Washington Auto Show - Plugados no meio ambiente

Salão norte-americano, que termina amanhã, ressalta veículos elétricos e outras formas de energia. Carro que usa combustível derivado de papel descartado é uma das atrações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/02/2010 16:54 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Novozymes/Divulgação
Quem disse que norte-americano só pensa em petróleo? Embora com pouca expressão no mundo dos salões automotivos, o Washington Auto Show realizado, na capital dos Estados Unidos, não só segue o tom verde dos últimos salões como faz do tema sua principal estrela. O palco não é de grandes lançamentos até porque é realizado semanas depois do Salão de Detroit , mas especificamente neste ano merece atenção especial pelo destaque dado aos combustíveis alternativos.

Novozymes

A empresa, especializada em bioinovações, mostra no salão com direito a test drive feito por profissionais de imprensa e políticos locais carro movido a combustível feito de papel descartado pelos departamentos do governo americano. Para a demonstração, a empresa usa um Chevrolet HHR - foto superior - e um Ford F150, ambos abastecidos com a mistura E85, que significa 15% de gasolina e 85% do biocombustível. Depois de uma sequência de uma espécie de prensagem, pré-tratamento e lavagem, enzimas transformam a celulose do papel em açúcares, que, fermentados, geram o combustível. Durante o evento, o presidente da Novozymes North America, Adam Monroe, disse que a tecnologia está pronta para o mercado. A Novozymes tem filial na América Latina e, no Brasil, pesquisa etanol de segunda geração, feito do bagaço de cana.

Think

Outra sensação é o City, automóvel da Think, especializada em tecnologia para veículos elétricos. O carro, segundo o CEO da empresa, Richard Canny, pode ter 80% de sua bateria carregada em apenas 15 minutos, o que seria uma solução e um marco para o abastecimento de veículos elétricos. Para isso, a Think anunciou uma parceria com a AeroVironment, com o objetivo de promover a infraestrututa de abastecimento rápido.

De acordo com a Think, o City precisa de apenas 15 minutos para carregar 80% de sua capacidade - AFP Photo/Mandel Ngan De acordo com a Think, o City precisa de apenas 15 minutos para carregar 80% de sua capacidade


O carro começa a ser vendido nos EUA ainda este ano e alcança velocidade máxima, segundo o fabricante, de mais de 70 milhas por hora (112,63km/h), podendo percorrer, sem a necessidade de novo abastecimento, 100 milhas (ou 160,9 quilômetros). A bateria escolhida é de lítio-íon, da marca EnerDel, que será usada nos veículos comercializados nos EUA até 2012 e, ainda, em pelo menos 60% dos City vendidos na Europa.

Prêmio Verde

Antes mesmo da abertura oficial, tomou conta das atenções a realização do Green Car Vision Award 2010 prêmio concedido pelo jornal Green Car ao veículo que melhor representa uma solução energética para o futuro. O vencedor foi o elétrico Nissan Leaf, exposto no Salão de Detroit, no início do mês, e também dotado de bateria de lítio-íon que, de acordo com a Nissan, será oferecida a um custo competitivo se comparado aos modelos convencionais, movidos à combustão. O Leaf também deverá ser comercializado nos Estados Unidos ainda este ano. Aliás, para ser considerado um Green Car Vision Award, o veículo precisa estar no estágio inicial de comercialização, mas sem ainda estar à venda; ter um pequeno volume de produção, sendo mais do que um simples protótipo; ou ser parte de uma frota em demonstração. O Leaf concorreu com o Coda Sedan elétrico, o Ford Focus BEV elétrico, o Mercedes F-Cell movido a célula de hidrogênio, e o híbrido Toyota Prius PHV (Plug-in Hybrid Vehicle).

Ainda durante o salão, o departamento de energia norte-americano anunciou o fechamento de um acordo para empréstimo de US$ 1,4 bilhão para a produção do Leaf. O montante está incluído no programa de incentivo do governo, aprovado pelo congresso dos EUA, para o desenvolvimento de veículos com tecnologia que use novas formas de energia e estimule a economia local.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação