O que diz a legislação a respeito de poluição sonora

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/08/2006 16:02 Eduardo Aquino /Estado de Minas
No Brasil, os veículos estão submetidos à legislação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que determina os níveis máximos de poluição sonora. Os carros têm que atender as normas NBR-15.145 e NBR-9.714, que estabelecem condições para as medições externas de ruíd os estáticos (com o veículo parado) ou dinâmicos (em movimento), respectivamente. Para o teste em movimento, o limite é de 74dBA (o mesmo da Europa). Os valores do teste estático são declarados no manual (do proprietário) de cada modelo e serão usados como referência para futuras fiscalizações, dentro das inspeções veiculares.

Embora não exista legislação brasileira neste sentido, as montadoras também realizam medições internas, ou seja, tomando como base os ouvidos dos ocupantes dos veículos. As empresas geralmente não divulgam estes dados, mas, como curiosidade, podemos citar alguns modelos da Fiat, tomando como referência o ouvido do motorista: Idea, 67dBA; Palio, 68dBA; e Stilo, 68dBA. Os engenheiros também trabalham com o que eles chamam de índice de articulação, que varia de 0 a 100% (quanto maior, menor o índice de ruídos internos), que mede a capacidade de duas pessoas conversarem dentro do veículo sem forçar. Veja alguns resultados da Fiat: Idea, 70%; Palio, 69%; e Stilo, 72%.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação