Ministro das Cidades, Emerson Fittipaldi e Dilma Roussef testam simulador no Salão do Automóvel de São Paulo

Equipamento será obrigatório para candidatos já a partir de 2013

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/10/2012 16:20 / atualizado em 25/10/2012 18:39 Marcello Oliveira /Portal Vrum

Planalto/Divulgação

 

De São Paulo - O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ex-piloto bicampeão de Formula-1, Emerson Fittipaldi, testaram, nesta quarta-feira (24), o simulador de direção instalado no estande do Ministério das Cidades, no 27º São Internacional do Automóvel de São Paulo. O simulador passará a ser obrigatório nas aulas preparatórias dos candidatos à habilitação na categoria “A”, ou seja, para futuros condutores de veículos motorizados de duas ou três rodas, a partir do próximo ano, conforme decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O ministro e o piloto também participaram da cerimônia de abertura do salão, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e outras autoridades. A visita ao estande acontecerá logo após o fim da cerimônia, prevista para às 14h, quando o ministro sairá da comitiva presidencial para participar de reuniões com diretores da Anfavea e Fenabrave.

A decisão da instalação dos simuladores será regulamentada na próxima reunião do Conselho Nacional de Trânsito, Contran, que deve acontecer no próximo dia 31. O objetivo da medida é utilizar a tecnologia de realidade virtual para ajudar os candidatos a enfrentarem possíveis obstáculos do dia a dia e melhorarem as habilidades motoras e sensoriais.

De acordo com o Ministério das Cidades, estudos feitos no “National Center Injury”, instituto do Governo Americano comprovaram que o usar o simulador de direção pode reduzir em até 50% o número de acidentes nos 24 primeiros meses após a retirada da habilitação. Com base no estudo, o Departamento Nacional de Transito, Denatran, órgão do Ministério das Cidades, solicitou à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009, um estudo semelhante, que também comprovou a eficácia do simulador.

Tags: paulo

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
25 de outubro de 2012

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação