Numeração de motor - O fim do absurdo

Dez empresas estão autorizadas a fazer gravação, regravação, remarcação de chassi ou monobloco, propulsor ou agregado, em veículos. Haverá mais autorizadas em breve

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/05/2008 12:27 Caderno de Veículos /Estado de Minas
João Montsserrat - Estado de Minas

Um tormento aparentemente sem fim parece ter chegado ao seu desfecho. Quando entrou em vigor, em setembro de 2004, a portaria 17 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) - impede que motores de reposição sejam marcados fora da fábrica - pretendia impedir o desmanche de carros roubados e a venda de suas peças. O problema é que a portaria acabou atingindo também quem quer que fosse vender, comprar ou transferir um automóvel, gerando dificuldades para proprietários com as respectivas documentações, caso apresentassem divergências. Hoje, porém, com a autorização de 10 empresas em diferentes regiões do estado (vide quadro) e outras quatro à espera de publicação no diário oficial, Minas Gerais, para realizar a gravação, regravação e/ou remarcação de chassi ou monobloco, motor ou agregado, em veículos automotores, o tormento já não incomoda tanto quanto o período que antecede a liberação de tais empresas pelo Detran/MG.

Rápido
Segundo Cristiane Teixeira Belo de Castro, proprietária da Auto Socorro Frei Galvão, no bairro Monsenhor Messias, região Noroeste de Belo Horizonte, uma das primeiras empresas no estado a receber autorização para realizar o serviço, o processo de gravação, regravação ou remarcação é feito rapidamente. "O processo demorado é no Detran/MG. A gravação, tanto de motor quanto de chassi, é rápida. Tendo a autorização do órgão de trânsito em mãos, chegando aqui leva cerca de uma hora. Há casos em que a bandeja do chassi está enferrujada e tem que ser trocada. Nesse caso, demora um pouco mais. Mas todos já saem com o problema resolvido. É só levar ao Detran/MG novamente para ser vistoriado", conta. Ela afirma ainda que o tempo para realização dos serviços se deve à necessidade que muitos tinham de resolver o problema, uma vez que a questão se arrastava sem solução desde 2004. "Nós sabemos da dificuldade que foi para resolver a questão. Há casos de dois anos. Por isso, é preciso liberá-los rápido", afirma.

Segurança
Luiz Cláudio Figueiredo, coordenador administrativo de trânsito do Detran/MG, afirma que a demora para autorizar o serviço nas oficinas credenciadas acontece por questão de segurança. "Há as gravações em que o carro foi produto de furto e o número do motor foi apagado. Aí, há procedimento administrativo e demora um pouco mais, cerca de 30 dias quando a fábrica responde rápido, porque a gente pede informação ao fabricante", explica.

Segundo o coordenador, mais empresas devem ser autorizadas a realizar o serviço no estado nos próximos dias. "Já estamos analisando. Tem que realizar vistoria, perícia e certificação digital. Daqui a pouco haverá oficinas credenciadas em muitos municípios. Duas estão prontas para ser publicadas no diário oficial, já passaram por todas as etapas", conta. De acordo com Figueiredo, a quantidade de serviços realizados ainda está aquém das expectativas, dado o número de reclamações a respeito da questão da numeração de motor.

EMPRESAS CREDENCIADAS

Auto Socorro Frei Galvão: Rua Desembargador Tinoco 596, bairro Monsenhor Messias, Belo Horizonte. Fone: (31) 3464-3724.

Autosete retífica: Avenida Marechal Castelo Branco, 3627, bairro Jardim Universitário, Sete Lagoas. Fone: (31) 3773-9866.

Distribuidora Vale do Aço: Avenida Magalhães Pinto, 475, Centro, Coronel Fabriciano. Fone: (31) 3841-1616.

Maduro Mecânica Diesel: Rua Ismael Pinto de Noronha, 202, bairro Nossa Senhora de Fátima, Itajubá. Fone: (35) 3623-7127.

Oficina Mecânica Tibúrcio: Avenida São Francisco, 513, bairro Primavera, Pouso Alegre. Fone: (35) 3423-8673.

Paco Comercial: Avenida Prefeito Olavo Gomes Oliveira, 4500, bairro Aeroporto, Pouso Alegre. Fone: (35) 3422-6010.

Pneucap: Anel Rodoviário, 600, bairro Planalto, Capelinha. Fone: (33) 3516-1512.

Reboque RG: Avenida Paraná, 37, bairro Catalão, Divinópolis. Fone: (37) 3215-5264.

SM Ultravisão Serviços de Vistoria: Rua Batista Luzardo, 395, Centro, São Lourenço. Fone: (35) 3332-6955.

Starlub Automotivos: Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade 325, bairro Fátima I, Pouso Alegre. Fone: (35) 3425-9950.

SERVIÇO

No site www.detrannet.mg.gov.br, entrar no link "Veículos", à esquerda da página. No fim da página que se abrirá, clicar em "Consulta Empresa Gravação/ Regravação Motor e Chassi". Em pesquisa, escolha em "Tipo Serviço: ambos". Uma lista com as empresas que realizam o serviço é disponibilizada para consulta.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação