40º Salão de Tóquio - Poucas novidades no Japão

Mostra japonesa confirma caráter local, com número modesto de estréias mundiais. Marcas européias chamam a atenção, mesmo repetindo atrações da feira de Frankfurt

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/10/2007 10:12 Emilio Camanzi /Vrum/TV Alterosa
Lamborghini Reventon - Kim Kyng-Hoon/Reuters Lamborghini Reventon
De Tóquio, Japão - Se alguém esperava que o 40º Salão de Tóquio fosse um show de tecnologia e novidades, certamente ficou decepcionado. Apesar de ser 11% maior que a última edição, em 2005, com 44.587 m² de área e, desta vez, incluindo também veículos comerciais, a mostra, que será aberta ao público hoje, é vista apenas como uma exposição local para permitir aos japoneses verem o que foi lançado no Salão de Frankfurt, até pelas montadoras locais.

Mesmo o tema do salão, Catch the news, touch the future (Pegue as novidades, toque o futuro) não refletiu exatamente o clima da mostra. Apesar de ser muito importante e necessário que se massifique a idéia de carros ecológicos, híbridos e da preocupação com o meio ambiente isso também é uma repetição do que aconteceu na Alemanha.

O 40º Salão de Tóquio ficará aberto ao publico até 11 de novembro e mais de 1,5 milhão de visitantes são esperados.

Para não fugir ao que já aconteceu em Frankfurt, entre os esportivos, o Lamborghini Reverton, carro de um milhão de euros e 650 cv de potência, com suas linhas inspiradas nos aviões caça e com pintura grafite fosca, é o que atrai, atenção de todos. Nem o exótico Orochi Kabuto, um esportivo artesanal, feito no Japão, com motor V6 de 3.3 litros da Toyota, faz tanto sucesso.
Orochi Kabuto - Toshifumi Kitamura/AFP Orochi Kabuto

Sem ser alvo de olhares mais atentos, o novo Honda Fit, um pouco maior, interior e linhas da carroceria renovadas, posa como grande atração apenas para os brasileiros. É que, em 2008, será lançado também no Brasil, substituindo o modelo atual. Na Toyota, o Prius, híbrido que completa 10 anos de produção e vendas, tem como novidade desempenho melhor, e a Lexus apresenta o luxuoso LS600 na versão híbrida, com motor V8 de 5.0 litros a gasolina, acoplado a um motor elétrico.

Entre os modelos de vocação esportiva, a nova geração do Mitsubishi Lancer Evo, com tração integral e 300 cv de potência, além do câmbio manual automatizado, com duas embreagens.

Motos
Outras atrações do Salão de Tóquio, apesar de fugirem ao tema principal, são as motocicletas. Além das européias Ducati e Triumph e da norte-americana Harley-Davidson, que apresentam apenas os modelos 2008, as japonesas Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, também inseridas na onda da preservação do meio ambiente, dominam o setor com uma verdadeira saraivada de motos-conceito e híbridas.

(*) Da TV Alterosa, viajou a convite da Toyota do Brasil
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação