Salão de Detroit - Planos ainda verdes

Montadoras continuam buscando modelos que agridam menos o meio ambiente, reduzindo as emissões de poluentes no ar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/01/2008 15:09
Audi TT-S - Stan Honda/AFP - 01/2008 Audi TT-S
De Detroit (EUA) - A tática de morder com potência e assoprar com projetos ecológicos também foi adotada pela Ford, que remodelou a F-150, há anos líder de vendas nos EUA, com 2,3 milhões de unidades no ano passado (apenas 100 mil a menos que o volume de veículos comercializados no mercado brasileiro no mesmo período). A nova versão da F-150 foi a principal atração do salão e teve em sua apresentação até cantor country. A picape é vendida em 35 configurações diferentes, mas as novidade são as grades mais cromadas e os faróis irregulares. O excesso de lata e fumaça tenta ser compensado com o conceito Explorer América, que consome 30% a menos em relação ao Explorer V6 atual, sem perder potência. O nome da tecnologia usada no motor 2.0 de 278,8 cv é EcoBoost, que será usada em outros modelos da marca. O Ford Verve, nos modelos de três e quatro portas, anuncia nova família da marca e estréia no fim do ano na Europa, o que pode antecipar as linhas do novo Fiesta europeu.

Ferrari
A marca enfatizou a potência exorbitante, mas indicou novo caminho ao apresentar novos modelos da F430 Spider e 599GTB Fiorano, que podem usar o E-85. O objetivo da fábrica de Maranello é reduzir a emissão de poluentes em 40%, até 2012. Com etanol, os motores podem ter 5% a menos de emissão de poluente e 10% a mais de potência.

Mercedes
marca se valeu da atriz Kim Catrall, a Samantha, do seriado Sex and the city, para apresentar o Vision GLK, utilitário-compacto, com linhas dos carros de passeio da marca. O modelo terá duas configurações (Freeside e Townside), sendo o primeiro mais robusto e o segundo, requintado. Foi também apresentada a nova geração do SLK.

Toyota
A marca exibe o conceito A-BAT, que parece antecipar as linhas futuras da nova picape média. As pequenas janelas e a linha de cintura alta deixam o modelo esguio. Foi apresentado o crossover Venza, exclusivo para o mercado norte-americano. O maior motor é V6 3.5 de 268 cv.

Honda
A principal atração foi o protótipo da nova geração do Pilot, com motor V6 com tecnologia que permite economizar combustível trabalhando com o menor número de cilindros. A versão de série tem espaço para oito ocupantes e será lançada no meio do ano. Também apresentou o CR-Z, conceito esportivo híbrido.
Mitsubishi Concept RA - Bryan Mitchell/Getty Images/AFP Mitsubishi Concept RA

Nissan
A nova geração do GT-R tem motor V6 3.8 de 480 cv e videogame no painel.

Audi
Mostrou a versão de alto desempenho do TT, a TT-S, com motor 2.0 de quatro cilindros turbocompressor e potência de 272 cv. À venda como cupê e conversível. A Audi também apresentou o R8 movido a diesel (ver na última página).

Hummer
Os exagerados da Hummer investiram no conceito HX, que lembra um jipe. Com 4,34 m de comprimento, o modelo tem partes removíveis, como as portas e o teto. O motor é seis cilindros, 3.6, de 304 cv, abastecido com E-85.

Mazda
O conceito Fúria tem motor de 465 cv, baseado no R20B, movido somente a etanol, que servirá de base para os futuros projetos da marca.

Mitsubishi
O cupê de dois lugares RA mostra tendência de motores movidos a diesel. O do RA é um quatro cilindros turbo 2.2 de 201 cv e torque de 42,8 kgfm, com câmbio manual automatizado, com duas embreagens. O visual é composto de carroceria e estrutura de alumínio e capô de plástico. As portas se abrem para cima.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação