79º Salão de Genebra - Primeiro show europeu do ano

Lançamentos mundiais, que poderão chegar ao mercado nacional, esportivos de sonho e os extravagantes carros-conceito sinalizam o futuro próximo do automóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/03/2009 09:20 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Mercedes-Benz Classe e Coupê - Denis Balibouse/Reuters Mercedes-Benz Classe e Coupê
Até o dia 15, a organização do Salão do Automóvel de Genebra espera receber cerca de 700 mil visitantes, são sete pavilhões de exposição – um dedicado exclusivamente aos modelos com propostas ecológicas – com cerca de 500 veículos e quase 50 lançamentos mundiais, entre carros-conceito e de produção. Alguns interessam ao mercado brasileiro, como a quinta geração do Polo e a reestilização da picape Ford Ranger. Veja alguns destaques entre os modelos de produção.

Veja mais fotos do Salão de Genebra!

Aston Martin
Mostra o One-77, que terá apenas 77 unidades produzidas, mas já comercializadas. Equipado com motor V12 6.9 preparado pela Cosworth, que elevou a capacidade para 7.3 e diminuiu o peso em 25%, o que faz o esportivo render 700cv e acelerar até 100km/h em 3,5s. Outros lançamentos engrossam a tropa da montadora inglesa: V12 Vantage (517cv) e versão conversível do DBS.

Brilliance
A fabricante chinesa apresentou os sedãs BS2 e a nova versão do BS4, com intuito de ampliar o mercado europeu, onde no ano passado vendeu 1 mil unidades dos sedãs BS4 e BS6 na Alemanha. O BS2 tem como grande atrativo o preço (entre 18 e 20 mil euros) no mercado alemão. Até outubro, o modelo começará a ser vendido em países como Itália, Grécia, Turquia, França e Espanha.

Fiat
Mais uma versão do 500. Agora a opção é o compacto conversível, com detalhes que remetem ao antigo que inspirou o atual.

Vrum na TV: direto da Genebra, Emílio Camanzi mostra as novidades do salão


Ford
Nova versão da picape, que é produzida na Tailândia e se origina da Mazda, que pertence ao grupo Ford e será comercializada na Europa e Ásia, tem opções de motores 2.5 e 3.0, de 143cv e 156cv respectivamente.

Maserati
Apresenta o Cupê Gran Turismo S automático.

Mercedes-Benz
Carroceria cupê para a Classe E, com semelhanças com o sedã, com cinco opções de motorização: 1.8l (204cv), V6 de 3,5l (292cv), V8 (338cv), todas a gasolina. Além de E 250 CDI (204cv), 350CDI (231cv), ambos turbodiesel.

Peugeot
Apresentado como conceito no Salão de Paris, em outubro, o 3008 é um crossover produzido em Sochaux, no Leste da França, e tem tração 4x4 e motores que demonstram preocupação com as emissões de poluentes.

Renault
Mostrou uma versão apimentada do Mégane RS, equipado com motor 2.0 16V, de 250cv e torque elevado de 35,6kgfm. Chega ao mercado europeu ainda este mês e, além do motor potente, tem detalhes visuais que ressaltam a esportividade. Mostrou também a terceira geração da Scénic, com inspiração do design da família Mégane, com mais espaço interno e linhas arredondadas. O monovolume conta com uma gama de motores movidos a diesel e a gasolina, com potências que variam entre 85cv e 160cv.

Tata
Um Nano mais preparado e também distante do alvo de US$ 2,5 mil apregoado na ocasião de seu lançamento. A versão para europeu ver —e dirigir - foi apresentada para os europeus com 2,28m de entre-eixos, além de controle de estabilidade e freios ABS e todos os itens necessários para comercialização na Europa (leia-se: segurança). O preço ainda não foi anunciado, mas especula-se algo em torno de 5 mil euros, quando o carro for lançado em 2011.

Toyota
Mostrou a terceira geração da Verso, monovolume derivado do Corolla, com opções de motor 1.6 (132cv), 1.8 (147cv); ambos a gasolina. Há também 2.0, com 126cv, a diesel.

Volkswagen
A quinta geração do Polo, que começa a ser vendido em junho, na Europa, terá setes opções de motores, sendo quatro a gasolina e três a diesel, com potências entre 60cv e 105cv, possível com o motor 1.2 turbo. O novo Polo usa a plataforma PQ25, que estreou no Seat Ibiza e tem os traços que dão a nova identidade da marca, com linhas inspiradas no esportivo Scirocco, assim como ocorreu com a sexta geração do Golf. A estimativa é que chegue ao mercado brasileiro até 2010 para substituir o atual hatch.

Volvo
Reestilização do sedã S80, que estreia motor 2.4 biturbo a diesel de cinco cilindros e potência de 205cv.

Leia mais sobre o Salão de Genebra no Veja Também, no canto superior direito da tela

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação