Férias - Para o sonho não virar pesadelo

Julho é mês de descanso para muitas pessoas mas, antes de sair com a família pelas estradas, lembre-se de fazer revisão completa no carro, evitando velhos problemas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/07/2007 14:11 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Alinhamento da direção e balanceamento das rodas devem ser conferidos para evitar desgaste irregular dos pneus que acaba por condená-los - Juarez Rodrigues/EM - 14/6/07 (E) - Jair Amaral/EM - 14/12/05 Alinhamento da direção e balanceamento das rodas devem ser conferidos para evitar desgaste irregular dos pneus que acaba por condená-los
Férias escolares, para muitos, são a oportunidade de tirar alguns dias para viajar e descansar com a família. Mas não basta arrumar as malas e definir o roteiro. Para a segurança de todos, é imprescindível fazer a revisão dos principais sistemas do carro, evitando a ocorrência de falhas no percurso e que a viagem termine antes mesmo de começar. Saiba o que fazer:

Pneus
Eles são componentes de segurança. Os 'carecas' devem ser substituídos e os meia-vida carecem de cuidados. Os pneus melhores devem ficar sempre no eixo traseiro, pois assim diminui-se a possibilidade de um acidente grave. Isso porque, se um pneu dianteiro estourar, o motorista ainda pode tentar fazer algo, já que tem o controle do volante. Mas, se o estouro for na traseira, fica mais difícil manter o carro na trajetória. Além disso, com os pneus mais novos na traseira, o motorista tem melhor controle do carro em curvas. A calibragem dos pneus deve ser feita de acordo com o manual do fabricante, levando-se em consideração o peso adicional da bagagem. Calibre os pneus quando estiverem frios, para evitar variações da pressão. Lembre-se, também, de verificar as condições do estepe.

Clique aqui e veja mais dicas para as férias!

Suspensões
O peso adicional das bagagens de férias acaba exigindo mais das suspensões do carro. Por isso, é recomendável fazer uma revisão completa do sistema, checando amortecedores, molas e buchas.

Alinhado
Não se esqueça do balanceamento das rodas e alinhamento da direção, que normalmente ficam comprometidos devido à grande quantidade de buracos e irregularidades nas ruas e estradas brasileiras. Rodas desbalanceadas e direção desalinhada provocam desgaste irregular dos pneus e comprometem a dirigibilidade do veículo. A direção puxa para os lados, exigindo mais atenção do motorista.

Freios
O sistema de freios é item de segurança e também deve ser revisado antes da viagem de férias. É importante conferir discos, pastilhas, lonas e fluidos, evitando possíveis falhas em momento de emergência.

Correias
Na revisão, confira também as correias (dentada, alternador e ar-condicionado), que podem estar ressecadas ou trincadas, aumentando o risco de arrebentarem durante a viagem.
Tráfego intenso nas estradas exige atenção total dos motoristas - Beto Novaes/EM - 4/2/07 Tráfego intenso nas estradas exige atenção total dos motoristas

Luzes
Confira se faróis e lanternas estão funcionando, pois uma lâmpada queimada compromete a segurança do veículo e ainda pode acarretar multa. Com o porta-malas carregado, a frente do carro sobe e os faróis passam a ofuscar a visão dos motoristas que trafegam no sentido contrário. Alguns modelos têm a regulagem elétrica dos faróis no painel e nos demais o ajuste pode ser feito manualmente no próprio componente.

Enxergando bem
O inverno no Brasil é seco, mas em algumas regiões chove com certa freqüência. Por isso, verifique se as palhetas do limpador de pára-brisa estão ressecadas, pois dessa forma não vão funcionar de maneira eficiente, comprometendo a visibilidade. Confira o nível de água do reservatório do lavador do pára-brisa, adicionando o xampu adequado. Certifique-se de que o desembaçador do vidro traseiro está funcionando, pois ele também pode ser útil. Se o carro é equipado com ar-condicionado, lembre-se de usá-lo para desembaçar os vidros.

Validade
O extintor de incêndio é equipamento obrigatório e tem data de validade (cinco anos a carcaça). Por isso, verifique se o extintor de seu carro está em condições de uso, pois, do contrário, em uma blitz você será multado.

Lubrificante
Verifique o nível do óleo do motor e, se for necessário completar, use lubrificante com as mesmas especificações do que está no reservatório. Se for o caso, faça a troca do óleo e peça ao mecânico para verificar se existem vazamentos.

Fusível
O componente é pequeno e quase não ocupa espaço, por isso vale a pena ter no porta-luvas algumas unidades de diferentes amperagens para um caso de emergência.

Manual
Algumas pessoas costumam retirar o manual do interior do carro e junto com ele o livreto com os endereços das concessionárias da marca do veículo. Na hora do aperto, faz falta.

Em ordem
Faça o possível para acomodar toda a bagagem da família no porta-malas, evitando objetos soltos no interior do carro. Em caso de acidente, eles podem agravar os ferimentos nos ocupantes do veículo. Para os que costumam usar o bagageiro do teto do carro, é importante lembrar que o volume não pode ultrapassar 40 cm de altura.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação