Amortecedores - Perigo na curva

Todo cuidado com esse componente encontrado no mercado em versões falsificadas ou recondicionadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/06/2008 12:26 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Amortecedores originais garantem manobras seguras - Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 5/1/07 Amortecedores originais garantem manobras seguras
Dos vários itens de segurança do automóvel, os amortecedores certamente estão entre os mais importantes. Se o componente não estiver em boas condições, vai comprometer o bom funcionamento da suspensão, aumentando o risco de acidentes. Os amortecedores têm fundamental importância em curvas e retas, já que a principal função é manter o contato permanente dos pneus com o solo, proporcionando estabilidade e conforto nos diferentes tipos de piso.



Balanço
Na prática, o controle do balanço é feito pelos amortecedores, que reduzem a oscilação produzida pelo sistema de molas. Existem, ainda, os outros componentes, como borrachas e hastes, que dispostos conforme um esquema especial de ancoragem controlam os movimentos verticais das rodas. E os pneus também acabam exercendo função importante no sistema de suspensão, fazendo a ligação entre as rodas e o solo.

O problema é que no mercado de componentes automotivos é possível encontrar, além dos amortecedores novos de diferentes marcas, outros de procedência duvidosa. A Monroe, fabricante do componente, alerta para o perigo do uso de amortecedores falsificados e recondicionados, que colocam em risco a vida dos ocupantes do carro, além de trazer danos à estrutura do automóvel.

Riscos
De acordo com o gerente de Engenharia Aftermarket, Serviços e Treinamento da Monroe, Nilton Tadeu Durães, o amortecedor recondicionado é uma peça usada e apresenta problemas no seu funcionamento por estar gasta. "As conseqüências do uso desses componentes são graves, pois aumentam os riscos de acidentes e causam danos ao veículo", afirma Nilton.

Sem rumo
O especialista faz o alerta de que o uso de amortecedores recondicionados também interfere na durabilidade dos pneus, que passam a ter desgaste irregular, reduzindo a aderência e aumentando os riscos de aquaplanagem e derrapagem. "Geralmente, os recondicionadores somente limpam e repintam o amortecedor usado. Em alguns casos é injetado outro tipo de óleo, procedimento que faz com que o amortecedor apresente um aparente aumento na carga de amortecimento. Mas esse tipo de óleo não é específico para a função e causa grandes variações no desempenho da peça durante o uso", explica Nilton.

Novos são melhores
Existem ainda no mercado amortecedores falsificados, que geralmente são colocados em embalagens de marcas conhecidas e comercializados nos mais diversos estabelecimentos. Para evitar transtornos, os fabricantes recomendam que o consumidor adquira somente amortecedores novos, em revendedores autorizados. O produto deve estar dentro de embalagem padronizada, com a marca do fabricante, especificação de suas aplicações e com o certificado de garantia e a nota fiscal.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação