Salão de Genebra - O que será do automóvel

Carros-conceito conquistam visitantes pela ousadia das formas extravagantes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/03/2008 11:20 Emilio Camanzi /Vrum/TV Alterosa
Mitsubishi Prototype S e Kia Soul Concept - Denis Balibouse/Reuters Mitsubishi Prototype S e Kia Soul Concept
De Genebra, na Suiça - Como em outros salões, os conceitos da Audi são versões modificadas de modelos de produção. O Q7 Coastline é uma derivação do SUV, inspirada em veleiros oceânicos. O interior foi revestido de madeira listrada como nos deques dos iates de luxo.

O Audi R8 TDI Le Mans é uma variante do cupê esportivo da marca com motor a diesel. A Audi tem colecionado vitórias com o motor a óleo na categoria esporte-protótipo e quer demonstrar a viabilidade em modelos de produção. O V12 de 6.0 litros produz 500 cv de potência.

BMW
Outra montadora que aposta em conceito derivado de modelo de série foi a BMW que apresenta o Vision EfficientDynamics, um X5 com propulsor híbrido que, além de ter motores a gasolina e elétrico, incorpora painéis solares para aumentar a autonomia.


Hyundai
A coreana exibe o HED-5 'i-Mode', um monovolume de seis lugares, com bancos giratórios, motor a diesel com turbo de dois estágios e uso de materiais ecológicos, recicláveis e mais leves, contribuindo para consumo de combustível menor do que outros da categoria.

Kia
Outra coreana que chamou a atenção foi a Kia. A marca tem sido pródiga em conceitos e em Genebra mostra três da mesma família. O SOUL Diva, SOUL Burner e SOUL Searcher. Todos têm a mesma construção básica, mas com execuções e equipamentos específicos para públicos diferentes.

Veja tudo que aconteceu no Salão de Genebra!
Veja mais novidades de Genebra!

Mitsubishi
O Prototype-S Concept é uma interpretação hatch do sedã Lancer, cuja versão EVO domina as competições de rali. O motor é de quatro cilindros 2.0 turbo, que desenvolve 240 cv e é equipado com a versão Mitsubishi do câmbio manual automatizado com dupla embreagem. A tração é integral.
Meriva Concept e Rinspeed sQuba - Opel/Divulgação e Rinspeed/Divulgação Meriva Concept e Rinspeed sQuba

Morgan
A tradicional fabricante inglesa de veículos retrô não sai do tom nem com seus conceitos. O LIFECar é uma interpretação atualizada do clássico roadster com formas fluidas e é impulsionado por célula a combustível, desenvolvida pela universidade de Oxford, que não emite gases poluentes.

Opel
O braço europeu da GM tem como principal atração o Meriva Concept. Na verdade, o veículo é apenas uma antecipação da nova geração (pelo menos na Europa) no monovulume compacto. Algumas idéias presentes no conceito, como as portas que se abrem para trás, não devem chegar ao carro de série.

Rinspeed
Representando o país anfitrião, a Rinspeed mantém a tradição de modelos pouco convencionais e chama a atenção com o sQuba, esportivo anfíbio de dois lugares. Mas ao contrário de outros anfíbios, o modelo navega e mergulha, podendo ser usado como submarino.

Italianos
Desde de o fim do Salão de Turim que as casas de estilo italianas adotaram Genebra como o salão preferido. Com orçamento reduzido, que impede a apresentação de vários conceitos ao longo do ano, preferem a mostra suíça ao Salão de Bolonha, que gera menos repercussão. Este ano, não foi diferente e marcaram presença a Zagato, com o Conceito Bentley Continental GTZ; a Fioravanti com o Hidra; a Italdesign de Giugiaro com o Quaranta, que comemora os 40 anos do estúdio; e a tradicionalíssima casa Pininfarina, com o Sintesi Concept.

Leia mais sobre o Salão de Genebra no Veja Também, no canto superior direito desta página.

O jornalista viajou a convite da Citroën do Brasil
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação