Salão de Paris - Por linhas experimentais

Conceitos geralmente demonstram como será o futuro tecnológico e estilístico de uma marca. Em Paris, eles vão dos esportivos para as pistas aos crossovers com estilo agressivo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/10/2008 14:50 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Lamborghini Estoque - Fotos: Eduardo Aquino/EM/D.A Press - 2/10/08 Lamborghini Estoque
De Paris, França - Já virou cena comum em salões de automóveis um carro aparecer como simples conceito, sem grandes pretensões, e surgir como modelo de produção na edição seguinte, com poucas modificações. E a mostra francesa deste ano está cheia desses exemplos: Audi A1, Honda Insight, Lamborghini Estoque, entre outros. Conheça também aqueles que ainda devem demorar para aparecer nas ruas. Todos os conceitos também apontam na direção da redução do consumo e da poluição.



Audi
O A1 é exibido como "Sportback Concept", mas suas linhas são praticamente as mesmas do modelo de produção, que deve chegar ao mercado europeu em 2009. Mostra também o A4 TDI Concept, com motor turbo diesel, de injeção direta e 120 cv, que emite baixo nível de poluentes (o equivalente a 105 g/km de CO2, se comparado a um movido a gasolina).

Veja mais fotos do Salão de Paris!

BMW
Série 7 Active Hybrid Concept, que conjuga um motor V8 5.0 a gasolina, de 407 cv, com outro a eletricidade, de 20 cv (15kW), alimentado por baterias de íons de lítio. O sedã também tem o sistema Brake Energy Regeneration, que reaproveita a energia gerada nas frenagens.

Chevrolet
Baseado na plataforma do Cruze, com motor 2.0 turbo diesel, de 152 cv, o Orlando é um crossover que deverá ser o substituto do Tacoma. Mas o destaque é o Volt, com motores elétrico e a gasolina, apresentado em sua forma final, que chega ao mercado em 2011.

Chrysler
Jeep Patriot Back Country, um jipão criado para viagens longas, com visual aventureiro, diversos acessórios da Mopar, costura verde nos revestimentos internos em couro e rodas de 18 polegadas.
Honda CR-Z Híbrido e Peugeot RC - Honda CR-Z Híbrido e Peugeot RC

Citroën
Um verdadeiro desfile de conceitos: o Hypnos, outro híbrido de linhas agressivas, que conjuga motores diesel e elétrico, somando 200 cv de potência; o C3 Pluriel Charleston, inspirado no lendário 2 CV; o já conhecido C-cactus; o C4 Hybride HDi; e o tão esperado GT, desenvolvido em parceria com a Sony.

Honda
Versão atualizada (linhas mais modernas, inspiradas nas do FC-X Clarity, e novo sistema de propulsão) do híbrido Insight, concorrente direto do Toyota Prius; e CR-Z híbrido, um cupê 2+2 lugares, cuja carroceria tem praticamente as linhas definitivas do modelo de produção.

Kia
Versão híbrida do Ceed, que conjuga motor 1.6 a gasolina com outro elétrico e tem sistema Start/Stop (que desliga o propulsor em paradas) e câmbio CVT. O carro faz 20,4 km/l, emite apenas 114 g/km de CO2 e deve chegar ao mercado em 2010. Mostra também uma versão do Soul com o mesmo conjunto de propulsão híbrida.

Lada
O C-Cross é um utilitário-esportivo construído sobre a plataforma do Renault Mégane hatch (a marca francesa comprou a russa), com motor 2.0. Faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos e chega aos 200 km/h de máxima.

Lamborghini
Um dos destaques do Salão é o Estoque, novo cupê de quatro portas da marca italiana, hoje controlada pela Audi. Por enquanto, é um conceito, de linhas inspiradas no Reventon, exibido no Salão de Frankfurt.

Maserati
Gran Turismo MC Corse, um conceito desenvolvido exclusivamente para as pistas, com motor V8 4.7, de 450 cv, banco apenas para o piloto, novos pára-choques e rodas de 18 polegadas.

Mazda
O Kyora é a estrela do estande da marca japonesa, pois, além de linhas arrojadas, estréia as novas plataforma e geração de motores de quatro cilindros e injeção direta.

Mercedes-Benz
Com motor Bluetec 2.2, de 210 cv, o Fascination é uma station-crossover de estilo bastante arrojado, que deve servir de inspiração para a nova geração da Classe E.

Mini
Desenvolvido sobre a plataforma da Clubman, o Crossover Concept é uma versão mais invocada do carrinho, com quatro portas e diversos adereços.

Nissan
O Nuvu é um compacto elétrico de apenas três metros de comprimento e três lugares, cuja carroceria e tecnologia servirão de base para o futuro carro movido a eletricidade que a marca pretende lançar em 2010.

Peugeot
Mais um da série RC, que mistura linhas de cupê esportivo e sedã e que vão servir de base para o futuro sedã grande de luxo 608, substituto do 607 em 2010. O motor é híbrido (um a gasolina, de 313 cv, e outro elétrico) e emite apenas 109 g/km de CO2, em utilização mista. Também mostra o Prologue, um híbrido de linhas bastante arrojadas. Com a combinação de motores a gasolina e eletricidade, o modelo desenvolve 200cv de potência e emite apenas 109 g/km de CO2.

Renault
Crossover de luxo híbrido (um motor a diesel e dois elétricos, que totalizam 205 cv), o Ondelius tem desenho inspirado nos aviões e foi pensado para quem gosta de viajar longas distâncias, com conforto e sofisticação. Destaque também para o Z.E. Concept, baseado no Kangoo Be Bop, como uma visão futura do carro elétrico da marca, com baterias de íons de lítio.

Saab
O conversível 9-X Air chama a atenção pelas soluções estéticas bem diferentes (colunas traseiras, vidro traseiro separado e pára-brisa, vidros laterais e colunas traseiras integradas, além de vidro traseiro que atua como defletor quando a capota está abaixada) e pelo sistema híbrido, com motor 1.4 turbo de injeção direta, que funciona com gasolina, gerando 170 cv, ou com E85 (85% de álcool e 15% de gasolina), desenvolvendo 200cv. O motor elétrico ajuda nas partidas, gera força extra nas acelerações e recarrega as baterias de íons de lítio.

SsangYong

Marca coreana mostra o C200, crossover-conceito que tem motor 2.0, de 175 cv; câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades; e incorpora linhas do modelo de produção, que deve chegar ao mercado em 2010.

Suzuki
O SX4-FCV é uma versão movida a célula a combustível do utilitário-esportivo compacto, que conjuga um motor movido a hidrogênio (de 109 cv) com outro a eletricidade (de 93 cv) e chega aos 150 km/h de máxima.

Volkswagen
Versão aventureira do multiuso Caddy é exibida como conceito, para testar a reação do público. (EA)

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação