Salão de Frankfurt - Muito mais perto das ruas

Foi-se o tempo em que os conceitos, que chamam a atenção nos salões, serviam apenas para mostrar a capacidade tecnológica da marca. Hoje, antecipam os lançamentos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/09/2007 09:55 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Peugeot 308 RC Z - Fotos: Eduardo Aquino/Especial para o EM Peugeot 308 RC Z
De Frankfurt, Alemanha - Atualmente, os carros-conceitos chegam para testar a reação do público, diante das linhas que provavelmente vão estar presentes nos próximos lançamentos.

BMW
O concept X6 antecipa as formas do futuro utlitário e da tecnologia híbrida da marca.

Citroën
O C5 Airscape é um conversível, com linhas que servirão de inspiração para a segunda geração do C5. Já o C-Cactus é um sedã ecológico, híbrido (diesel e eletricidade), que faz 29,4 km/l e emite apenas 78 g/km de CO2.

Ford
O Verve antecipa as formas definitivas do (totalmente) novo Fiesta, com linhas inspiradas na nova filosofia Knetic (cinética). Modelo chega à Europa em 2008 e suas linhas vão inspirar a renovação do compacto brasileiro, em 2009.

Honda
Accord Tourer tem motores de baixas emissões e novas tecnologias de chassis, e mostra como será o novo sedã, que chega em 2008. Também apresenta o FCX, movido a célula a combustível; e o Small Hybrid Sports, com nova proposta de tecnologia híbrida (a diesel).

Hyundai
O i-Bluet, um crossover movido a hidrogênio, com sistema de terceira geração da marca; e o cupê Veloster, terceiro da série Y-Generation.

Kia
O Sports Coupe, com carroceria do tipo 2+2, mostra como serão as linhas futuras dos carros da marca coreana.
Suzuki Kizashi e Toyota IQ - Suzuki Kizashi e Toyota IQ

Mercedes-Benz
Com motor (1.8 turbo a gasolina, de 241 cv e 40,6 kgfm de torque) que usa a revolucionária tecnologia Diesotto, combinando os melhores elementos dos propulsores do ciclo Otto e diesel (emissões de apenas 127 g/km de CO2 e consumo de 18,8 km/l), o F700 incorpora as futuras linhas dos sedãs grandes da marca.

Nissan
A marca escolheu o Micra, denominado Colour +, para mostrar sua nova tecnologia de pintura. Outros conceitos: Mixim, de três lugares, com dois motores elétricos (dianteiro e traseiro); e a van compacta NV 200.

Opel
Versão (meio) híbrida do Corsa, com motor a diesel 1.3 CDTi (injeção direta), de 73 cv. O carro faz 26,6 km/l.

Peugeot
Três variações do recém-lançado hatch 308: uma versão híbrida (diesel e eletricidade); a perua SW Prologue, que antecipa como será o segundo modelo da família; e o esportivo 308 RC Z, com motor 1.6 mais potente, de 218 cv (que acelera até 100 km/h em 7s e atinge 235 km/h); e linhas que mostram como ficará o cupê. A marca francesa também exibe o Flux, projeto do designer romeno Mihail Panaitescu, vencedor da 4ª edição do concurso de design.

Mitsubishi
O crossover compacto Concept-cX tem novos motor (1.8 a diesel, de 136 cv) e sistema de tração 4x4 baseado no do Outlander.

Renault
Laguna Concept, que tem motor V6 a diesel (de 268 cv) e linhas do futuro cupê da linha; e Kangoo Concept, que antecipa versão mais curta do multiuso.

Seat
O utilitário-esportivo compacto Tribu, de duas portas, usa a mesma plataforma mecânica do VW Tiguan e deverá ser produzido a partir de 2009.

Suzuki
Kizashi, um sedã de grandes dimensões, que incorpora design dos futuros modelos da marca.

Toyota
O compacto IQ, que tem elementos de diversos conceitos, como duas portas que se abrem paralelamente à carroceria.

Volkswagen
O compacto up!, com bom aproveitamento do espaço interno (3,45 m de comprimento, 1,63 m de largura e 1,42 m de entre-eixos), qualidade de construção e motores traseiros (de dois ou três cilindros). O conceito antecipa as linhas do modelo que entra em produção no fim de 2009, na Europa.

Volvo
O C30 ReCharge tem motor bicombustível (etanol/gasolina) e quatro propulsores elétricos (um em cada roda), alimentados por baterias de lítio.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação