Eixo do Stilo - Dúvida persiste

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/10/2008 14:05 Paula Carolina /Estado de Minas
Fotos: Renato Parizzi/Vrum
Laudo do Inmetro, feito a pedido da Fiat Automóveis, para análise de possível falha no Stilo, foi protocolado no último dia 18/09, no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), e encaminhado ao Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumidor (Gepac) para apreciação. Há mais de três meses (processo administrativo foi instaurado em 27 de junho), o DPDC analisa denúncias de consumidores - publicadas pelo caderno de Veículos do jornal Estado de Minas e pelo Portal Vrum a partir de 28 de maio -, que sofreram acidentes com o Fiat Stilo, em decorrência de provável soltura da roda traseira. A Fiat afirma que análises já foram feitas e que não há defeito no veículo, sendo que a roda quebra depois que o carro bate. Os consumidores, no entanto, garantem que perderam o controle subitamente do veículo, depois que a roda traseira (em alguns casos a esquerda, em outros a direita) se soltou. Chama a atenção o fato de em nenhum dos acidentes haver outro veículo envolvido e a maneira como os motoristas perdem o controle do automóvel, que roda na pista antes de parar no acostamento ou, em alguns casos, capotar. Até o momento, chegaram ao conhecimento da nossa equipe 19 acidentes, com pelo menos quatro mortes.

Veja como foi o videochat com a Fiat sobre o "caso Stilo"

Laudos
Dois laudos contratados por proprietários de Fiat Stilo, que teriam sofrido acidente em decorrência de soltura da roda traseira, ficaram prontos. Um deles diz respeito a acidente ocorrido na Rodovia Washington Luiz, no estado de São Paulo, em fevereiro deste ano. O documento é assinado pelo engenheiro Roberto Wellington de Sousa Moura, que concluiu ter sido o capotamento do carro decorrente de "ruptura do berço do cubo direito do eixo traseiro do veículo". Segundo o laudo, a ruptura teria sido decorrente de "fadiga prematura do material, por motivo que não foi possível precisar". No entanto, foi constatado um comportamento mecânico irregular da peça, sugerindo vício de fabricação do produto.


Veja mais fotos de Stilos que supostamente tiveram problemas com o eixo traseiro!

O outro laudo, de responsabilidade do engenheiro João Valentim Bin, diz respeito a acidente ocorrido em dezembro do ano passado, na Rodovia 251, sentido Brasília/Unaí. Embora tenha sido uma análise visual, ele conclui que o tipo de veículo, assim como a baixa quilometragem (nove meses) e demais dados disponíveis (peças inspecionadas e condições do acidente), "a avaria em questão, ou seja, a falha prematura do cubo da roda traseira direita, não poderia ter ocorrido por se tratar de um componente de alta responsabilidade, em que a falha implica em risco de acidente". Ainda de acordo com o engenheiro, o desenvolvimento deste componente contempla testes de rodagem e de impacto que superam, em muito, o uso previsto para o veículo.

Veja o que mudou na linha 2009 do Stilo.

A Fiat foi consultada sobre seu parecer individual para os dois casos, mas não retornou até o fechamento desta edição. Com relação ao segundo acidente citado, porém, por ter sido o primeiro relatado pelo caderno de Veículos, em 28 de maio, o fábrica, na época, já havia afirmado ter estudado o caso, não encontrando falha no produto.

Mais coincidência?
A Fiat convoca, na Europa, recall para o Bravo, com problema de solda no eixo traseiro esquerdo. Segundo notícia de um blog espanhol (Autoblog), "solda insuficiente no cubo de roda pode fazer com que ele se rompa, levando à conseqüente perda de estabilidade". A Fiat Automóveis, no entanto, informa que o problema de soldagem não está na extremidade do eixo, próxima ao cubo, mas em outro ponto mais distante. Na Europa, o Bravo é o substituto do Stilo. De acordo com a assessoria de imprensa da Fiat Automóveis, o conceito do eixo traseiro é o mesmo nos dois modelos, porém as peças e chassis são diferentes. Ainda segunda a montadora, trata-se de uma infeliz coincidência.

Leia mais sobre o "caso Stilo":

. Fiat monta defesa para denúncias contra o Stilo
. Eixo do Stilo - DPDC instaura processo
. DPDC avalia denúncias de acidentes com o Stilo
. Eixo do Stilo - Fiat não aceita acordo
. Eixo do Stilo - Fiat na mira do Procon
. Eixo do Stilo - Muito além da coincidência
. Eixo do Stilo - Defeito ou batida?


Leia mais sobre o assunto no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação