Contran prorroga prazo para padronização de caracteres de placas de veículos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/07/2007 17:10 Portal Vrum
Agência Brasil

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 1º de janeiro de 2008 a data de entrada em vigor da Resolução 231, que padroniza a tipologia dos caracteres das placas de identificação dos veículos. O prazo deveria vencer no dia 1º de agosto deste ano.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o prazo foi prorrogado para que os fabricantes das placas tenham mais tempo para se adequar. A resolução determina uma fonte específica a ser utilizada nas placas (/Mandatory/), que, de acordo com o Denatran, facilita a identificação, pois apresenta caracteres bem definidos. Para os veículos registrados 1º de janeiro do ano que vem, não haverá substituição de placas.

Outra novidade da resolução é a definição da obrigatoriedade do uso de placas com película refletiva em veículos de duas ou três rodas do tipo motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo. Deverão substituir as placas de identificação pelo novo modelo com película apenas as motos registradas na categoria aluguel, isto é, que já tenham placa na cor vermelha. A substituição será feita a partir de 1º de janeiro de 2008.

Para as motos das demais categorias, a obrigatoriedade de uso de placas com película será somente para aquelas emplacadas a partir de 1º de janeiro do ano que vem. As que já estão em circulação não serão obrigadas a fazer a alteração. As mudanças, de acordo com o Denatran, atendem solicitação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de órgãos de trânsito, para melhorar a visibilidade das placas e garantir uma melhor identificação do veículo. (editado para o Vrum por Renato Parizzi)
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação