Espelho amigo - Adeus às rodas arranhadas

Lojas de acessórios e concessionárias oferecem kit que auxilia as manobras quando o motorista engata a ré. Para facilitar, retrovisor direito se move e mostra a calçada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/03/2009 16:28 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
Com o tilt down, quando o motorista engata a ré, o retrovisor se posiciona para mostrar o meio-fio - Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 7/3/09 Com o tilt down, quando o motorista engata a ré, o retrovisor se posiciona para mostrar o meio-fio
Não é artigo de primeira necessidade, mas basta usá-lo uma única vez para notar o quanto facilita a vida do motorista, principalmente na malfadada hora da baliza. Trata-se do tilt down, sensor que posiciona o retrovisor direito de forma a permitir que o motorista enxergue o meio-fio quando a marcha a ré é engatada. Mesmo entre os mais caros, ainda são poucos os modelos que trazem essa funcionalidade, ainda que seja como opcional.

Segurança - Como regular o retrovisor

Pois bem, a boa notícia é que esse sistema já está disponível como acessório em concessionárias e lojas do ramo. Porém, por enquanto, a instalação do equipamento só vale a pena para veículos que não têm comando elétrico dos retrovisores, já que seria um desperdício abrir mão dos comandos originais do carro para instalar o kit e aproveitar apenas o módulo sensorizado. Mas o fabricante promete para breve o lançamento isolado do módulo, para beneficiar também os veículos que já são equipados com comando elétrico de retrovisor.

O fabricante acertou em cheio quando optou por usar comandos e molduras originais de cada modelo, assim, não existe o risco de usar acabamentos que destoam do interior do carro. Ainda completam o kit os dois motores dos retrovisores, o módulo sensorizado (que comanda a movimentação automática do retrovisor direito) e o chicote. A quantidade de ligações elétricas necessárias para a instalação pode variar de acordo com cada carro e seus equipamentos.

Como o kit é específico para cada modelo, já que existem componentes originais, seu preço varia de R$ 420 (para o novo Ford Ka) até R$ 720 (Renault Clio). Por enquanto, existem kits com módulos sensorizados para o Fiesta, EcoSport, Focus, Ka, linha Palio Fire, linha Adventure e Locker, novo Palio, Idea, Punto, Dobló, Corsa, Montana, Fox, CrossFox, SpaceFox, novo Polo, linha Gol geração IV e Clio.

QUANTO CUSTA

Confira o preço do equipamento em alguns modelos:

Modelo Preço (R$)
Gol 4 600
Fox 460
Novo Palio 630
Siena 630
Clio 720
Fiesta 440
Ka 420
Corsa 680
Montana 680

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação