Melhor custo/benefício - Mais por menos

Na disputa entre os compactos sedãs 1.0, os que têm menor preço são justamente os de maior conteúdo. Fiat Siena ELX e Renault Clio Sedan são situações consideradas à parte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/12/2008 16:31 Paula Carolina /Estado de Minas
Classic e Logan custam abaixo de R$ 30 mil e são os que têm o maior número de itens de série, incluindo travas para crianças nas portas traseiras - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 12/11/08 e 14/2/08 Classic e Logan custam abaixo de R$ 30 mil e são os que têm o maior número de itens de série, incluindo travas para crianças nas portas traseiras
Depois de entrar de penetra na festa dos compactos hatches 1.0, como o segundo modelo de melhor relação custo/benefício, e ainda com porta-malas de boa capacidade (veja abaixo - carros de R$ 23 a R$ 29 mil), o Chevrolet Corsa Classic é líder entre os sedãs. Na sua cola, está o Renault Logan, que, embora não seja um compacto, se enquadra na faixa de preço e é também equipado com grande parte dos principais itens pedidos neste segmento, além de ser maior e mais espaçoso. Os demais concorrentes são o VW Voyage, o Fiat Siena Fire (carroceria geração três) e o Ford Fiesta Sedan. Confira a terceira matéria da série Melhor custo/benefício, que compara o preço do veículo básico (pintura sólida) em relação aos concorrentes, levando-se em consideração os itens e/ou opcionais que cada um oferece.

. Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
. Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo

Essenciais para o conforto e a segurança, neste segmento foram selecionados sete itens: cintos de segurança traseiros laterais retráteis (nos dianteiros, isso já é de série em todos os carros) e apoios de cabeça nos bancos de trás, desembaçador do vidro traseiro, temporizador do limpador do pára-brisa, conta-giros, preparação para som e trava para crianças (já que muitos casais optam por um sedã compacto depois de nascer o primeiro filho). Todos já são de série no Classic e quase todos (exceto o desembaçador) também no Logan. O sedã da Renault ainda tem itens interessantes como porta-copos/objetos no console central e nas portas dianteiras (o Classic tem porta-mapas nas portas) e aviso sonoro de faróis acesos, além de acelerador eletrônico. Pelo desembaçador (junto com ar quente), o consumidor paga R$ 450. Mas o preço do carro básico só é válido para as cores branca (complicada em Belo Horizonte em virtude dos táxis) e vermelha (de revenda não muito fácil). A pintura metálica custa R$ 850.

. Renault Logan Privilège 1.6 8V - Agilidade urbana
. Renault Logan 1.6 16V Flex - Carro racional
. Siena HLX 1.8 X Logan Privilège 1.6 16V - Malas gigantes

Veículo Modelo básico (R$)
Classic 1.0 27.398
Logan Authentique 1.0 16V 29.900
Voyage 1.0 30.990
Siena Fire 31.200
Fiesta Sedan 1.0 34.075
Clio Sedan Authentique 1.0 16V 35.190*
Siena ELX 1.0 36.260

Hidráulica
O Classic continua o de melhor relação custo/benefício quando se acrescenta a direção hidráulica (sai da versão Life para a Spirit), outro item importante neste segmento. Mas, com os demais, o ranking muda, até porque o Siena Fire já tem o equipamento de série. O sedã da Fiat, no entanto, dos itens selecionados, tem apenas travas para crianças e desembaçador (vidro traseiro térmico temporizado). É o único, inclusive, que não tem, de série, nenhum apoio de cabeça nos bancos de trás: um absurdo! Mas todos os equipamentos em questão podem ser obtidos em único pacote, de R$ 958, e, assim, o Siena Fire acaba faturando o segundo lugar. O Siena, assim como o Voyage, tem, ainda, o banco traseiro rebatível.

Detalhes
O Voyage, mais novo lançamento da VW, é o terceiro colocado, mas perde uma posição quando se acrescenta a direção hidráulica, porque é preciso comprar um pacote junto com travas e vidros dianteiros elétricos. O carro, básico, tem algumas peculiaridades, como banco do motorista com ajuste de altura e abertura elétrica do porta-malas. De série, também já vem com desembaçador do vidro traseiro. Já o Fiesta é o mais caro e perde até para o Siena ELX (considerado à parte, ver box), quando se acrescenta a direção hidráulica. De série, tem conta-giros e temporizador do limpador do pára-brisa, além de um item interessante (único que tem), que é o banco traseiro bipartido.

Veículo Modelo equipado (R$)
Classic 1.0 27.298
Logan Authentique 1.0 16V 30.350
Voyage 1.0 31.740
Siena Fire 32.158
Fiesta Sedan 1.0 31.725**
Clio Sedan Authentique 1.0 16V 38.990*
Siena ELX 1.0 36.260

Muito além do pé-de-boi
Aparentemente bem mais caros, o Renault Clio Sedan Authentique e o Fiat Siena ELX (carroceria nova) foram considerados em separado porque já são veículos bem mais equipados do que os demais, considerados básicos.
Siena ELX é único que tem apoios de cabeça para todos os ocupantes - Sanzio Mello/Fiat/Divulgação - 29/10/07 Siena ELX é único que tem apoios de cabeça para todos os ocupantes

O Siena ELX, por exemplo, já tem os itens selecionados, além da direção hidráulica, e acaba ficando mais em conta do que o Fiesta Sedan, último no ranking dos mais básicos. Além disso tem, de série, itens como faróis de neblina, computador de bordo, três apoios de cabeça nos bancos de trás e terceira luz de freio (brake-light). Logo, para quem pode pagar um pouco a mais, torna-se uma excelente opção.

Já o Clio Sedan não tem, dos itens selecionados, preparação para som, temporizador do limpador de pára-brisa e conta-giros, nem direção hidráulica. Em compensação - e o que com certeza justifica o preço - tem, de série, ar-condicionado e airbag duplo, além de outros mimos como alarme sonoro de advertência de luzes acesas, banco traseiro rebatível e bancos dianteiros com funcionalidade "cama", porta-luvas com porta-copos, acelerador eletrônico e limitador de esforço integrado para os cintos de segurança dianteiros. No entanto, como não há opcionais, para obter os itens selecionados para os demais veículos, é preciso passar da versão Authentique para a Expression, que custa quase R$ 4 mil a mais.

Veículo Modelo equipado mais direção hidráulica (R$)
Classic 1.0 29.630
Logan Authentique 1.0 16V 33.000*
Voyage 1.0 33.785***
Siena Fire 32.158
Fiesta Sedan 1.0 36.475
Clio Sedan Authentique 1.0 16V 38.990*
Siena ELX 1.0 36.260


Obs.: Preços sugeridos (tabela) para os veículos com pintura sólida.
*Para o Logan, as únicas opções de pintura sólida são branco e vermelho e para o Clio, somente o branco, sendo necessário pagar R$ 850 e R$ 860, respectivamente, pela pintura metálica.
**Não tem travas para crianças.
***Para comprar a direção hidráulica, é preciso adquirir junto travas e vidros dianteiros elétricos.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação