Salão de Genebra apresenta novidades ecologicamente corretas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/03/2008 17:25 Portal Vrum
(AFP)

Os automóveis 'verdes' e menos poluentes são os protagonistas do 78º Salão Internacional Automobilístico de Genebra, num momento em que o preço do barril do petróleo chega às alturas.A incerteza econômica, principalmente nos Estados Unidos, também preocupa os fabricantes de automóveis que se negam a sucumbir ao pessimismo.

O presidente da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, expresou 'confiança' em alcançar seu objetivo de uma alta nas vendas de 10% este ano apesar de admitir que o contexto econômico 'torna as coisas mais difíceis'. Já a Toyota calcula que suas vendas mundiais aumentem 5%, em 2008.

Vários países como França e Espanha adotaram novas metas fiscais ligadas à emissão de CO2, enquanto que na Europa se discute as modalidades de um novo objetivo de emissão de CO2 de 120 g/Km para 2012.

A Nissan abriu o Salão apresentando ao público o novo carro elétrico, o Pivo 2, impelido por uma bateria lítio-íon, que pode girar 360 graus com o motor em cada roda. O vice-presidente do grupo, Carlos Tavares, disse que 'deseja obter progresso substancial em todo os sistemas de propulsão favoráveis ao meio ambiente'. A Nissan prevê comercializar veículos híbridos de nova geração em 2010 e carros elétricos em 2010-2012, afirmou Eric Nicolas, vice-presidente da Nissan Europa.

A Toyota lançou o modelo iQ, apresentado como o menor carro com quatro assentos no mercado e que emite 99g de CO2 por quilômetro. Com menos que três metros de largura, o mini-carro promete conquistar os motoristas preocupados com o meio ambiente, explicou o vice-presidente da Toyota Europa, Andrea Formica.

Daimler anunciou o lançamento em 2009 do primeiro Mercedes híbrido gasolina-elétrico, o S400. O fabricante alemão apresentou um protótipo híbrido diesel do modelo 4X4 GLK. A BMW escolheu apresentar toda a sua frota de carros com as emissões de CO2 demarcadas em grandes números nas laterais dos carros.

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação