Manutenção - Começando do zero

Você acabou de fechar o negócio e, embora esteja feliz com o carrão, não sabe como o ex-dono cuidava dele. Para evitar decepções, é bom tomar alguns cuidados iniciais

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postado em 19/10/2008 12:54 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Pneus com menos de 1,6mm de sulco devem ser substituídos. Fique atento para as luzes vermelhas de advertência - Jair Amaral/EM/D. A Press - 14/12/05 e Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 17/1/08 Pneus com menos de 1,6mm de sulco devem ser substituídos. Fique atento para as luzes vermelhas de advertência
Para que a felicidade com a compra do carro usado não se transforme em decepção, comece criando um novo plano de manutenção para o veículo. Substituir algumas peças, como a correia dentada, por exemplo, pode evitar grandes prejuízos depois.

Correira dentada
A sua troca deve ser a primeira providência após a compra do carro, pois, se arrebentar, pode danificar válvulas, pistãos e até bielas, causando um grande prejuízo.

Óleo
A troca deve ser a segunda medida depois de receber as chaves, pois o óleo é responsável não só pela lubrificação como pela refrigeração do motor. É importante lembrar que o filtro também deve ser substituído, para evitar a contaminação do óleo novo. O produto tem que ter as especificações previstas no manual do proprietário, e deve ser trocado a cada seis meses ou 5.000 quilômetros.

Filtros
São baratos e vale a pena trocá-los após fechar o negócio. Além dos filtros de combustível e de ar, não se esqueça do filtro de cabine, do sistema de ar-condicionado, que pode evitar doenças respiratórias

Líquidos
Como você não sabe quando o proprietário anterior trocou o fluido de freio e da direção hidráulica e o líquido do sistema de refrigeração, o melhor é levar o carro ao mecânico de confiança e pedir que ele faça a substituição de todos.

Pastilhas e lonas
Assim que puder, faça uma revisão do sistema de freios, trocando, além do fluido de freio, pastilhas e lonas, para evitar que elas danifiquem discos e tambores.
Filtro de ar sujo aumenta o consumo de combustível. Verifique também o estado dos cintos de segurança - Emmanuel Pinheiro/EM/D. A Press - 27/10/05 e Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 27/10/06 Filtro de ar sujo aumenta o consumo de combustível. Verifique também o estado dos cintos de segurança

Cinto de segurança
Todos os cintos de segurança devem ser substituídos após choques frontais, "off-set" (de quina), laterais ou capotamentos. Portanto, se existe a suspeita de que seu carro esteve envolvido em algum acidente, e foi submetido a um esforço muito grande, é melhor trocá-los, para que possam salvar as vidas dos ocupantes na próxima vez. Lembre-se também de que o cinto tem data de validade (geralmente fica numa etiqueta, na fita do cinto).

Luzes
Peça a um eletricista de confiança para checar se todas as luzes do painel estão funcionando de forma correta, pois são alertas sobre problemas. Fique de olho principalmente nas luzes de pressão do óleo (indica que o nível está baixo e você deve parar no primeiro posto para trocar ou completar, com o óleo correto), de temperatura (se piscar de forma intermitente é sinal de que o motor está com superaquecimento e você deve parar o carro imediatamente), de freio (que indica problemas no circuito, como nível de fluido muito baixo) e de cinto (que vai lembrá-lo de colocar o cinto, que pode salvar sua vida e evitar multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos no prontuário).

Pneus
Não devem ter sulcos com menos de 1,6 mm de profundidade, "ovos" nas laterais ou rasgos na banda de rodagem para poderem oferecer segurança. Você também deve ficar atento para saber se o pneu tem as especificações corretas para o seu veículo, como índices de carga e velocidade, pois o antigo dono, para economizar na hora da venda, pode ter colocado pneus diferentes, que não são apropriados para o desempenho do carro. Não se esqueça também de calibrá-los corretamente antes do primeiro passeio.

Alinhamento e balanceamento
São procedimentos relativamente baratos e devem ser feitos logo que possível, para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de direção.

Equipamentos

Lembre-se de conferir se o estepe, a chave de roda e o macaco estão em condições de uso, para não ter que ficar no acostamento esperando por uma ajuda.

Recall
Ligue para o serviço de atendimento da marca e procure saber se existe algum tipo de recall (chamado para substituição gratuita de componentes com defeitos) programado para o seu veículo e se o dono anterior o levou até o concessionário para essa troca. Você terá que fornecer o número do chassi.

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