Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas

Peugeot 207 SW e SpaceFox ganham nos itens de conforto e Palio Weekend, na segurança. Em alguns exemplos, descaso com compactos é tanto que vale a pena mudar de segmento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/02/2009 15:55 Paula Carolina /Estado de Minas
Fiat Palio Weekend ELX 1.4 é a mais segura da turma - Studio Cherry/Fiat/Divulgação - 9/5/08 Fiat Palio Weekend ELX 1.4 é a mais segura da turma
De segmento em segmento a história se repete e a falta de preocupação dos fabricantes de veículos com a segurança do usuário é cada vez mais evidente. Na sexta matéria que analisa a melhor relação custo/benefício dos automóveis comercializados no Brasil, levando-se em consideração preço e número de itens de série e/ou valor de opcionais, foram escolhidas as peruas derivadas de modelos compactos, mas a aberração é tanta que, quando se equipam os carros com itens de segurança como freios ABS e airbag duplo, surgem situações em que o melhor negócio está na categoria superior.

Atualmente apenas quatro peruas compactas são produzidas no Brasil: VW Parati, nas motorizações 1.6 e 1.8, e SpaceFox, apenas 1.6; Fiat Palio Weekend, 1.4 e 1.8 e Peugeot 207 SW, 1.4 e 1.6. Em suas versões de entrada, sem opcionais, custam de R$ 37.700 (Parati) a R$ 45.570 (SpaceFox), considerando o valor sugerido pelo fabricante (tabela). Mas, quando a preocupação passa a ser também o conteúdo, os preços mudam. De série, todos os modelos já têm direção hidráulica e itens importantes como lavador e desembaçador do vidro traseiro, temporizador do limpador do para-brisa e até espelho de cortesia no para-sol do motorista e passageiro. Todos têm a terceira luz de freio (brake-light), com exceção da Parati. Mas as mais equipadas são a 207 SW e a SpaceFox, com ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, servindo de base para o que chamamos de opção 1, pois são os equipamentos mais pedidos nessa faixa de preço.

Primeira
Se considerada a opção 1, o melhor custo/benefício fica com a 207 SW, que tem, ainda, computador de bordo, luz traseira de neblina, cobertura retrátil para bagagens no porta-malas e até vidro da tampa do porta-malas com abertura independente. O problema é que, para as versões com motor 1.4, não existem airbags nem freios ABS. Se quiser esses itens, o consumidor terá de migrar para a versão 1.6 XS, com câmbio automático, pagando quase R$ 15 mil a mais.

Aberração
A falta de sentido é tão grande que, nessa situação, o preço da 207 SW fica próximo ao da Renault Mégane Grand Tour 1.6 Expression, perua derivada do Mégane e, portanto, do segmento médio. O carro custa R$ 57.590, mas tem preço promocional sugerido, no site da montadora, a partir de R$ 52.990. Além de já ser equipada com todos os itens descritos nas opções 1 e 2, tem uma vasta lista de itens de série, que contempla até firulas como chave em formato de cartão.

Situação semelhante ocorre com a SpaceFox, que passa dos R$ 53 mil na opção 2. O carro, no entanto, em se tratando de conforto, oferece cobiçados equipamentos que a 207 não tem de série: alarme, vidros traseiros e retrovisores elétricos.

Saiba mais: preços comparados

Arte/EM

Segurança
Os cintos dianteiros e laterais traseiros são retráteis e de três pontos, em todos os modelos, ficando o passageiro do meio com o de apenas dois pontos. Já para os encostos de cabeça, há dois extremos: a Parati, concebida antes da obrigatoriedade do equipamento nas laterais do banco traseiro, só equipa na frente; e a Palio Weekend, politicamente correta, tem os cinco. SpaceFox e 207 apenas cumprem a lei, oferecendo quatro apoios. Nenhum dos modelos vem, de série, com airbags ou freios ABS, mas, quando equipados com os itens de segurança, situação que chamamos de opção 2, é a Palio Weekend que leva vantagem (veja quadro). A perua da Fiat tem, ainda, computador de bordo e faróis de neblina com moldura cromada, entre outros itens.

Obs.: Preços sugeridos (tabela) para os veículos com pintura sólida. Valores mais baixos podem ser encontrados em promoções praticadas pelas revendas. Opção 1 – ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos. Opção 2 – itens da opção 1 mais airbag duplo e freios ABS. *O veículo é de segmento superior, mas o preço (promocional, sugerido no site do fabricante) é bastante atraente e daria à perua o terceiro lugar no ranking da opção 2.

Leia mais:

Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação