Salão de Detroit 2009 - Tomada de decisão

Conceitos correspondem à visão que marca tem do futuro, em estilo e tecnologia. Híbridos preparam terreno para veículos elétricos ou célula a combustível

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/01/2009 20:00 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Cadillac Converj - Fotos: Bill Pugliano/AFP Cadillac Converj
De Detroit - O cenário futurista de Detroit foi dominado pelos híbridos, que misturam motores a gasolina com propulsores elétricos, para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes, sem perder em desempenho. Outra tendência é a de colocar o habitáculo em contato com o mundo, por meio dos sistemas cada vez mais avançados de conexão (internet, sistemas de telefonia Bluetooth, de navegação por satélite e comando de voz, entre outros) e de transformar o interior em um espaço multimídia, com sistemas e entretenimento, conforto, segurança e conveniência.

Veja mais fotos do Salão de Detroit!
. Leia mais sobre o Salão de Detroit 2009!

Audi
Mostra o Sportback concept, um cupê de quatro portas, que, embora apareça como conceito, incorpora as formas quase definitivas do A7 de produção. São três opções de motor (2.8, de 20 6cv; 3.0 turbo, de 304 cv; e V8 4.2, de mais de 400 cv), tração integral e câmbio (manual, de seis marchas e dupla embreagem ou de sete DSG; ou automático, de sete velocidades). Também está prevista uma versão RS, com propulsor V10 5.2, de 608cv.

BMW
Destaque para o híbrido Concept Serie 7, com o sistema ActiveHybrid, que combina motor V8 4.4, de 450 cv, a gasolina, com um elétrico, de 20 cv. Deve entrar em produção em breve.

Chrysler
Apresenta uma linha bem ampla de modelos elétricos, com baterias alimentadas por propulsores a gasolina: o sedã 200C; o roadster esportivo Circuit, que tem 320 quilômetros de autonomia; o jipe Jeep Wrangler Unlimited, que roda quase 700 quilômetros usando motores elétricos e a gasolina; a van Town & Country; e uma versão do Jeep Patriot.s

Fisker
A marcar norte-americana exibe o conceito Sunset, um conversível que deve entrar em produção em 2010.

General Motors
xibe o Spark, que nada mais é do que o Beat, já apresentado no mesmo Salão, e o Cadillac Converj, que usa o mesmo sistema de propulsão do Chevrolet Volta (rodas movidas por motores elétricos, cujas baterias podem ser alimentadas por motor a gasolina ou na tomada.

Kia
Exibe o Soul'ster, com teto aberto, duas portas e tração dianteira, que usa a mesma plataforma do crossover Soul e tem como principal característica a flexibilidade.
VW Concept Blue Sport - VW Concept Blue Sport

Mercedes-Benz
Três variações da linha BlueZero, que representam estudos da marca para modelos com pouca ou nenhuma emissão de poluente: o E-Cell, compacto elétrico de quatro portas, com baterias de íons de lítio, cuja recarga completa leva duas horas e possibilita autonomia de 100 quilômetros; o F-Cell, movido a célula a combustível, com motor de 122 cv e autonomia de 400 quilômetros; e o E-Plus, com motor de três cilindros (do Smart ForTwo), que serve para carregar as baterias de lítio e gerar autonomia de 600 quilômetros. E-Cell e E-Plus antecipam como serão as linhas do próximo Classe A.

Saab
A marca que pertence ao Grupo GM também está mal das pernas, mas mostrou o já manjado conversível de quatro lugares 9-X Air.

Subaru
O Legacy Concept antecipa como será a próxima geração do modelo (a atual foi lançada em 2003), que deve chegar ao mercado no fim do ano. Destaque para a nova frente, com faróis com luzes de LED e exóticos faróis de neblina. O motor é 3.6 de seis cilindros, do tipo boxer, e a tração, integral.

Volkswagen
O charmoso conceito BlueSport é a grande atração da marca. O roadster compacto tem linhas limpas e que lembram o esportivo Scirocco. Com motor central a diesel, de 180 cv, o carro chega aos 226 km/h de máxima e faz 17,8 km/l.

Volvo
A marca sueca apresenta o S60 Concept, que adianta como serão as linhas do futuro sedã, que chega ao mercado europeu em 2010. O carro tem motor 1.6 turbo, de 180 cv; câmbio automático de dupla embreagem; sistema que detecta presença de pedestre e aciona os freios automaticamente; emite apenas 119 g/km de CO2 e percorre 20 km/l.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação