Não compre no escuro - Custo e benefício na balança

Para o comprador que pretende pegar um usado confortável e completo, mas não se importa em pagar mais pela manutenção, o Ford Focus pode ser uma opção

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postado em 19/04/2009 14:28 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
A primeira geração do Focus chegou ao Brasil em 2000, equipada com motores Zetec 1.8 e 2.0 - Arquivo EM/D.A Press A primeira geração do Focus chegou ao Brasil em 2000, equipada com motores Zetec 1.8 e 2.0
A série "Não compre no escuro" desta semana é sobre o Ford Focus. O objetivo é auxiliar na compra de um usado, listando os defeitos crônicos de cada modelo, assim como o preço dos reparos. Quem presta as informações são especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos). Esses dados também podem ajudar a quem já tem o modelo e quer montar um plano de manutenção. A série ainda traz os recalls lançados para o modelo.

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Importado da Argentina, o Focus chegou ao Brasil em 2000 nas carrocerias hatch e sedã. A motorização era a Zetec 1.8 e 2.0, ambos de 16V. A opção de câmbio automático chegou apenas em 2002. Ainda nesse ano foi lançada a série esportiva XR, com motor 2.0, rodas de 16 polegadas, pneus mais largos e suspensão mais baixa. Em 2004, o modelo passou por um discreto face-lift.

Nesse mesmo ano, o motor nacional Zetec Rocam 1.6 8V veio aposentar o Zetec 1.8 16V. No ano seguinte, seria a vez do antigo 2.0 ser substituído pelo Duratec 2.0 16V, vindo do México. O motor 1.6 só passou a ser flexível em 2007. Em 2008, surge a nova geração do modelo, com o motor 2.0 Duratec a gasolina, que não será tratada na análise dos especialistas. A primeira geração continua a ser vendida, mas apenas na versão 1.6.

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PROBLEMAS E ORÇAMENTO
Nova geração do modelo (superior) foi lançada em 2008, com motor Duratec 2.0. Com capacidade para 490 litros, porta-malas do sedã apresenta 180 litros a mais que o hatch - Marlos Ney Vidal/EM/D. A. Press - 13/2/08 / Eduardo Rocha/RR - 14/6/04 Nova geração do modelo (superior) foi lançada em 2008, com motor Duratec 2.0. Com capacidade para 490 litros, porta-malas do sedã apresenta 180 litros a mais que o hatch

Modelo apresenta bom acabamento, desempenho e conforto. Apesar de ser um carro que não visita com frequência as oficinas mecânicas, especialistas alertaram para o elevado preço das peças e a grande dificuldade de encontrar peças no mercado paralelo.

MECÂNICOS
Motores Zetec e Zetec Rocam
Folga nas bieletas da barra estabilizadora e nas articulações do setor de direção
Troca: R$350

O proprietário deve ter atenção à manutenção do sistema de arrefecimento que, por qualquer descuido, pode apresentar corrosão e consequente perda dágua. Esses motores não aceitam excesso de temperatura, o que pode ocasionar queima da junta do cabeçote
Manutenção regular do sistema de arrefecimento: R$ 100
Revisão de cabeçote: R$ 1.100

Desgaste prematuro dos rolamentos de roda dianteiros
Troca: de R$ 154 a R$ 250 cada lado

Perda de óleo prematura no amortecedor
Troca dos amortecedores dianteiros: R$ 340 cada
Troca dos amortecedores traseiros: R$ 280 cada

Desgaste precoce da embreagem
Troca da embreagem e atuador: R$ 710
Quebra do suporte de motor
Troca: de R$ 468 a R$ 950

Defeito na semiárvore
Troca: R$ 1090 cada lado

Vazamento de água na carcaça da bomba-d'água
Troca bomba-d'água e carcaça: R$ 1568

ELÉTRICOS
Motores Zetec e Zetec Rocam
Defeito na válvula termostática
Troca da válvula: R$ 230

Oscilação da marcha lenta
Limpeza do atuador de marcha lenta: R$ 80

Falha no alternador
Troca: R$ 1.040

Falha no conector da resistência do ar-condicionado
Troca do conector: R$ 68

RUÍDOS (causados por)
Má fixação da forração da porta e do teto
Folgas nos suportes da regulagem do capô
Isolamento ruim nos componentes do vão do motor, peças plásticas do painel de instrumentos, estepe, macaco, chave de roda e triângulo
Estalos na tampa traseira, teto, colunas dianteira e central

A mão de obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir
de R$ 200

Melhor custo/benefício - Sedãs médios - Preço não garante conteúdo
Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo


RECALL
Para saber se seu Focus está na lista de recalls da fábrica, entre em contato com o Centro de Atendimento Ford: 0800-703-3673

Focus sem airbag
Modelos podem ter sido montados com cinto de segurança do motorista com curso de deslocamento maior que o permitido
Ano do recall: 2001

Focus 2003 a 2005
Substituição do tubo de vácuo do servo-freio
Ano do recall: 2006

Focus 2005 a 2008 com câmbio e piloto automático
Existe a possibilidade de interferência do cabo do controle de velocidade do piloto automático com o sistema de acionamento do cabo do acelerador
Ano do recall: 2009

Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); e Magnus Alinhamento (31-3463-9720).

Modelos já analisados: Gol; Palio; Celta; Fiesta; Clio; Peugeot 206; Fox; Uno; Corsa; Ka; Santana; Tempra; Monza; Escort; Kombi; Tipo; Vectra; Verona e Apollo; Marea; Kadett; Courier; Golf; Astra.
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