Motor - Fique de olho no lubrificante

Para evitar surpresas desagradáveis e enorme rombo no orçamento, deve-se criar o saudável hábito de conferir o nível do óleo regularmente, e de forma correta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/09/2006 23:19 Eduardo Aquino /Estado de Minas
É preciso atenção na leitura da vareta, pois se o nível estiver entre as marcas Max e Min, não é necessário adicionar óleo, que deve ser recomendado pelo manual - Baluarte Assessoria/Divulgação É preciso atenção na leitura da vareta, pois se o nível estiver entre as marcas Max e Min, não é necessário adicionar óleo, que deve ser recomendado pelo manual
Rodar com o nível do óleo do motor muito baixo pode levar o motor a fundir, sendo necessário uma retífica, que vai resultar em bom desfalque na conta bancária. Fique atento para evitar que o propulsor do seu carro vá para o espaço.

No posto

Embora seja um hábito da grande maioria dos motoristas brasileiros, que aproveitam o momento do abastecimento para pedir ao frentista para conferir o nível do óleo, esta não é a melhor opção para a verificação. Primeiro, porque o motor do carro pode não estar frio o suficiente para que o óleo desça totalmente para o cárter e, depois, porque dá margem a medições equivocadas e a ações de alguns frentistas inescrupulosos.

Motor frio

Segundo o perito em lubrificantes automotivos, Remo Lucioli, para se ter uma boa margem de segurança, o melhor é medir o nível do óleo no mínimo uma hora depois que o motor foi desligado. Por isso, ele recomenda que o motorista crie o hábito de conferir o nível pela manhã, antes de ligar o motor, uma vez por semana.

Estopa? Jamais!

O motorista deve conferir o nível do óleo em sua garagem, mas deve-se observar se ela é plana, pois se for inclinada, a leitura do nível pode ser equivocada. Ao retirar a vareta, não é recomendado limpá-la com estopa (que solta fiapos) e sim com pano ou papel, para depois enfiá-la novamente no cárter e novamente fazer a verificação do nível.
Nível de óleo muito baixo faz ascender luz no painel - Marlos Ney Vidal/EM - 20/10/05 Nível de óleo muito baixo faz ascender luz no painel

Leitura da vareta

Toda vareta tem duas marcas: máxima e mínima. Se o nível estiver entre elas, não é necessário repor. Mas deve-se tomar o cuidado de repor o óleo se o nível estiver muito próximo da marca MIN. Qual o volume de reposição? Para que se tenha uma idéia da quantidade de óleo necessária, a distância entre as marcas MÁX e MIN escritas na vareta representam de 500ml a 700ml nos cárteres com volumes de até cinco litros; e de 700ml a um litro nos cárteres com volumes de cinco a dez litros (veja tabela de alguns carros).

Golpes

Os frentistas são profissionais corretos, mas alguns agem de forma inescrupulosa e, por exemplo, colocam o dedo na vareta de óleo, para evitar que ela vá até o fundo do cárter, e, em seguida, mostrar para o cliente que o nível do lubrificante deve ser completado. Além disso, alguns colocam um pouco de óleo entre os dedos dizendo que a viscosidade já não é a ideal e que está na hora de trocar o lubrificante. Não existe esse tipo de teste! Portanto, fique ligado!

Problemas

Se o óleo colocado no motor ultrapassar a capacidade máxima do sistema de lubrificação, o motorista vai perceber logo, pois o motor do carro, após rodar alguns quilômetros, vai começar a falhar. É que o excesso de óleo vai molhar os pólos da vela e atrapalhar a ignição. Nesse caso, procure imediatamente uma oficina para corrigir o nível e limpar (ou trocar) as velas. A longo prazo, o excesso provoca o acúmulo de óleo nos bicos injetores, entupindo-os devido à carbonização. Se o nível ficar abaixo do MÍN, a luzinha do painel vai acender e o motor vai ficar sem lubrificação, vindo a travar (ou fundir, na linguagem popular), pois o óleo tem as funções de lubrificar e refrigerar os componentes internos do propulsor.

Capacidades de volume do cárter
Fiat Uno Mille 1.0 Fire (l) 2,7
Fiat Palio 1.0 Fire (8 ou 16 válvulas) (l) 2,7
Ford Fiesta (novo) 1.0 Rocam (l) 3,4
Ford Fiesta (novo) 1.6 Rocam (l) 3,4
Chevrolet Corsa (novo) 1.0 (l) 3,5
Chevrolet Corsa (novo) 1.8 (l) 3,5
Volkswagen Gol 1.0 AT (3ª Geração) 8 e 16 válvulas (l) 3,3
Volkswagen Gol 1.6 e 1.8 (qualquer um) (l) 3,5
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação