Calor - Se descuidar, pode esquentar

Altas temperaturas dos últimos dias trazem desconforto e ainda sobrecarregam alguns sistemas do veículo, exigindo atenção e cuidados especiais na manutenção

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postado em 02/11/2008 15:50 Enio Greco /Estado de Minas
Asfalto quente e sol escaldante contribuem para deixar motor e seus agregados ainda mais aquecidos, comprometendo funcionamento - Beto Magalhaes/EM/D.A Press - 6/9/08 Asfalto quente e sol escaldante contribuem para deixar motor e seus agregados ainda mais aquecidos, comprometendo funcionamento
O verão ainda não chegou, mas o calor já está aí e seus efeitos sobre o carro podem ser facilmente percebidos. No trânsito urbano ou nas longas viagens, as altas temperaturas afetam o automóvel, que necessita de cuidados especiais para não derreter em prejuízos. Mas existem também alguns mitos que devem ser desconsiderados.

Nesse período de temperaturas elevadas, muitos motoristas ficam preocupados com a possibilidade de o motor fundir, devido ao superaquecimento. Mas é preciso lembrar que os carros são preparados para que isso não ocorra. Os motores a explosão interna não aproveitam toda a energia gerada pela queima do combustível nos cilindros. E a sobra de energia é removida do motor pelos gases de escape, por irradiação e pelo sistema de arrefecimento. Se isso não acontecer, o motor superaquece e funde.

Se o carro for bem cuidado, os riscos de ocorrer problemas diminuem. Por isso, é importante fazer a inspeção dos itens do sistema de arrefecimento, como bomba d'água, mangueiras, radiador, líquido refrigerante, reservatório e tampa de pressão, válvula termostática, ventilador e motor. Veja como conferir cada um deles e evitar problemas com o calor:

Radiador
Trata-se de um componente de extrema importância para o bom funcionamento do motor e, por isso, precisa de cuidados. Ele faz a troca térmica do excesso de calor do propulsor com o meio ambiente. Carros que trafegam com freqüência por lugares mais sujos, como estradas de terra ou lamacentas, correm maior risco de obstrução do radiador, por isso é importante fazer a limpeza externa periodicamente. Já a limpeza interna e a troca do líquido refrigerante devem ser feitas conforme periodicidade determinada pelo fabricante.

Líquido refrigerante
Não se deve usar somente água no radiador. O líquido refrigerante (etileno glicol) contém aditivos com múltiplas funções, como proteger o sistema interno contra corrosão e incrustações, aumentar o ponto de ebulição da água e diminuir a tendência de formação de bolhas.

Bomba d'agua
É um importante componente do sistema de arrefecimento e raramente apresenta problemas. Mas, se for notado um vazamento de água com o carro parado, pode ser sinal de deterioração do selo da bomba. Ruídos de funcionamento também indicam problemas. A correia de acionamento da bomba dágua também deve ser verificada periodicamente.

Mangueiras
Fazem a conexão entre os elementos do sistema de refrigeração e podem ressecar e estourar, deixando vazar todo o líquido. É preciso também verificar se as braçadeiras que prendem as mangueiras apresentam trincas ou rachaduras. Outro problema que pode ocorrer depois de algum tempo de uso é que presilhas, suportes ou separadores, que prendem as mangueiras, se soltem, causando desgaste por atrito e comprometendo o funcionamento do sistema.

Reservatório e tampa
O nível do reservatório deve ser verificado freqüentemente, pois perdas contínuas do líquido podem indicar que há vazamento no sistema. É preciso descobrir o problema e corrigi-lo rapidamente. A tampa regula a pressão do sistema e deve estar sempre em perfeitas condições. Caso seja necessário substituí-la, use sempre uma com calibragem original.

Válvula termostática
Tem a função de fazer com que o motor esquente o mais rápido possível após a partida. Mas, às vezes, ela trava antes que o motor atinja a temperatura ideal, provocando o superaquecimento. Um mecânico habilitado pode avaliar se a válvula está funcionando bem, mas lembre-se que o sistema de arrefecimento não pode ficar sem ela. Nunca jogue fora. Se o mecânico fizer essa recomendação, troque de oficina.

Ventilador
O componente é acionado em condições de tráfego pesado e baixa velocidade para intensificar o fluxo de ar no radiador e diminuir a temperatura do líquido. A revisão do ventilador deve ser feita por eletricista.

Motor
Lembre-se que um motor desgastado e malcuidado tem compressão menor e torna-se ineficiente, aquecendo-se facilmente. As folgas nos mancais de lubrificação ficam maiores e com isso aumenta o consumo de óleo e nota-se perda de potência e torque. Nesses casos, se o motor for muito exigido em dias de calor, o risco de pane aumenta. Mas, se o motor estiver funcionando normalmente, basta fazer a checagem de velas, componentes de ignição, sistema de alimentação de combustível e correias.

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