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Não compre no escuro - Duplinha do barulho

Irmãos de pais desquitados, os rebentos da Autolatina deixaram muitos proprietários carentes de peças, mas cativam pelo design


Pedro Cerqueira - Estado de Minas

Publicação: 24/05/2009 18:30 Atualização:

Bateria, radiador e reservatório de água do Logus são mal fixados (Fotos: Arquivo EM/D. A Press)
Bateria, radiador e reservatório de água do Logus são mal fixados
A série "Não compre no escuro" volta a analisar outros modelos da Autolatina: os Volkswagen Logus e Pointer. Para ajudar o leitor que está pensando em comprar um usado, ou mesmo contribuir com quem já tem o modelo analisado para montar um plano de manutenção, a série mostra seus defeitos crônicos. As informações e preço dos reparos são passados por especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento, emissão de ruídos). A série também informa os recalls existentes para cada modelo.

Veja mais fotos do Logus e do Pointer!

O Logus, um sedã de duas portas, foi lançado em 1993, com motores AE 1.6 (da Ford) e AP 1.8. Além da substituição do motor AE 1.6 por um AP de mesma cilindrada, o ano de 1994 marcou a chegada do propulsor 2.0 para o Logus. Ainda naquele ano, essa motorização abandonou o carburador e passou a usar injeção multiponto. Em 1995, as versões 1.6 e 1.8 ganharam também injeção eletrônica (monoponto). O Logus deixou de ser fabricado em 1997. O Pointer, um hatch de quatro portas, foi lançado em 1994, com os motores AP 1.8 e 2.0 com injeção eletrônica. O modelo saiu de linha em 1996. A engenharia alemã reprovou os modelos por problemas de projeto. O vidro traseiro do Logus se soltava por causa da torção da carroceria. O carburador eletrônico era uma contradição, pois a Volkswagen lançou anos antes, em 1989, o Gol GTi, o primeiro nacional com injeção eletrônica.

Não compre do escuro - Ford Ranger
Não compre do escuro - Chevrolet Omega
Não compre do escuro - Fiat Brava
Não compre do escuro - Volkswagen Polo
Não compre do escuro - Ford Focus
Não compre do escuro - Chevrolet Astra
Não compre no escuro - Volkswagen Golf
Não compre no escuro - Ford Courier
Não compre no escuro - Chevrolet Kadett e Ipanema
Não compre no escuro - Fiat Marea
Não compre no escuro - VW Apollo e Ford Verona
Não compre no escuro - Chevrolet Vectra
Não compre no escuro - Fiat Tipo
Não compre no escuro - Volkswagen Kombi
Não compre no escuro - Ford Escort
Não compre no escuro - Chevrolet Monza
Não compre no escuro - Fiat Tempra
Não compre no escuro - Volkswagen Santana
Não compre no escuro - Ford Ka
Não compre no escuro - Chevrolet Corsa
Não compre no escuro - Fiat Uno Mille
Não compre no escuro - Volkswagen Fox
Não compre no escuro - Peugeot 206
Não compre no escuro - Renault Clio
Não compre no escuro - Ford Fiesta
Não compre no escuro - Chevrolet Celta
Não compre no escuro - Volkswagen Gol
Não compre no escuro - Fiat Palio


PROBLEMAS E ORÇAMENTO

O grande problema em comprar o Logus ou o Pointer é arcar com uma manutenção trabalhosa, já que várias peças são difíceis de ser encontradas e a qualidade delas no mercado paralelo não é boa. Em alguns casos, o proprietário terá até que recorrer a um ferro-velho.
O hatch Pointer teve vida curta, pois foi lançado em 1994 e saiu do mercado dois anos depois. Apesar de bonito, painel do Pointer era fonte de muitos ruídos
O hatch Pointer teve vida curta, pois foi lançado em 1994 e saiu do mercado dois anos depois. Apesar de bonito, painel do Pointer era fonte de muitos ruídos

MECÂNICOS
Logus e Pointer - Geral
Folga nas buchas da barra estabilizadora, bieletas e buchas dos leques
Troca: R$ 350

Folga nos rolamentos traseiros
Troca: R$ 80

Discos de freio empenam
Troca dos discos e pastilhas: R$ 130

Falha no carburador eletrônico (modelos Logus 1.8)
Adaptação de um carburador comum: R$ 350

Logus e Pointer - Motor AE 1.6
Folga na corrente de distribuição do motor
Troca: R$ 250

Vazamento de óleo na polia do virabrequim
Troca do retentor: R$ 70

Logus e Pointer - Motores AP
Vazamento de óleo na tampa de válvula
Troca da junta da tampa:
R$ 40

Desgaste da catraca da embreagem
Troca: R$ 90

ELÉTRICOS
Pointer e Logus 1.8
Falha no relé de potência da injeção eletrônica
Troca: R$ 85

Ruptura dos pontos de solda da base dos fusíveis
Solda: R$ 200

Falha no atuador de marcha lenta e seu conector
Troca: R$ 188

Defeito no sensor de posição da borboleta e seu conector
Troca: R$ 179

Falha no bico injetor
Troca: R$ 320

Logus e Pointer 2.0
Defeito no sensor de posição da borboleta e seu conector
Troca: R$ 179

Falha na bomba de combustível
Troca: R$ 300

Ruptura dos pontos de solda da base dos fusíveis
Solda: R$ 200

Defeito no corretor de marcha lenta
Troca: R$ 450

LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço.
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500

RUÍDOS (causados por)
Para-choques e faróis mal fixados
Má regulagem das portas, capô e porta-malas
Componentes do vão do motor (bateria, radiador, reservatórios de água) mal-fixados
Máquinas dos vidros bambas
Triângulo, macaco e chave de roda mal fixados

A mão de obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200

Melhor custo/benefício - Monovolumes compactos - O triunfo do óbvio
Melhor custo/benefício - Sedãs médios - Preço não garante conteúdo
Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo


RECALL
Para consultar se seu Logus ou Pointer estão em dia com os recalls, consulte a Central de Relacionamento com Clientes da Volkswagen pelo telefone 0800 019 5775

Logus e Pointer: troca das mangueiras de alimentação e retorno de combustível
Ano do recall: 1996

Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o tira-grilos Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).

Modelos já analisados: Gol; Palio; Celta; Fiesta; Clio; Peugeot 206; Fox; Uno; Corsa; Ka; Santana; Tempra; Monza; Escort; Kombi; Tipo; Vectra; Verona e Apollo; Marea; Kadett; Courier; Golf; Astra; Focus; Polo; Brava; Omega; Ranger.

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