Não compre no escuro - Na linha de frente

Está à procura de um hatch ou perua? Saiba os problemas mais frequentes da linha Kadett/Ipanema e o custo dos reparos se pretende comprar um dos modelos

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postado em 22/03/2009 14:39 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
Modelo só foi vendido com carroceria de duas portas, que, depois de anos de uso, apresenta ruptura nos pontos de solda, gerando vários ruídos - Fotos: Arquivo EM/D. A Press Modelo só foi vendido com carroceria de duas portas, que, depois de anos de uso, apresenta ruptura nos pontos de solda, gerando vários ruídos
Esta edição da série "Não compre no escuro" é sobre a linha Chevrolet Kadett/Ipanema. O objetivo da série é ajudar o leitor que quer comprar um usado a ter uma ideia dos problemas mais comuns e o custo do conserto. As informações, prestadas por especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos), também servem para auxiliar quem já tem o modelo a montar plano de manutenção. Também vale conferir a lista de recalls de cada modelo.

O Kadett foi lançado em 1989 em três versões: SL e SL/E, com motor 1.8 de 95 cv; e a esportiva GS, com motor 2.0 de 110 cv. A perua Ipanema também chegou ao mercado neste ano. Dois anos depois a linha abandonava o carburador. O motor 1.8 ganhou injeção monoponto, ganhando mais 4cv de potência. O propulsor 2.0, que equipava a versão esportiva chamada de GSI, ganhou injeção multiponto e desenvolvia 121 cv. Nessa época foi lançado o lendário e belo modelo GSI conversível. Em 1993, a Ipanema ganhou modelo de quatro portas e opção de motor 2.0 com injeção monoponto que rendia 110 cv.
Em 1993 a perua passou a ter quatro portas e opção de injeção monoponto - Em 1993 a perua passou a ter quatro portas e opção de injeção monoponto

Em 1994, as versões mais simples passaram a ser denominadas GL e GLS. No ano seguinte, com a chegada do Astra, a Chevrolet mantém no mercado apenas a versão GL. Poucos meses depois o Kadett lança a versão Sport, com motor 2.0 monoponto e carroceria com toques esportivos. Naquele ano, o Kadett também passou por um face-lift. No fim de 1997, quando todas as versões passaram a vir com o motor 2.0 com injeção multiponto de 110 cv, a versão GLS entra no lugar da Sport e a GL sai de linha. Este ano também marcou a aposentadoria da perua Ipanema. O Kadett ainda sobreviveu mais um ano antes de sair de linha.

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Problemas e orçamento

De manutenção fácil e não muito dispendiosa, o único inconveniente do Kadett é não ter opção de quatro portas. Como o sistema mecânico é muito pesado, na hora de comprar dê preferência aos modelos com direção hidráulica. Se optar pelo conversível, verifique com muito cuidado se a capota não apresenta nenhuma infiltração. A perua Ipanema foi lançada com duas portas e depois veio o modelo com as portas traseiras.

MECÂNICOS
Folga prematura das buchas dos leques, coxins com rolamentos e buchas da barra de direção
Troca: R$ 350

Vazamento de óleo no retentor da haste seletora
Troca do retentor e da junta da seletora: R$ 84

Vazamento de óleo na junta da tampa de válvula
Troca da junta: R$ 42

Sujeira no corpo da borboleta
Limpeza: R$ 90

Entupimento da mangueira do sensor de pressão no coletor de admissão
Troca da mangueira: R$ 80

Folga na direção
Troca das buchas da barra de direção: R$ 55

ELÉTRICOS

Kadett monoponto
Falha no Módulo HEI (módulo de ignição que fica dentro do distribuidor)
Troca do sensor e da bobina impulsora: de R$ 230 a R$ 400

Falha no sensor de posição da borboleta
Troca: R$ 120

Falha do sensor de temperatura da água ou oxidação do conector
Troca do sensor: R$ 105
Troca do conector: R$ 75

Defeito no sensor de velocidade
Troca: R$ 220

Queima da placa retificadora e do regulador de tensão provocada por falha no alternador
Troca da placa e do regulador: R$ 155
Conserto do alternador: R$ 120
Troca do alternador: R$ 650

Falha do contato de ignição
Troca: R$ 100

Queima da bomba de combustível
Troca: R$ 205

Kadett multiponto
Queima do sensor de rotação
Troca: R$ 300

Falha no atuador de marcha lenta
Troca: R$ 260

Falha na sonda lambda
Troca: R$ 180

Kadett GSI
Queima (ou mal contato) dos conectores do relé da injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 110
Troca dos conectores: R$ 105

Queima da central eletrônica
Reparo: R$ 700

Falha no debímetro (medidor de fluxo de ar)
Reparo: R$ 550

LATARIA/CARROCERIA

Com o passar dos anos as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500

RUÍDOS (causados por)

Folgas no painel de instrumentos, nos trincos das fechaduras e nas máquinas dos vidros
Má regulagem do capô e das portas
Afrouxamento da estrutura dos bancos
Folga nas dobradiças do banco traseiro
Para-choques bambos

A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200

Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo


RECALL

Para saber se seu Kadett ou Ipanema estão em dia com os recalls ligue para o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet: 0800-702-4200

Kadett/Ipanema: troca do cabo solenóide da marcha lenta do carburador
Ano do recall: 1990

Kadett/Ipanema a gasolina: troca dos protetores da mangueiras do canister
Ano do recall: 1991



Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720); High Torque (31-3272-5655).

Modelos já analisados: Gol, Palio, Celta, Fiesta, Clio, Peugeot 206, Fox, Uno, Corsa, Ka, Santana, Tempra, Monza, Escort, Kombi, Tipo, Vectra, Verona/Apollo e Marea.
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