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Mesmo equipado com itens comuns aos hatches de sua categoria, o Uno é o mais barato do Brasil seguido pelo Celta. Mas o sedã Chevrolet Classic é penetra na festa

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postado em 15/11/2008 18:12 Paula Carolina /Estado de Minas
Uno tem cinto de três pontos traseiro não-retrátil e apoios de cabeça reguláveis, mas opcionais - Umberto Cerri/Studio Cerri/Fiat/Divulgação Uno tem cinto de três pontos traseiro não-retrátil e apoios de cabeça reguláveis, mas opcionais
A relação custo/benefício muitas vezes pode definir uma compra. Pagando-se um pouco mais do que o pedido para o modelo básico de determinada marca, é possível comprar o concorrente, em alguns casos, com mais equipamentos e preço equivalente. A máxima, no entanto, não é regra e em cada segmento a situação pode-se alternar. Além disso, as prioridades variam de consumidor para consumidor. Por isso, o caderno de Veículos do jornal Estado de Minas preparou uma séria de matérias que vão analisar e comparar a melhor relação custo/benefício em cada segmento, levando em conta preço sugerido (tabela) e itens de série e/ou opcionais que compõem cada modelo.

Para começar, foram analisados os sete hatches compactos (de duas portas) de menor preço no Brasil - longe de se poder dizer baratos -, que são os modelos de entrada de cada marca e que, na maior parte (exceção do novo Ka), sobreviveram a seus sucessores. São eles: Fiat Uno Economy, R$ 23.470; Ford Ka, R$ 26.190; Renault Clio Campus, R$ 26.490; Chevrolet Celta, R$ 26.949; Fiat Palio Fire, R$ 26.980; VW Gol geração quatro, R$ 27.310; Peugeot 206, R$ 28.690 (preço de venda na internet). Ainda considerando a faixa de preço, surge também como opção o Chevrolet Corsa Classic por R$ 27.398. Embora seja um sedã, e com quatro portas, entra no páreo exatamente por ser um dos que apresenta melhor relação custo/benefício e costuma ser a decisão de muitos consumidores.

Veja o que cada modelo oferece e compare os preços dos automóveis básicos e quando equipados, pelo menos, com os itens mais requisitados nesta faixa de preço: lavador/limpador do vidro traseiro, desembaçador, preparação para som e comando interno dos retrovisores. Vale a pena dar atenção aos equipamentos de segurança e em como são oferecidos: apoios de cabeça, com regulagem de altura (ou não); cintos de segurança, retráteis ou fixos, com ou sem ajuste de altura.

Segurança é mazela dos baratos
Compare modelos de diversas marcas e faça a melhor escolha

Se o objetivo é preço, o Fiat Uno é imbatível. Básico, não tem praticamente nada, mas mesmo quando equipado com os itens escolhidos: desembaçador, no caso, com ar quente; kit Visibilidade (vidro traseiro térmico, retrovisores externos com comando interno, limpador/lavador do vidro traseiro) e preparação para som, com alto-falantes, continua sendo o mais barato do Brasil, custando R$ 24.675. Falha grave é não ser equipado com apoios de cabeça no banco de trás (o projeto do carro é anterior à lei que exige pelo menos os apoios nas laterais) e cintos de segurança (atrás), que não são retráteis. Comprar os apoios de cabeça, como opcional, é possível, mas desde que se adquira o kit Concept, que custa R$ 1.115. O kit inclui os itens que viriam no Visibilidade, mais a preparação para som, travas e vidros elétricos dianteiros. Ainda com este kit e o desembaçador, o Uno tem preço de R$ 24.891 e continua sendo o que custa menos. O Uno ainda vem com o econômetro, que indica ao motorista a posição de consumo ideal.

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Celta
Segundo colocado entre os hatches, levando-se em conta os itens escolhidos. Como já vem com comando interno de retrovisores e preparação para som, resta acrescentar um kit de R$ 706 com ar quente, desembaçador, limpador/lavador do vidro traseiro e temporizador do pára-brisa, e o preço vai para R$ 27.655. Os cintos de segurança traseiros laterais são retráteis e já vêm com dois apoios de cabeça atrás e com regulagem de altura, mas os da frente, ao contrário dos outros veículos, não podem ser regulados, o que limita o uso para ocupantes de maior estatura.

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Ka
O preço dá um salto porque é preciso adquirir um pacote de R$ 1,7 mil, com aquecimento, desembaçador, limpador/lavador do vidro traseiro, brake-light, preparação para som nas portas e apliques pretos nas colunas, indo para R$ 27.890, mas ainda lhe garante um confortável terceiro lugar. O espelho retrovisor, lado do passageiro, já vem com comando interno de série. O Ka ainda vem com travas elétricas e sistema de travamento automático a 15 km/h e alarme, com controle remoto de travamento, inclusive do porta-malas, itens que podem fazer diferença no momento da escolha. Os cintos de segurança traseiros têm a mesma falha grave do Uno: não são retráteis, o que exige contorcionismo para atá-los.

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Clio
Já vem com ar quente e regulagem interna dos retrovisores externos. Os cintos de segurança traseiros laterais são retráteis, mas não têm apoios de cabeça atrás. Cai do segundo para o último lugar porque, para se obter o restante dos equipamentos cotados, é preciso adquirir um Pack de R$ 3,5 mil - caro porque inclui ar-condicionado - com desembaçador, limpador/lavador do vidro traseiro, brake-light, preparação para som e dois encostos de cabeça para os bancos de trás. O preço vai para R$ 29.990.

Palio Fire
A composição é parecida com a do Uno. Somando-se desembaçador e kit Visibilidade, o carro passa a custar R$ 27.978. Mas, para se obter os apoios de cabeça no banco traseiro - e no caso do Palio também é possível colocar cintos de segurança retráteis no banco traseiro -, é preciso pagar mais R$ 1.240 pelo kit Celebration 4 e levar junto tudo o que comporia o kit Concept do Uno (a preparação para som é mais completa), porta-objetos nas portas e retrovisores, minissaias e frisos laterais na cor do veículo. O preço final, com este pacote e desembaçador, vai para R$ 28.524.

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Gol
Com o lançamento do modelo novo, houve alguns ajustes no Gol geração quatro, que passou a ter, de série, controle interno dos retrovisores, cintos de segurança laterais traseiros retráteis e carpete no porta-malas. Com relação aos demais itens, podem ser adquiridos separadamente o desembaçador; e um módulo com limpador/lavador do vidro traseiro mais temporizador do limpador do pára-brisa e sistema elétrico central, que elevariam o preço do carro para R$ 27.785. No entanto, para se adquirir a preparação para som, é preciso pedir o módulo Trend, que, aliás, é um dos opcionais mais pedidos pelos consumidores. Custa R$ 670 e vem também com outros adereços como aerofólio traseiro, faróis com máscara negra, conta-giros, acabamento melhor, rodas aro 14, console central e carcaça dos espelhos retrovisores pintadas na cor do carro. Mas o Gol geração quatro toma bomba no quesito segurança: não tem apoios de cabeça atrás nem como opcional!

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206
O preço não muda, pois o carro já vem com os itens mencionados. Além disso, embora esteja entre os de maior custo, o 206 tem motor 1.4 e vem com itens importantes como regulagem interna de altura do facho dos faróis, brake-light, lanterna traseira de neblina e regulagem de altura da coluna de direção. Assim, torna-se boa alternativa para quem pode gastar um pouco mais.

Classic
Embora seja um sedã, aparece nesta relação devido à faixa de preço e, também, pela própria relação custo/benefício, o que lhe valeria um segundo lugar no ranking. Já vem de série com todos os itens em questão, exceto o limpador do vidro traseiro, dispensável nos sedãs pela inclinação do vidro. Logo, não há aumento no preço.

Modelo Básico Com itens selecionados (*) Opção intermediária (**)
Uno R$ 23.470 R$ 24.891 R$ 24.675
Celta R$ 26.949 R$ 27.655 -
Ka R$ 26.190 R$ 27.890 -
Gol R$ 27.310 R$ 28.455 R$ 27.785
Palio R$ 26.980 R$ 28.524 R$ 27.978
206 R$ 28.690 R$ 28.690 -
Clio R$ 26.490 R$ 29.990 -
Classic R$ 27.398 R$ 27.398 -

Obs.: A lista completa dos itens de série de cada modelo pode ser encontrada no site de cada montadora. (*) Foram escolhidos os itens: desembaçador, limpador/lavador do vidro traseiro, comando interno dos retrovisores externos e preparação para som. Em alguns casos, porém, torna-se obrigatório adquirir pacotes maiores, o que explica a grande elevação de preços. (**) Desconsiderados a preparação para som e/ou o comando interno dos retrovisores.
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