Salão de Detroit 2009 - Tio Sam com a barba de molho

Anfitriãs Chrysler, Ford e GM mostram modelos mais econômicos e menos poluentes, de acordo com exigências do governo e de mercado. Mas estrangeiros continuam na frente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/01/2009 19:02 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Terceira geração do híbrido Prius, que ficou atualizada para competir diretamente com o novo Honda Insight. - Bryn Mithell/AFP Terceira geração do híbrido Prius, que ficou atualizada para competir diretamente com o novo Honda Insight.
De Detroit - O Salão de Detroit deste ano, que abre as portas ao público no domingo, é o próprio espelho da crise econômica mundial e, principalmente, dos Estados Unidos (as vendas interna nos EUA cairam 36% em dezembro). Preocupadas em atender as exigências do governo, e sentindo a corda apertando no pescoço, GM e Chrysler tentaram mostrar que têm projetos em sintonia com a nova realidade do mercado, que exige modelos mais compactos, econômicos e menos poluentes, mas mostraram poucas novidades. Embora não esteja "devendo", a Ford também não exibiu nada de realmente novo, além do sedã Taurus. Os híbridos, que conjugam motores a gasolina e elétricos, cujas baterias podem ser recarregadas na tomada, dominaram o cenário da primeira grande mostra automobilística do ano.



Honda
Lança o Insight, que será o principal concorrente do Toyota Prius, o híbrido de maior sucesso no mundo. O carro tem sistema que otimiza o consumo e ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica. Começa a ser vendido em abril nos EUA.

Toyota
Terceira geração do híbrido Prius, que ficou atualizada para competir diretamente com o novo Honda Insight.

Veja mais fotos do Salão de Detroit!
. Leia mais sobre o Salão de Detroit 2009!

Mercedes-Benz
Série especial, de apenas 75 unidades, do SLR McLaren. Denominada de Stirling Moss, para homenagear o famoso piloto, que venceu várias corridas pilotando uma 300 SLR, nas décadas de 1950 e 1960, a série é equipada com motor V8 5.5, de 650 cv, com vários elementos estéticos (pequeno para-brisa, frente longa, saliência atrás dos bancos e escapamentos laterais) que lembram a 300 SLR da época.

Híbrido hoje, elétrico amanhã
Combustão alternativa continua sendo a tônica no setor automotivo em todo o mundo. Marcas famosas exibem modelos potentes de luxo, mas apelando para consumo menor

Audi
Versão mais apimentada ainda do superesportivo R8, com motor V10 5.2, de 525 cv de potência e 54 kgfm de torque. Com o novo propulsor, o modelo acelera até 100 km/h em apenas 3,9 segundos e chega aos 316 km/h.

Bentley
Versão movida a biocombustível do Continental GTC Speed.

BMW
Destaque para a nova geração do roadster Z4, que passou por reestilização (faróis, grade e para-choques), inspirada no conceito Gina, e ganhou teto retrátil rígido. O esportivo tem três opções de motor: 2.5, de 204 cv; 3.0, de 258 cv; e 3.0 biturbo, de 306 cv.

BYD
A principal atração da marca chinesa é o híbrido F3DM, que tem sistema parecido com o do Chevrolet Volt (motor 1.0 a gasolina, que serve para alimentar as baterias do propulsor elétrico, que movimenta as rodas, sendo que as baterias também podem ser recarregadas na tomada) e visual claramente clonado da geração anterior do Toyota Corolla. O modelo deve chegar aos EUA em 2010. Mostra também a van e6, com o mesmo sistema de propulsão.
Honda lança o Insight, que será o principal concorrente do Toyota Prius - Joe Wilssens/Reuters Honda lança o Insight, que será o principal concorrente do Toyota Prius

General Motors
Nova geração do utilitário-esportivo Chevrolet Equinox, com desenho mais atual (inspirado no sedã Malibu e no crossover Traverse), novos motores com injeção direta de combustível (2.4, de 182 cv; e 3.0, de 255 cv), mais econômicos, e sistemas multimídia de som e navegação, mostra que a marca está tentando se adaptar à nova realidade do mercado americano. A GM também apresenta os novos sedã Buick LaCrosse (com linhas inspiradas no conceito Invicta, novo painel, motor 3.0, de 255cv, com injeção direta e versão esportiva CXS, com tração integral e propulsor V6 3.6, de 280 cv) e crossover Cadillac SRX (plataforma do Opel Insignia, visual baseado no conceito Provoq, tração integral ou dianteira, câmbio automático de seis marchas e motores V6 com injeção direta de combustível: 2.8 turbo, de 304 cv, e 3.0, de 263 cv).

Fisker
A marca americana fundada pelo engenheiro Henrik Fisker mostra a versão de produção do sedã Karma, híbrido que combina motor elétrico (que move as rodas e proporciona autonomia de 80 quilômetros) com outro 2.0 turbo a gasolina, de 263 cv, que carrega as baterias de íons de lítio. Os dois propulsores desenvolvem juntos 413 cv. O esportivo verde acelera até 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A fabricação do modelo, a partir do fim deste ano, ficará a cargo da Valmet, que já produz os Porsche Boxster e Cayman.

Ford
Apresenta o novo sedã Taurus, reformulado e com novos motores; linha de motores Ecoboost, que estará disponível em 90% da linha até 2013; Fusion reestilizado (que chega ao Brasil este ano), com opção de versao híbrida, que é a mais econômica entre os sedãs médios nos EUA; e o Mustang Shelby GT500, que tem motor V8 5.4 sobrealimentado, que gera 547 cv de potência e 70,4 kgfm de torque; e muitas mudanças no visual (novos para-choques, grade e capô e as tradicionais faixas brancas cortando a pintura).

Jaguar
Exibe os novos XFR e XKR, cupê e conversível, com novos motores V8, que são mais potentes (aspirado, de 385 cv; ou turbo, de 510cv), econômicos e menos poluentes. Os dois passaram por pequena reestilização (faróis, para-choques, luzes traseiras com LEDs e indicadores de direção nos retrovisores).

Lexus
A marca de luxo da Toyota apresenta os novos utilitários-esportivos RX350 e RX450 e o sedã híbrido de luxo HS250h.

Maserati
Destaque para o novo Quattroporte Sport GT S, que tem visual esportivo (grade preta, novos faróis, etc.) e é equipado com motor V8 4.7, que teve a potência aumentada para 439cv; câmbio com nova programação eletrônica; suspensão recalibrada; e sistema de escapamento controlado por válvula pneumática, para dar ronco especial ao modelo.

Mini
Exibe o modelo cabriolet do charmoso compacto Mini, cujo modelo com capota será importado para o Brasil este ano.

Scion
A marca jovem da Toyota lança uma série especial do xB, denominada Release Series 6.0, de apenas 2.500 unidades, com carroceria na cor vermelha, grade pintada de preto, iluminação no assoalho e muito equipamento de conforto.

Smart
Na onda dos elétricos, a marca do Grupo Daimler mostrou versão elétrica do pequenino Fortwo, que já havia sido apresentada em outros salões.

Subaru
Destaque para a edição especial do Outback (com motor 2.5), a versão de sete lugares do Tribeca e a réplica do carro que disputou o mundial de rally (WRC) deste ano.

Volkswagen
Versões a diesel do sedã Jetta e do utilitário-esportivo Touareg, com motores de baixo consumo e emissão de poluentes.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação