Viagem noturna - Para não embaçar

Como para enxergar à noite já é difícil, é preciso ficar atento a alguns componentes e sistemas que vão ajudar a melhorar a visibilidade, reduzindo riscos de acidentes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/01/2007 10:05 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Palhetas em bom estado são fundamentais para garantir uma boa visibilidade - Divulgação Palhetas em bom estado são fundamentais para garantir uma boa visibilidade
Algumas medidas são fundamentais, para se evitar o comprometimento da visibilidade do motorista que viaja à noite. O ar-condicionado, por exemplo, deve estar funcionando de forma perfeita, por ser capaz de evitar o embaçamento dos vidros. Para melhorar a visão do motorista, basta virar o fluxo de ar do sistema, na ventilação máxima, para o pára-brisa. O resultado é imediato.

Desembaçador

Outro componente essencial à boa visão no trânsito, principalmente à noite e com chuva, é o desembaçador do vidro traseiro, muito útil em qualquer tipo de veículo (hatch, sedã, perua etc.). É importante que ele funcione de forma correta. Existem diversas causas que podem fazê-lo deixar de funcionar. O defeito mais comum e de conserto mais fácil é o fusível queimado. Para identificá-lo, é preciso consultar o manual do proprietário, que geralmente inclui o desenho esquemático dos fusíveis do veículo. Se o filamento interno estiver rompido, troque-o por outro de igual amperagem (normalmente são da mesma cor) e, depois, ligue o desembaçador.

Mas também pode ser um mau contato. Nesse caso, o motorista deve tirar o fusível e lixar os seus pólos e os do suporte da caixa de fusíveis com uma lixa fina, recolocando-o novamente no lugar. O problema também pode ser no circuito (que, nada mais é do que uma resistência) que vai colado no vidro e pode ter sido danificado por objetos no bagagito ou por lavagem incorreta do vidro traseiro. Se a interrupção for reduzida, o motorista pode passar um lápis sobre o filamento do circuito, unindo as extremidades, pois o grafite é um bom condutor de eletricidade. Mas, se a interrupção for prolongada, o reparo deverá ser feito em oficinas especializadas, que vão usar uma tinta especial, condutora de eletricidade.

Lavagem

Uma forma de o motorista garantir boa iluminação dos faróis é mantê-los sempre limpos. E, em uma viagem noturna com chuva, eles acabam se impregnando com óleo e sujeira da pista, principalmente quando se trafega muito tempo atrás de outro veículo. Portanto, se o seu carro não é daqueles modelos sofisticados, que saem de fábrica com limpadores e lavadores de faróis, aproveite a parada no posto para remover a sujeira.
Películas reduzem o calor dentro do carro durante o dia, mas prejudicam visão à noite - Paulo Figueiras/EM - 23/2/06 Películas reduzem o calor dentro do carro durante o dia, mas prejudicam visão à noite

Película

É um acessório que ajuda bastante na segurança (impedindo que o ladrão ou assaltante veja quem ou o que está dentro do carro) e na redução do calor dentro do veículo durante o dia, mas que prejudica a visão noturna. Portanto, o motorista de carro com película deve ficar mais atento à noite, pois a visibilidade é menor do que nos veículos com vidros claros.

Sono

Algumas medidas podem ajudar a evitar a sonolência na direção: não tomar bebidas alcoólicas; respeitar a necessidade de dormir, pois o sono é essencial ao organismo e não pode ser ignorado; evitar alimentação de difícil digestão (churrascos ricos em gorduras, feijoada, frituras etc.); e evitar jornadas excessivas, programando paradas para descanso, pois 30 minutos de cochilo ajudam muito mais (e de forma saudável) do que qualquer estimulante.

Acidentes

Ao deparar com um acidente na estrada durante a noite, muitos motoristas ficam afoitos para ajudar e acabam esquecendo procedimentos de segurança fundamentais para não piorar a situação: parar o veículo corretamente; ligar o pisca-alerta; telefonar para o serviço de emergência; e sinalizar o local (com galhos de árvore, triângulo etc.).

Alagados

Transpor um trecho alagado à noite exige muito cuidado, pois as condições de visibilidade são ainda piores e, dependendo da profundidade, o risco de um calço hidráulico (aspiração de água pelo motor) e de panes elétricas e eletrônicas (queima de algum módulo) é grande.

Assaltos

Um dos principais riscos de uma viagem noturna são os assaltos, pois os marginais se aproveitam da menor quantidade de veículos trafegando e da reduzida fiscalização da polícia para agirem. É bom ficar sempre atento para perceber veículos e situações suspeitas (os bandidos costumam simular acidentes, pedidos de ajuda etc.), evitar parar o veículo longe do posto (ou do restaurante), não deixar bolsas ou objetos de valor sobre o banco e ter sempre à mão os números dos telefones das polícias Militar e Rodoviária.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação