Melhor custo/benefício - Inversão de valores

Dos hatches médios 1.8 e 2.0, Peugeot 307 é o mais caro e equipado; mas outros modelos de menor preço têm quantidade razoável de itens de série. VW Golf deixa a desejar

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postado em 17/06/2009 22:01 Paula Carolina /Estado de Minas
Peugeot 307 tem os principais equipamentos que garantem proteção aos ocupantes - Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 17/5/06 Peugeot 307 tem os principais equipamentos que garantem proteção aos ocupantes
Oito modelos hatches, do segmento médio, com motorização 1.8 e 2.0, e câmbio manual, são analisados na décima reportagem da série melhor custo/benefício, que leva em conta o preço do carro (modelo de entrada com valor sugerido pelo fabricante/tabela) em relação aos itens de série. Nesse segmento, a discrepância começa pelos preços, com diferença de quase R$ 20 mil entre o de menor custo, que é o Chevrolet Astra Advantage 2.0, de cerca de R$ 44 mil, e o mais caro, o Peugeot 307, que custa mais de R$ 63 mil. Claro que é preciso levar em conta que o Astra é projeto antigo, já quase em "fim de carreira", tanto que a versão topo de linha, a Elegance, nem é mais vendida ao público (Segundo a GM, o motivo é a alta demanda da versão Advantage...). Mas, ainda assim, o Astra consegue uma penúltima colocação entre os mais equipados (veja quadro), ganhando do VW Golf, que, R$ 9 mil mais caro e com o mesmo número de equipamentos, perde no quesito segurança, e fica com o último lugar.

Extremos à parte, a maioria dos modelos desse segmento tem preço na casa dos R$ 50 mil. O mais em conta, mas também fruto de projeto mais antigo e quinto lugar em número de equipamentos, é o Fiat Stilo 1.8; enquanto o de maior preço, mas vice-campeão nos itens de série, é o Novo Ford Focus 2.0, com excelente relação custo/benefício, mas um pecado: pelo menos por enquanto (a promessa é ainda para este ano), é o único que ainda não é flex. A opção seguinte é o Citroën C4, também há pouco tempo no mercado, e terceiro lugar em equipamentos.

Conforto supera segurança
Os itens de série selecionados foram 20, sendo 10 no quesito segurança e a outra metade no que diz respeito aos chamados equipamentos de conforto/conveniência. A escolha levou em conta o que normalmente é mais oferecido e/ou pedido no segmento, seja de série ou, seja como opcional. O 307 é o mais seguro, sendo o único que dispõe do essencial para a proteção dos ocupantes. Logo depois vem o Focus, seguido por C4 e Vectra, empatados. Já em conforto, alcançaram a pontuação máxima o 307, o Focus e o C4. Confira os itens selecionados e oferecidos por cada modelo, assim como algumas particularidades de cada um.
De custo intermediário, Golf decepciona, principalmente por ausência de itens de segurança. Já a falta do apoio de cabeça traseiro central tirou o primeiro lugar do novo Focus - Ricardo Hirae/VW/Divulgação e Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 16/2/09 De custo intermediário, Golf decepciona, principalmente por ausência de itens de segurança. Já a falta do apoio de cabeça traseiro central tirou o primeiro lugar do novo Focus

PRÓS E CONTRAS
Segurança
1. Apoios de cabeça para os cinco ocupantes: 307 e Stilo
2. Cintos de segurança de três pontos e retráteis para todos os ocupantes: 307, Focus, Vectra e C4
3. Airbag duplo: 307, Focus, Vectra, C4 e Tiida
4. Freios ABS: 307 (com assistência de frenagem de emergência/EVA e repartidor eletrônico de frenagem/REF), Focus (com controle eletrônico de frenagem/EBD e controle de frenagem em curvas/CBC) e C4 (com repartidor eletrônico de frenagem/REF e auxíli
5. Regulagem de altura do facho dos faróis (pelo menos manual): 307, Focus, Vectra, C4 e Stilo
6. Acendimento automático das luzes de emergência em momento de frenagem brusca: 307, Focus e C4
7. Aviso luminoso de cinto de segurança destravado: 307, Focus, C4, Stilo, Tiida, Vectra e Astra
8. Faróis de neblina dianteiros: 307, Vectra e Stilo
9. Lanternas de neblina traseiras: 307, Focus, Astra, Vectra, Stilo e C4
10. Alarme: Golf, Focus, Vectra e Tiida

Conforto
1. Ar-condicionado: 307 (digital e bi-zone), Golf (digital), Focus, Astra, Vectra, C4, Stilo e Tiida
2. Direção: 307, Focus e C4 (eletro-hidráulica); Golf, Astra e Vectra (hidráulica); Stilo e Tiida (elétrica)
3. Vidros elétricos nas quatro portas: 307, Golf, Focus, Astra, Vectra, C4 e Tiida
4. Travas elétricas, com travamento automático das portas depois de certa velocidade: 307, Golf, Focus, Astra, Vectra, C4, Stilo e Tiida
5. Retrovisores elétricos: 307, Focus, Astra, Vectra, Stilo, Tiida, C4 e Golf
6. Computador de bordo: 307, Golf, Focus, C4 e Stilo
7. Rodas de liga leve: 307 (aro 15), Focus (aro 16), Vectra (aro 16), Stilo (aro 16), Tiida (aro 15) e C4 (aro 15)
8. Encosto rebatível e bipartido: 307, Focus, Vectra, C4, Stilo e Tiida
9. CD Player: 307, Focus, Vectra, C4, Stilo e Tiida
10. Direção com regulagem de altura e distância: 307, Golf, Focus, Astra, Vectra, C4 e Stilo

Veja como foi o videochat que discutiu sobre o melhor hatch do Brasil!

Peculiaridades - Itens de série presentes em apenas alguns modelos e não usados para pontuação
. Sensor de estacionamento: Golf
. Piloto automático: Stilo e C4
. Sensor de chuva: 307
. Faróis com acendimento automático: 307
. Volante revestido em couro: 307

Marca/Modelo Preço (R$) Pontos - Segurança Pontos - Conforto Total Classificação
Chevrolet Astra Advantage 2.0 44.389 2 6 8 7º*
Fiat Stilo 1.8 50.130 5 9 14
Nissan Tiida 1.8 S MT 51.890 3 8 11
Chevrolet Vectra GT 2.0 53.175 7 9 16
VW Golf 2.0 53.470 1 7 8 8º*
Citroën C4 GLX 2.0 16V 55.700 7 10 17
Ford Novo Focus GLX 2.0 16V 55.840 8 10 18
Peugeot 307 Feline 2.0 16V 63.500 9 10 19
(*): Embora Golf e Astra tenham a mesma pontuação total, o Chevrolet ficou melhor classificado por ter mais pontos no quesito segurança.

Testes

. Chevrolet Vectra GT
. Nissan Tiida
. Fiat Stilo
. Volkswagen Golf
. Ford Focus

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