Não compre no escuro - Volkswagen Gol - Raio x do campeão

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postado em 09/11/2008 10:48 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 1/9/05 e 10/2/05 (Gol prata)
Para fornecer informações que possam orientar melhor a compra de um automóvel usado, ou mesmo alertar os proprietários desses modelos para a manutenção preventiva, o caderno de Veículos do jornal Estado de Minas, em parceria com o Portal Vrum, reedita a série "Não compre no escuro". Aos domingos, o caderno passa a publicar os principais problemas de modelos nacionais constatados por especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento, emissão de ruídos). A série ainda mostra quanto custa, em média, o reparo desses problemas nas oficinas da capital.

. Não compre no escuro - Volkswagen Gol
. VW Gol Trend 1.0 Flex - Desempenho limitado
. VW Gol 1.6 Total Flex Trend - Mexeram no campeão

O modelo que estréia a série é o campeão de vendas Gol. Devido aos poucos meses do lançamento da quinta geração, em que foi todo mudado, a série analisa até a quarta geração do modelo. O Gol foi lançado pela Volkswagen em 1980 com motor boxer 1.3 refrigerado a ar. Após algumas mudanças de estilo e vários avanços na mecânica, em 1994 foi lançada a segunda geração do modelo, com linhas mais arredondadas, modernas e o interior todo reformulado. A terceira (de 1999) e quarta geração (de 2005) do Gol, que foram reestilizações na parte traseira, frontal e interior, foram projetadas sobre a mesma plataforma.

PROBLEMAS E ORÇAMENTOS

Mecânicos

Problemas gerais
Borra no motor
Limpeza do motor: R$ 2.200 (R$ 700 para abrir o motor e R$ 1.500 para limpeza numa retífica)

Luz da injeção eletrônica (EPC) acende freqüentemente
Limpeza do corpo da injeção: R$ 50
Reprogramação: R$ 45

Desgaste nos olhais da barra de direção
Troca: R$ 75

Desgaste nos coxins superiores dos amortecedores dianteiros
Troca: R$ 150

Vazamento de água na carcaça da válvula termostática
Troca: R$ 96

Entupimento do filtro antichamas e mangueira do suspiro do motor
Troca: R$ 170

VW GOL 1.0 MI 8V
Vazamento de ar ou empeno no coletor da descarga
Troca da junta do coletor: R$ 70
Troca do coletor: R$ 412
Segunda geração do modelo ficou conhecida como Bolinha, pelas formas arredondadas. Motor 1.6 apresenta vazamento de óleo na tampa de válvula - Segunda geração do modelo ficou conhecida como Bolinha, pelas formas arredondadas. Motor 1.6 apresenta vazamento de óleo na tampa de válvula

VW GOL 1.0 MI 16V
Vazamento de água na carcaça da válvula termostática
Troca: R$ 350

Quebra do suporte do compressor do ar -condicionado
Troca: R$ 500

Desgaste do comando de válvulas ou desgaste do alojamento do comando
Retífica do cabeçote: R$ 740
Troca do cabeçote: R$ 2.899

Superaquecimento da junta do cabeçote
Troca do eixo do comando de válvulas: R$ 692
Troca do cabeçote: R$ 2.899

VW Gol 1.0 Power ou Trend
Por ser muito assistido eletronicamente e com baixo limite de tolerância a falhas, por qualquer motivo a luz da injeção eletrônica (EPC) se acende por pequenos problemas, como uma simples lâmpada queimada

VW Gol MI 1.6, 1.8 e 2.0
Falha prematura nos rolamentos da caixa de marchas
Revisão da caixa e troca de componentes: R$ 900

Tampa do distribuidor trinca com facilidade
Troca: R$ 50

Motor corretor de marcha lenta ou de passo (da injeção eletrônica) apresenta baixa durabilidade
Troca: R$ 70

Vazamento de óleo na tampa de válvula
Troca da junta da tampa: R$ 60

VW GOL Motores flex
Mangueiras do reservatório de partida a frio se desgastam quando a gasolina permanece muito tempo sem ser usada
Troca das mangueiras e limpeza do vazamento: R$ 60

VW GOL 1.0 16V Turbo
Baixa durabilidade do variador de fase
Troca: R$ 1.200


Elétricos

VW GOL 1.0 (acelerador eletrônico)
Oscilações na marcha lenta e motor desligando
Limpeza no corpo da borboleta (TBI): de R$ 110 a R$ 140

Oscilação e marcação falsa no velocímetro
Troca do sensor de velocidade: R$ 140

Desligamento do hodômetro
Reparo: R$ 120

VW GOL 1.6 e 1.8
Oscilação da marcha lenta
Troca do atuador: R$ 260

Quebra do conector das válvulas (bicos) e sensor de pressão absoluta do coletor de admissão (MAP)
Troca do conector e reparo do chicote: R$ 180


Lataria/Carroceria

Má qualidade das soldas da carroceria fazem com que as chapas de aço se soltem e causem barulho
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500


Projeto

Volante torto e pedaleira desalinhada em relação à coluna de direção
Motor longitudinal causa perda de espaço
Infiltração de água e poeira no habitáculo
Vidros das portas sobem tortos, causando desgaste precoce da máquina


Acabamento

Maçanetas internas são fracas
Painel do Gol 3ª geração é frágil


Ruídos

(causados por...)
Má regulagem do capô
Má fixação dos componentes do vão do motor
Deslize no arranque
Folgas nos bancos
Folgas nas máquinas dos vidros elétricos
Isolamento precário do painel de instrumentos, do console e dos componentes da parte traseira
Isolamento ruim dos componentes internos das portas
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos, custa a partir de R$ 200


Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Marcha Livre (31-3481-3200); Engecar (31-3334-2912)
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