Férias - Para não estragar o passeio

Algumas atitudes erradas podem comprometer a viagem de fim de ano, causando aborrecimentos. Saiba o que fazer e o que não fazer antes de pegar a estrada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/12/2006 00:25 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Facilite a sua vida: copie a nossa Facilite a sua vida: copie a nossa "lista de checagem" de férias depois da tabela no fim desta página
Aquele momento tão esperado chegou. É hora de arrumar as tralhas, pegar a família e partir para o melhor roteiro, que pode ser praia, montanha ou até mesmo o agito de cidade grande. Se vai de carro, é preciso lembrar que o bólido também necessita de cuidados antes de encarar nossas estradas irregulares. Muitas vezes, as pessoas pensam estar agindo de forma correta na checagem e manutenção do veículo, mas na verdade estão contribuindo para que surjam problemas durante a viagem. Veja alguns exemplos:

Pneus
Há quem pense que a calibragem é uma só, estando o carro vazio ou carregado. Errado! No manual ou em algum local do veículo há a indicação de pressão correta para vazio ou carregado. O correto é fazer a calibragem com os pneus ainda frios, respeitando a pressão determinada pelo fabricante.

Faróis
Devem ser regulados depois de a bagagem ser colocada no porta-malas, pois, com o peso na traseira, a frente tende a levantar e assim o foco de luz vai incomodar o motorista que trafega no sentido contrário. Alguns carros têm o ajuste elétrico no painel e nos demais a regulagem deve ser feita manualmente nos próprios faróis.

Bagagem
Se for colocar alguma coisa no bagageiro do teto, lembre-se de que poderá comprometer a aerodinâmica do carro, mudando o comportamento do mesmo na estrada. Além disso, é preciso ficar atento para não ultrapassar a altura permitida. Bagagem solta dentro do carro, nem pensar, pois em uma frenagem de emergência se transforma em uma arma.

Travas
Se o seu carro não tem aquele dispositivo que destrava as portas em caso de acidente, evite travá-las, pois, em uma emergência, quem for prestar socorro poderá encontrar dificuldades para retirar as pessoas que estão lá dentro.

Luzes
Na estrada, com neblina ou chuva forte, não use farol alto nem acione o pisca-alerta para não prejudicar os outros motoristas. Faróis e lanternas de neblina devem ser usados nessas situações.

Em mãos
É bom ter no porta-luvas ou porta-malas alguns componentes que ocupam pouco espaço e podem ser muito úteis durante a viagem, como fusíveis, ferramentas e um litro do óleo do motor com as especificações indicadas pelo fabricante.

Cuidados - Ligado na fita
Algumas medidas podem ajudar a prevenção de acidentes por sonolência/fadiga:
1 Ingestão de bebidas alcóolicas próximo da hora de dormir, pois o álcool é um potente indutor do sono
2 Respeitar a necessidade de dormir, pois o sono é uma exigência do organismo e não pode ser ignorado
3 Evitar alimentação de difícil digestão (churrascos ricos em gorduras, feijoada, frituras etc.)
4 Ingestão excessiva de cafeína e nicotina, pois são estimulantes que interferem na qualidade do sono
5 Evitar jornadas excessivas de trabalho, programando paradas para descanso, pois 30 minutos de cochilo ajudam muito mais (e de forma saudável) do que qualquer estimulante
6 Nunca esquecer que quando a sonolência/fadiga se manifesta é sinal de que o corpo (cérebro) está no limite. Não respeite apenas o limite do combustível, parando para abastecer. Respeite também os limites de quem conduz o veículo


CHECAGEM - TUDO NA PONTA DO LÁPIS

Ninguém melhor que o dono para apontar defeitos e problemas do carro. Antes de levar o veículo para a revisão, faça uma lista para facilitar o trabalho do seu mecânico

Pegue uma caneta (ou um lápis) e anote os problemas que porventura seu carro esteja apresentando. Não deixe passar nada: motor, freio, suspensão, direção, pneus, câmbio, embreagem e outros itens que, obrigatoriamente, devem ser checados. Isso vai acelerar o processo de revisão e evitar serviços desnecessários.

Para facilitar a sua vida, criamos uma "lista de checagem" para servir de base antes de você viajar. Depois de clicar no link abaixo, clique com o botão direito do mouse sobre a lista e, em seguida, "Salvar como" ou "Save as". Depois é só abrir e imprimir.

Baixe aqui a lista de checagem para as férias!

Veja várias outras dicas no Veja Também, localizado no canto superior direito desta página
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação