25º Salão Internacional do Automóvel - Caravana da coragem

Caderno Veículos do Estado de Minas conferiu o que ocorre numa excursão para o Salão do Automóvel de São Paulo. Pacote escolhido foi um bate-volta, com direito até a rodízio de carnes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/11/2008 12:59 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
Arte de Quinho/EM
Sábado, 4h30. Alguns ainda estão chegando em casa da noitada. Outros ainda nem pensam em acordar, certo? Nem todos! No último sábado, às 6h, mais de 100 aficcionados por automóveis se reuniam num ponto de Belo Horizonte rumo ao Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Num dos ônibus, com capacidade para 56 passageiros, a viagem começa animada, com muito papo de carro e expectativa para conferir vários modelos de perto. A primeira surpresa da excursão foi a visão de um caminhão equilibrado em cima do guard-rail da pista. Um quilômetro adiante, a "façanha" do motorista do caminhão era contestada com ironia por todos diante da cena de um trator sobre um poste, colocado com o objetivo de chamar a atenção para uma empresa localizada à margem da rodovia.

Logo, o sono toma conta da maioria dos passageiros, enquanto alguns, contrariando a etiqueta, já abrem suas latinhas de cerveja. A parada, por volta das 9h30, desperta os demais passageiros. Ali, um Bel Air amarelo customizado como táxi chama a atenção de todos e já esquenta os motores das máquinas fotográficas, presentes na proporção de quase uma por pessoa. Uma jovem, que acompanhava o namorado, aconselha com bom humor para ninguém abusar ainda tão cedo, mas guardar para a confraternização, marcada para depois da visita. Mas o conselho foi em vão. Quem tinha alguma intenção de beber cerveja durante a viagem já deu início à "festa". Um grupo de amigos aproveita para reabastecer seus estoques de cerveja, enquanto outros ponderam sobre a necessidade de providenciar mais gelo.

Veja os carros esportivos que roubaram a cena no Salão de Paulo!
Veja como foi o videochat sobre os esportivos do Salão!

Mulher
No reembarque, todos acordam de vez. Alguns já são "figurinhas carimbadas" do evento e reclamam que, na última edição, a cerveja era por conta da empresa de turismo responsável pela excursão. Quando começam a aparecer garrafinhas de cachaça, adquiridas na parada, fica evidente que a bebedeira ia ficar mais séria. Ainda antes de o ônibus entrar em movimento, passageiro comenta com seu colega de poltrona sobre companhias femininas no Salão do Automóvel: "Ir (ao Salão) com mulher é chato porque elas não dão tempo para ver os detalhes e dizem que os carros são todos iguais. É igual quando uma mulher chama você para comprar roupa". A presença feminina na excursão era mínima, apenas cinco mulheres, todas acompanhando seus namorados ou maridos.

Mau gosto
Logo começam as brincadeiras nos grupos. Dois amigos, extremamente gordos, trocavam farpas (bem-humoradas) a todo instante. Quando um precisou ir ao banheiro, o outro não desperdiçou a chance: "Cuidado que você pode entalar lá dentro". A resposta veio sem muita classe: "Se cabe sua mãe, então eu também não vou entalar". Este não ficava apenas na defensiva. Ao ultrapassar um caminhão que transportava porcos ele soltou: "Olha os parentes do fulano ali no caminhão". E o outro retruca: "É, porque se fosse um caminhão de galinha sua mãe estaria nele".

Filme
De repente, alguém sobe as escadas e anuncia que os passageiros das poltronas 15 e 16 estavam vendendo cerveja por R$ 3. Para entrar de vez no clima do Salão, ou pelo menos uma tentativa disso, o comissário de bordo organiza uma sessão de cinema sobre carros. A crítica sobre o filme, repleto de clichês, carrões e mulheres bonitas, pode ser resumida com uma frase de um personagem denominado "magnata da música": "Bata em mim e me chame de George Bush!", de tão ruim. Ainda assim, algumas manobras impressionaram os poucos que acompanharam a sessão.

Salão
A "festa" esquenta e alguns grupos começam a interagir entre si. A esta altura, alguns já demonstravam estar realmente "altos". Depois de um um pico de muitas brincadeiras e gargalhadas, que contrastavam com o sossego e lucidez de outros passageiros, o cansaço fez com que a paz voltasse a reinar dentro do ônibus, que seguiu em silêncio noturno até a cidade de São Paulo. Chegando ao evento, a excursão se dispersou na multidão, que já tomava o Anhembi. No Salão, todos se acotovelavam para ver as máquinas mais famosas, como Porsche, Ferrari, Lotus, Lamborghini, Maserati e Pagani. Também fizeram sucesso os estandes que vendiam camisetas e bonés dos fabricantes, carrinhos em miniatura e os que vendiam chope. Engraçado constatar que muitos dos visitantes se aproximam dos automóveis apenas para fotografar, e nem sequer se interessavam em analisar as linhas e detalhes dos bólidos (e das mulheres) com seus próprios olhos.

O grupo da excursão só voltou a se reunir às 22h, quando todos entraram no ônibus e seguiram para a confraternização numa churrascaria. Algumas pessoas ainda questionaram a idéia de encher a barriga num rodízio e depois viajar durante 8 horas num ambiente fechado e repleto de desconhecidos. Porém, muitos só pensavam em aproveitar ao máximo a comilança, que já estava inclusa no pacote. De volta ao ônibus, agora para finalmente retornar para Belo Horizonte, a primeira hora de excitação serviu para prestar as justas homenagens (e comentários sórdidos) às máquinas e belas mulheres que iluminaram o evento. Aos poucos todos se renderam ao cansaço da ida, das 8 horas de Salão e ainda ao peso de um belo jantar regado a cerveja, e dormiram pesado até o amanhecer.

Leia também:

. 25º Salão Internacional do Automóvel - O show não pode parar
. Os conceitos do Salão de São Paulo!
. Veja os destaques da Citroën, Chrysler, Fiat, Ford e Chevrolet!
. Veja os destaques da Honda, Hyundai, Mercedes, Mitsubishi, Nissan e Peugeot!
. Veja os destaques da Renault, Toyota, Volkswagen, Effa Motors, Fei, Troller, Kia, Ssangyong, BMW e Volvo!
. Ford Verve e Fiat 500 roubaram a cena no Salão!
. Veja os bastidores do Vrum no Salão do Automóvel!
. Eventos alternativos roubaram a cena no Salão de São Paulo!
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação