Óleo - Se acender, procure o mecânico

O painel tem algumas luzes que transmitem informações importantes ao motorista, como a vermelha em formato de motolia, que pode indicar problema sério no motor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/06/2008 18:42 Caderno de Veículos /Estado de Minas
A luz do óleo é representada pelo desenho do recipiente usado para lubrificar e se acende juntamente com outras no painel, sendo que as cores indicam a importância de cada uma - Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press - 25/11/05 A luz do óleo é representada pelo desenho do recipiente usado para lubrificar e se acende juntamente com outras no painel, sendo que as cores indicam a importância de cada uma
As luzes vermelhas existentes no painel foram criadas para indicar que algo não está funcionando bem e que não é bom insistir em rodar com o carro, pois isso representa risco de grandes prejuízos e de acidentes.

Na partida
É normal a luz do óleo (que tem o formato de uma "motolia", aqueles dispositivos usados para lubrificar) acender e apagar no painel após alguns segundos, quando o motorista vira a chave no contato da ignição.



Rodando
Mas quando essa luz se acende com o carro em movimento, é sinal de que houve uma queda na pressão do óleo no sistema de lubrificação. E isso pode ocorrer por vários motivos. Pode ser o nível baixo do óleo, falha na bomba, entupimento em algum canal de passagem ou excesso de folga entre casquilhos e eixo virabrequim, problemas que podem fundir o motor.

Assim que perceber a luz acesa no painel, o motorista deve procurar imediatamente uma oficina, pois o motor não está sendo lubrificado corretamente. Ou seja, a luz indica que, devido a algum problema no sistema, o motor está funcionando sem a devida lubrificação e, se o motorista insistir, o propulsor vai fundir e o preço da retífica mais barata (de um 1.0 8V) ultrapassa os R$ 1 mil. Motores mais sofisticados podem representar um prejuízo no bolso de mais de R$ 10 mil.
Se a vareta indica o nível correto e a luz vermelha acende, motor pode estar prestes a fundir - Baluarte Assessoria/Divulgação Se a vareta indica o nível correto e a luz vermelha acende, motor pode estar prestes a fundir

Subida ou descida
Existem algumas situações nas quais a luz do óleo acende e apaga imediatamente, deixando o motorista na dúvida. Isso costuma acontecer, às vezes, quando o carro está subindo ou descendo uma rua. Ou até mesmo em curvas. Tal acontecimento pode indicar que o nível do óleo está baixo, fazendo a luz piscar. Nesse caso, o correto é fazer a troca do óleo ou completar o nível, evitando danos maiores ao motor.

Borra
E se a luz do óleo acende no painel, mas a vareta indica que o nível do lubrificante está correto? É bem provável que parte do óleo tenha se transformado em borra e com isso o lubrificante não consegue circular por todo o circuito, fazendo a luz acender. Nesse caso, é importante levar o carro a uma oficina o mais rápido possível, para que seja feita a limpeza no sistema de lubrificação e a troca do óleo.

Leia mais no Veja Também, no canto superior direito desta página.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009
01 de dezembro de 2009
27 de novembro de 2009