Não compre no escuro - Cavalo corre, mas também come

Hatch de bom desempenho, o Fiat Brava também apresenta alto consumo de combustível. Antes de comprar um usado, o elevado preço das peças deve ser levado em consideração

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postado em 03/05/2009 17:01 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
Modelo de linhas aerodinâmicas é cobiçado no mercado de usados por seu estilo, que permanece moderno mesmo depois de sair de linha. Versão HGT foi lançada em 2000, equipada com motor 1.8 16V, de melhor desempenho - Fotos: Fiat/Divulgação Modelo de linhas aerodinâmicas é cobiçado no mercado de usados por seu estilo, que permanece moderno mesmo depois de sair de linha. Versão HGT foi lançada em 2000, equipada com motor 1.8 16V, de melhor desempenho
A série "Não compre no escuro" desta semana destaca o Fiat Brava. Antes de comprar um usado, saiba quais são os defeitos mais frequentes e o preço dos reparos. Quem dá as dicas são especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento, emissão de ruídos). A série também lista os recalls de cada modelo.

Veja mais fotos do Brava!

O Brava chegou ao mercado brasileiro em 1999, nas versões SX e ELX, que usavam motor 1.6 de 16V. Já no ano seguinte foi lançada a versão HGT, equipada com propulsor 1.8 16V. Em 2001, o modelo ganha ajustes no motor 1.6 16V que mantiveram a mesma potência que antes, mas houve ganho em baixas rotações. O ano de 2002 marcou a chegada do Stilo e foi mantida no mercado apenas a versão mais simples do Brava. Em 2003, a Fiat tirou o hatch de linha.

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PROBLEMAS E ORÇAMENTO

O Brava apresenta bom desempenho e estabilidade. Os pontos fracos são o alto preço das peças e o elevado consumo de combustível. Por usar mecânica do Palio, a versão 1.6 tem manutenção mais simples.
A visibilidade traseira é um dos pontos negativos do hatchback. Porta-malas tem boa capacidade de carga. Motor 1.8 16V apresenta problemas na central eletrônica - A visibilidade traseira é um dos pontos negativos do hatchback. Porta-malas tem boa capacidade de carga. Motor 1.8 16V apresenta problemas na central eletrônica

MECÂNICOS

Geral
Desgaste prematuro das bieletas, braços oscilantes, articulações do setor de direção e amortecedores traseiros
Troca: R$ 600

Folga no leque de suspensão
Troca: R$ 425

Queima da junta do cabeçote
Retífica: cerca de R$ 960
Troca do cabeçote: R$ 6.750

Defeito no filtro interno da carcaça da bomba de combustível
Adaptação de filtro externo: de R$ 100 a R$ 160

Vazamento de óleo no setor de direção
Reparo: R$ 450
Troca: R$ 2.350

Motor 1.6
Cabo de embreagem apresenta baixa vida útil e deve ser trocado sob pena de comprometer a embreagem
Troca do cabo: R$ 185
Troca da embreagem: R$ 620

Motor 1.8
Baixa vida útil do
variador de fase
Troca: R$ 1.950

ELÉTRICOS

Brava 1.6 16v (1999 a 2001)

Falha no sensor de rotação
Troca: R$ 218

Queima da bobina de ignição
Troca: R$ 517

Queima do resistor do eletroventilador
Troca: R$ 306

Quebra dos conectores do chicote do sensor de posição da borboleta e do motor de passo
Troca: R$ 92

Falha no sensor de velocidade
Troca: R$ 170

Oxidação do chicote e relé do eletroventilador
Troca: R$ 175

Brava 1.6 16v (2001 a 2003)
Falha no sensor de rotação
Troca: R$ 218

Queima da bobina de ignição
Troca: R$ 517

Queima do circuito de ligação do eletroventilador
Reparo: R$ 440

Oxidação do chicote e relé do eletroventilador
Troca: R$ 170

Brava 1.8 16V
Queima do circuito de controle do atuador de marcha lenta, ar-condicionado e eletroventilador
Troca da central: R$ 2.680

Falha na sonda lambda
Troca: R$ 410

Queima da resistência da primeira velocidade
do eletroventilador
Troca: R$ 280

LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500

RUÍDOS (causados por)
Para-choque e faróis bambos
Má regulagem do capô
Péssimo isolamento do painel, da porta e das guarnições traseiras
Vibrações da forração do teto
Folgas nas fechaduras, nos bancos e nas portas

A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200

Melhor custo/benefício - Sedãs médios - Preço não garante conteúdo
Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo


RECALL
Não existe recall para esse modelo

Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).

Modelos já analisados: Gol; Palio; Celta; Fiesta; Clio; Peugeot 206; Fox; Uno; Corsa; Ka; Santana; Tempra; Monza; Escort; Kombi; Tipo; Vectra; Verona e Apollo; Marea; Kadett; Courier; Golf; Astra; Focus; Polo.
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