Ar-condicionado - Clima de prazer e confiança

Equipamento transcende o conforto e invade área da segurança, ao possibilitar que ocupantes permaneçam com os vidros do carro fechados nas grandes cidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/09/2006 23:32 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Para evitar problemas, equipamento deve ser ligado pelo menos uma vez por semana - Marlos Ney Vidal/EM - 29/12/05 Para evitar problemas, equipamento deve ser ligado pelo menos uma vez por semana
Além de deixar o habitáculo mais agradável, principalmente em um país de clima tropical como o nosso, o ar-condicionado se transformou em um equipamento fundamental para a segurança dos ocupantes, em especial nos grandes centros urbanos. Mas, para evitar problemas e garantir um ambiente seguro e limpo, o proprietário do veículo deve tomar alguns cuidados.

Como funciona?

O sistema funciona quase como um refrigerador. Ou seja, um compressor, que é movimentado por uma correia, ligada ao virabrequim, aumenta a pressão do gás (a maioria usa o R134, que não agride a camada de ozônio) cuja característica básica é uma repentina redução de sua temperatura nestas condições de pressão, criando uma região fria pela qual vai passar o ar empurrado pelo ventilador para o interior do veículo.

Como o gás se expande e sua temperatura aumenta com a pressão, entra em cena o radiador, que será responsável pela sua condensação e, por conseguinte, por sua transformação para o estado líquido. Nessa nova forma, ele entra em uma válvula de expansão que irá evaporá-lo, retirando calor do ar ambiente e possibilitando que fique bastante resfriado. Como esse circuito é fechado, o gás retorna ao compressor e o processo se inicia novamente.

Perdendo o fôlego

Como o compressor é movimentado indiretamente pelo virabrequim, o motor passa a executar um esforço maior para acioná-lo. Isto resulta em uma perda de potência que varia de 3% a 7%, dependendo do motor. Nos motores de baixa cilindrada, existe um dispositivo ligado ao sistema de injeção que desliga automaticamente o compressor toda vez que o acelerador é pressionado a fundo. Neste caso, o dispositivo entende que a potência do motor deve ser totalmente aproveitada.

Bebendo mais

Embora varie de acordo com o modelo, com o ar-condicionado ligado o consumo aumenta em torno de 5%.
Filtro de cabine deixa limpo o ar que entra e deve ser substituído a cada ano - Fram/Divulgação Filtro de cabine deixa limpo o ar que entra e deve ser substituído a cada ano

Filtro de cabine

Esse componente é responsável por filtrar todo o ar que entra no veículo. Os fabricantes de filtro e as montadoras recomendam a substituição no período de um ano, no máximo. Se o motorista prolongar demais essa troca, ele e os passageiros vão sofrer não somente com o mal cheiro, mas também com problemas de saúde, causados por fungos e bactérias presentes no sistema. Mas não é só isso. Se o motorista demorar demais a trocar o filtro de cabine, pode acabar prejudicando o rotor do sistema de ventilação, pois as impurezas podem afetar seu funcionamento.

Recirculação

Quando a temperatura externa estiver muito alta, é aconselhável usar a recirculação para acelerar o resfriamento interno. Esta função também é muito útil quando se atravessa lugares com muita poluição no ar (como túnel, engarrafamentos, etc.). Mas seu uso prolongado, entretanto, não é aconselhável porque o ar interior não se renova. Fumar enquanto a recirculação estiver ligada é um ato abominável, pois a fumaça aspirada deposita-se sobre o evaporador, provocando odor desagradável. Para sanar este inconveniente, o motorista vai gastar cerca de R$ 700 com a substituição do evaporador.

Desembaçando

O ar-condicionado também tem a função de desembaçar rapidamente os vidros, pois ele desumidifica o ar. E isto é bastante útil para o motorista, principalmente em época de chuva. Para melhorar a visibilidade, o motorista pode virar o fluxo de ar totalmente para o pára-brisa.

Veja alguma dicas para evitar prejuízos e aumentar a vida útil do ar-condicionado do seu carro no Veja Também, no canto superior direito desta página.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação