduardo Aquino/Especial para o EM Mercedes-Benz Classe C Touring
De Frankfurt, Alemanha - A preocupação com emissões é a tônica do salão, com ênfase também em motores de menor consumo, além de muita tecnologia para conquistar consumidor e espaço no disputado mercado mundial.

Mercedes
Nova perua da Classe C, com sete opções de motor, sendo três a diesel (de 136 cv, 170 cv e 224 cv) e quatro a gasolina (156 cv, 180 cv, 204 cv e 272 cv). O modelo deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2008. Outras atrações da marca: a C 63 AMG Estate, versão da nova perua preparada pela AMG, com motor V8, de 463 cv; e modelos com tecnologia Bluetec (diesel) e sistemas híbridos.

Mitsubishi
Novo Lancer Sports Sedã, que reúne linhas dos conceitos Sportback e Concept X.

Nissan
Nova geração do compacto Micra, com pequenas alterações de estilo (externas e internas) e sistema Bluetooth de telefonia celular.

Opel
Vectra Flexpower, equipado com propulsor 2.0T (de 175 cv), que usa E85 (85% de etanol e 15% de gasolina); Vectra OPC, com motor V6 2.8 turbo, de 255 cv; e o esportivo Corsa GSI, que tem motor 1.6 (de 150 cv), acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e chega a 210 km/h.

Peugeot
Apresentação mundial do 308 hatch, que já foi lançado na Europa, mas que ainda não começou a ser vendido. Outra novidade: a 207 SW Escapade, perua com roupagem esportiva e três opções de motor 1.6 (uma a gasolina, de 120 cv; e duas a diesel, de 90cv e 109 cv).
Peugeot 308 - Peugeot 308

Porsche
Lançamentos mundiais do 911 GT2 e do novo 911 Turbo Cabriolet, com motor 3.6 do tipo boxer (seis cilindros), de 486 cv, que acelera até 100 km/h em 3,8 segundos e chega a 310 km/h de máxima, na versão com câmbio Tiptronic.

Renault
Perua Estate (do Clio europeu), que tem linhas inspiradas no conceito Grand Tour Concept, teto solar amplo, 4,20 m de comprimento e porta-malas de 439 litros; terceira geração do sedã e perua Laguna, novos acabamentos e várias opções de motor a diesel (que variam de 110 cv a 175 cv) e a gasolina (de 145 cv a 170 cv), de baixo consumo e emissões de CO2; e a terceira geração do multiuso Kangoo.

Subaru
Terceira geração do Impreza, com visual novo, maior entre-eixos (2,62 m) e porta-malas de 538 litros; novo crossover Tribeca, que foi reestilizado e ganhou novo motor; e o modelo de entrada da marca, o pequeno Justy.
Suzuki Compacto Splash, que usa plataforma do Swift e tem três opções de motor, sendo duas a gasolina (1.0, de 65 cv; e 1.2, de 86 cv) e uma a diesel (1.3, de 75 cv).

Toyota
Duas novas versões para a gama Yaris, sendo uma com motor 1.0; versão Cross Sport do RAV4; novos equipamentos para o Land Cruiser; e comemoração dos 10 anos de uso da tecnologia híbrida.

Volkswagen
A estrela principal é o utilitário-esportivo Tiguan, com linhas parecidas com as do (irmão maior) Touareg e motores com turbo e injeção direta, a gasolina (os TSI, de 150 cv, 170 cv e 200 cv) e a diesel (os TDI, com common rail , de 140 cv e 170 cv), que visam reduzir consumo e emissões. O modelo será exportado para o Brasil, em 2008. No estande, também estão seis modelos com a tecnologia BlueMotion, entre eles um Golf a diesel, que faz 22 km/l, emite apenas 119 g/km de CO2 e tem autonomia de mais de 1,2 mil quilômetros; e o Caddy Maxi, versão de sete lugares da van Caddy.

Volvo
Várias tecnologias para a redução da emissão de poluentes, que equiparão seus modelos a partir do ano que vem: C30 Efficiency, com motor 1.6 turbodiesel (de 103 cv), que emite apenas 120 g/km de CO2 e faz 22 km/l; motor 2.0 turbodiesel, de 136 cv (para C30, S40 e V50), que, conjugado com câmbio Powershift, reduz o consumo em até 8%; e propulsores com injeção direta de combustível.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação