Exposição - Máquinas à bolonhesa

O Salão de Bolonha não é tão badalado quanto as mostras de Genebra, Frankfurt e Paris, mas a edição deste ano quer mudar esse quadro, com 320 expositores, de 19 países

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/12/2008 18:44 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Meriva Concept - Opel/Divulgação Meriva Concept
O bom humor dos organizadores da 33ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Bolonha, na Itália, está estampado no próprio cartaz do evento, que mostra um jovem numa cama, dormindo abraçado a um motor, com a pergunta "Mulheres e motores?", seguida pela resposta "Motores". O evento, que começou dia 5 e vai até dia 14, tem sete apresentações mundiais e nove européias.

Pimenta pura
Uma das estrelas da mostra italiana é a versão conceitual e apimentada do Scirocco. Denominada Studie R, o conceito é uma versão de rua do Scirocco GT24 (que venceu, em sua categoria, as 24 Horas de Nürburgring, em maio), com motor 2.0 turbo, de injeção direta (herdado do Audi S3), que desenvolve 270cv; e câmbio automatizado DSG, de seis velocidades e dupla embreagem. A frente tem entradas de ar maiores, o capô ganhou saídas de ar e os faróis têm luzes de LED. A suspensão foi recalibrada. Para parar a fera, o sistema de freios recebeu pinças com quatro pistãos; e, para criar "ronco" de respeito, o escapamento ficou menos restritivo e ganhou som diferente.

Teto alto
Outra estrela da Volkswagen, em Bolonha, é a segunda geração do Golf Plus, aquele que tem teto mais alto e formas mais favoráveis ao espaço interno. As alterações desse modelo foram menores do que as do Gol normal e se resumem aos faróis, que agora são separados por uma grade sem pintura; às novas entradas de ar no pára-choque; ao novo volante; e aos comandos do ar-condicionado. As opções de motor são as mesmas do hatch, com três a gasolina (1.6, de 102cv; e 1.4 Turbo, de 122 cv ou 160 cv) e três a diesel (1.6, de 90 cv ou 110 cv; e 2.0 TDI, com 140 cv ou 170 cv). O câmbio pode ser manual, de cinco ou seis marchas; ou automatizado, do tipo DSG, de dupla embreagem, de seis ou sete velocidades. As vendas começam em março de 2009 na Europa.

Anfitriã
Para comemorar os 16 títulos conquistados no mundial de construtores de F-1, a anfitriã Ferrari apresenta o modelo Spyder da F430 Scuderia, que tem motor V8 4.3, de 510 cv, e câmbio semi-automático de sete marchas, com dupla embreagem. O modelo acelera até 100 km/h em 3,7 segundos e chega aos 315 km/h de velocidade máxima.
Maserati MC Sport Line - Autoblog.com/Reprodução da Internet - 5/12/08 Maserati MC Sport Line

Três irmãos
Bolonha também é o palco para a apresentação dos irmãos Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 107, que utilizam a mesma carroceria e passaram por reestilização, cada um a seu estilo. O Aygo passa a ser equipado com a tecnologia Optimal Drive (já presente no iQ, Urban Cruise e a nova geração do Avensis), que reduz o consumo e as emissões do CO2.

Meriva Concept
A Opel criou um conceito do monovolume que incorpora o novo sistema Flexdoors, que inclui portas traseiras que se abrem ao contrário. Na verdade, o carro já tinha sido mostrado no Salão de Genebra, em março do ano passado.

Nova geração
No estande da Mazda, a principal atração é a segunda geração do hatch Mazda 3, que passou por reestilização total. O modelo sedã já havia sido apresentado no Salão de Los Angeles, em novembro. O hatch terá quatro opções de motor, sendo duas a gasolina (1.6 e 2.0) e duas a diesel (2.2 CRTD, de 150 cv e 187 cv), e começa a ser vendido na Europa, Estados Unidos e Japão em março de 2009. As versões a gasolina são equipadas com o primeiro catalisador do mundo construído dentro do conceito de nanotecnologia (o nanômetro representa um milionésimo de milímetro).

Marketing nas pistas
Para badalar o seu modelo global, apresentado recentemente no Salão de Paris, em outubro, a Chevrolet está expondo a versão de competição do Cruze, que disputará o campeonato mundial de carros de turismo (o WTCC) em 2009, com os pilotos Rob Huff, Nicola Larini e Alain Menu. A competição terá uma etapa em Curitiba (PR), em 7 e 8 de março.

MC Sport Line
Esse é o nome da versão especial criada pela Maserati para o Gran Turismo S. A MC Sport Line tem motor V8 4.7, de 446 cv; peças aerodinâmicas em fibra de carbono (saias laterais, aerofólio, etc.) integradas à carroceria; sistema com acerto mais rígido; menor altura livre do solo; rodas de liga leve com desenho exclusivo e pintadas em preto; e novos componentes em fibra de carbono no interior e uma plaqueta metálica, com as letras MC, junto à pedaleira.

É a cara do Jeep Willys
A indiana Mahindra está mostrando o conceito Thar, que nada mais é do que uma cópia do Jeep Willys, assumida pela própria fábrica, com as seguintes dimensões: 3,93 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,85 m de altura. O modelo tem motor 2.5 turbodiesel, com sistema de injeção direta common-rail, com intercooler, que desenvolve 107 cv de potência; tração 4x4; câmbio manual de cinco marchas; e rodas de aço de 15 polegadas.

Fiat vira Iveco
Outro modelo fora-de-estrada exibido em Bolonha é o jipe Campagnola, que antes levava a marca Fiat e agora foi ressuscitado (o veículo foi produzido em diversas versões entre 1951 e 1987) pela Iveco. O motor é V6 3.0 turbodiesel, de quatro cilindros, que desenvolve 176 cv.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação