Salão de Paris - Para todos os gostos

A exemplo das outras grandes feiras européias, a francesa também continua marcada pela grande presença de modelos ecológicos, mas com poucas novidades para o Brasil. Mostra na França expõe sedãs, peruas e esportivos de diferentes estilos e motorizações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/10/2008 14:30 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Chevrolet Cruze - Fotos: Eduardo Aquino/EM/D.A Press - 2/10/08 Chevrolet Cruze
De Paris, França - A crise financeira mundial não foi suficiente para estragar a festa francesa. A edição 2008 do Salão do Automóvel de Paris, que abre suas portas ao público hoje e vai até dia 19, tem uma presença maciça de modelos com baixa emissão de poluentes. São veículos em sua maioria híbridos, conjugando motores a gasolina ou a diesel com elétricos. Para o Brasil, poucas novidades estão certas, como a nova geração do Renault Mégane, e Citroën C3 Picasso, e algumas ainda são dúvidas, como Kia Soul, VW Golf sexta geração, entre outros.



Alfa Romeo
Versão TI (Turismo Internazionale) do Brera tem duas opções de motor a gasolina (2.2, de 185 cv; e V6 3.2, de 260 cv), tração integral e rodas de 19 polegadas. Suspensão foi recalibrada e freios são mais potentes.

Veja mais fotos do Salão de Paris!

Audi
Nova família S4. Além da identidade visual, sedã e perua têm o novo motor V6 3.0, com compressor e injeção direta, que desenvolve 333 cv de potência; e duas opções de câmbio (manual, de seis marchas ou automático, de sete velocidades e dupla embreagem). Destaque também para o novo RS6, com motor V10 biturbo, de 580 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Bentley
Destaque para os novos Continental, nas versões Flying Spur e Fly Spur Speed. Além de todo o requinte e luxo característicos da marca, o primeiro tem motor de 559 cv e o segundo, de 608 cv, ambos de 12 cilindros 6.0 litros duplo turbo, com tração integral.
Audi RS6 e Citroën C3 Picasso - Audi RS6 e Citroën C3 Picasso

BMW
Série 3 reestilizada. Estréia mundial da Série 7, com visual bastante modificado e tecnologia EfficientDynamics, um pacote de soluções para melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo, que inclui regeneração de energia, aerodinâmica ativa e pneus de resistência reduzida ao rolamento. O novo sedã tem motores 3.0 a diesel, de 245 cv (faz 13,8 km/l); V8 4.4, de 407 cv; e 3.0 a gasolina, de 326 cv.

Bugatti
Modelo conversível do Veyron. Denominado Grand Sport 16.4, usa o mesmo motor de 1.001 cv do cupê, mas com velocidade máxima "reduzida" a 360 km/h, com o teto retirado.

Cadillac
Versão topo de linha do BLS, com motor V6 2.8 turbo, de 280 cv; e o modelo perua do CTS, a segunda carroceria familiar da tradicional marca americana.

Chevrolet
Destaque para o sedã Cruze, novo modelo global da marca, que será lançado em 2009 na Europa. Especula-se que sua arquitetura servirá de base para um novo modelo a ser produzido no Brasil.

Citroën
Principal novidade é o C3 Picasso, que deve ser fabricado no Brasil a partir do fim de 2010. Com design bastante ousado, o carro tem pára-brisa envolvente, ampla área envidraçada (4,52 m²), traseira reta, lanternas divididas e soluções internas interessantes, como bancos traseiros deslizantes que podem ser retirados com apenas uma mão e porta-malas de 500 litros. Dimensões: 4,08 m (comprimento), 1,73 m (largura) e 1,62 m (altura).



DuraCar
A fábrica holandesa mostra a minivan elétrica Quicc Diva, que tem visual moderno e sistema de propulsão alimentado por baterias de fosfato de lítio e ferro (com opção de chumbo e ácido, mais barata), que garante autonomia de 150 quilômetros por carga e possibilita atingir 120 km/h de máxima. A produção começa em 2009.

Ferrari
A badalada Califórnia faz sua estréia mundial e é o grande destaque da marca italiana. O esportivo tem motor V8 4.3, de 466 cv, e câmbio de sete velocidades com dupla embreagem. Faz de 0 a 100km/h em menos de quatro segundos e chega aos 310 km/h de máxima.

Fiat
Destaque para duas versões do 500 (a Abarth, que deve ser vendida no Brasil; e a by Diesel, criada em conjunto com a grife de roupas Diesel, com bancos revestidos em jeans, carroceria em preto ou marron, grade prateada e motores 1.2, de 69 cv; 1.3 Multijet, de 75 cv; ou 1.4 16V, de 100 cv; e para a nova etiqueta ecológica, denominada Pur O2, com versões do Cinqüecento (emite apenas 115 g/km de CO2), Bravo e Croma, que têm sistema start/stop (que desliga o motor em paradas), pneus de baixa resistência e filtro antiparticulas, respectivamente.

Leia mais sobre o Salão de Paris no Veja Também, no canto superior direito desta página.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea

. Salão de Paris - Tudo pela natureza
. Salão de Paris - Por linhas experimentais
. Salão de Paris mostra carros para tempos de crise
. Citroën C3 Picasso - Picassinho na Champs Elysées
. Novo Renault Mégane - A volta do que não foi
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação