Melhor custo/benefício - Páreo duro

Entre os hatches médios 1.6, o Ford Focus tem preço imbatível, enquanto o Peugeot 307 e o Citroën C4 já são bem completos de série; mas o VW Golf ganha depois de equipado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/07/2009 23:59 Paula Carolina /Estado de Minas
Focus vence até compactos, mas perde pela pouca tecnologia - Fotos do Focus e C4: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 26/4/07 e 3/4/09 Focus vence até compactos, mas perde pela pouca tecnologia
Apesar de ultrapassado - e inclusive já em processo de substituição pelo sucessor, lançado em 2008 com motor 2.0 -, o hatch médio Ford Focus 1.6 continua erguendo a bandeira de um dos veículos com melhor relação custo/benefício do mercado, principalmente se comparado a modelos do segmento inferior (compactos). Mas sua falha está na escassa lista de itens de segurança e tecnologia e na pouca oferta de opcionais e/ou versões mais equipadas. Quesitos nos quais, ao contrário, a Peugeot e a Citroën têm mostrado competência ao equipar seus modelos, mesmo nas versões de entrada, a exemplo do 307 e C4, aqui analisados. Mas, depois de equipado, é o VW Golf que ganha esta parada. Além de ter uma enorme (e separada!) lista de opcionais, é o único que pode vir de fábrica com todos os itens selecionados para este comparativo, sem a necessidade de se recorrer a acessórios da concessionária ou, caso do Focus, ficar sem alguns equipamentos. Depois de montado, seu preço ainda fica competitivo.

Veja como se saem os hatches médios 1.6 na 11ª reportagem da série que analisa o melhor custo/benefício em cada segmento, levando-se em conta o preço do veículo em relação aos equipamentos. Neste comparativo foram levados em consideração para o preço final do veículo os seguintes itens: segurança - apoios de cabeça e cintos de três pontos para os cinco ocupantes, airbag duplo, freios ABS, faróis de neblina e luz de neblina traseira, alarme; conforto/conveniência - ar-condicionado, direção hidráulica (ou elétrica), vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, rodas de liga leve, encosto do banco traseiro rebatível e bipartido e CD Player com MP3. Em alguns casos, porém (veja quadro e tabelas), não foi possível anexar todos os equipamentos aos veículos.

Melhor custo/benefício - Hatches médios 1.8 e 2.0 - Inversão de valores
Diversas possibilidades de opcionais, e em separado, garantem ao Golf valor competitivo. No C4, pagamento por pintura metálica é quase compulsório - VW/Divulgação e Peugeot/Divulgação Diversas possibilidades de opcionais, e em separado, garantem ao Golf valor competitivo. No C4, pagamento por pintura metálica é quase compulsório

Focus
Com preço sugerido a partir de R$ 44.245, o Ford Focus 1.6 GL chega a ser encontrado no mercado por cerca de R$ 40 mil. Embora fraco no que diz respeito aos itens de segurança, o carro tem de série o pacote básico pedido pelo brasileiro: ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos. Tem ainda o banco traseiro rebatível e bipartido e a coluna de direção com regulagem de altura, além de aviso luminoso do cinto de segurança destravado e lanterna de neblina. Mas a Ford não disponibiliza opcionais, sendo necessário migrar de catálogo ou versão, quando se quer melhor equipar o carro. Para se ter pelo menos parte dos itens selecionados para este comparativo, é preciso ficar com o último catálogo da versão GLX, em função, principalmente, do airbag duplo. O grande pecado é não existir mais a disponibilidade de freios ABS, até ano passado item da versão Ghia, que foi descontinuada depois do lançamento do Novo Focus.

Golf
De preço sugerido pouco acima do Focus, o Golf é também bastante básico, principalmente no que diz respeito aos itens de segurança. Mas tem alguns itens a mais de conforto como computador de bordo, retrovisores e vidros elétricos nas quatro portas e, de quebra, o sensor de estacionamento, pouco comum no segmento. O ar-condicionado é digital de série (único entre os quatro). E é também oferecido alarme, o que vem deixando de ser comum em segmentos superiores aos dos compactos. Mas a grande vantagem do Golf é a facilidade de poder ser equipado com diversos opcionais e quase que em separado. Depois de montado com todos os equipamentos sugeridos pela reportagem, o Golf ainda ficou com preço extremamente competitivo, podendo ser considerado o campeão, já que os que ficaram com menor preço, Focus e C4, não têm todos os equipamentos.

307
De série, o francesinho é praticamente completo, principalmente no que diz respeito à segurança. Mas se o cliente quiser completá-lo com o que falta dos itens sugeridos pode pegar a versão Pack, que tem a mais faróis de neblina, rodas de liga leve e CD com MP3, além do teto solar, que não foi considerado na soma. Mas a versão Pack é mais de R$ 4 mil mais cara e ainda fica faltando o alarme, só vendido como acessório. No que diz respeito à segurança, o 307 ainda tem importantes itens de série, também não considerados na soma: regulagem de altura do facho dos faróis, acendimento automático das luzes de emergência em caso de freada brusca e aviso luminoso do cinto de segurança destravado.

C4
Mais moderno da turma, lançado este ano, o C4 tinha tudo para vencer, mas morre na praia. Muito completo no que diz respeito à segurança (inclusive tem os mesmos itens citados acima para o 307 que não foram computados na soma), falta o quinto apoio de cabeça, que não é nem opcional. Para se igualar ao Golf na tabela, o C4 ainda precisaria de faróis de neblina, alarme e rodas de liga leve, itens que atualmente só são comercializados como acessórios. Além disso, ao contrário dos concorrentes, é praticamente compulsório pagar mais R$ 800 pela pintura metálica, pois cor sólida é só por encomenda e, mesmo assim, no tom branco.

Alemão leva a taça
Marca/Modelo Preço de entrada (R$) Preço equipado (R$)
Ford Focus GL 1.6 44.245 50.425
VW Golf 1.6 47.240 55.425
Peugeot 307 Presence 1.6 16V 52.500 56.990
Citroën C4 GLX 1.6 16V 53.800 53.800

Veja como foi o videochat que discutiu sobre o melhor hatch do Brasil!

Itens selecionados
Equipamentos Focus Golf C4 307
Apoios de cabeça (5) - OP - S
Cinto de três pontos (5) - OP S S
Airbag duplo OP OP S S
Freios ABS - OP S S
Faróis de neblina AC OP AC OP
Lanterna traseira de neblina S OP S S
Alarme OP S AC AC
Ar-condicionado S S S S
Direção hidráulica S S S S
Vidros elétricos S (frente)/OP (traseiros) S S S
Travas elétricas S S S S
Redrovisores elétricos OP S S S
Computador de bordo - S S S
Rodas de liga leve OP OP AC OP
Encosto traseiro bipartido S OP S S
CD com MP3 OP OP S OP

Testes

. Citroën C4 GLX 1.6 flex - Mantendo o nível
. VW Golf Sportline 1.6 TotalFlex - Golf também entra no clima
. Ford Focus 1.6 flex - O poder da cana

Leia também

Melhor custo/benefício - Monovolumes compactos - O triunfo do óbvio
Melhor custo/benefício - Sedãs médios - Preço não garante conteúdo
Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo


Leia ainda - Não compre no escuro

Não compre do escuro - Chevrolet S10
Não compre do escuro - Volkswagen Logus e Pointer
Não compre do escuro - Ford Ranger
Não compre do escuro - Chevrolet Omega
Não compre do escuro - Fiat Brava
Não compre do escuro - Volkswagen Polo
Não compre do escuro - Ford Focus
Não compre do escuro - Chevrolet Astra
Não compre no escuro - Volkswagen Golf
Não compre no escuro - Ford Courier
Não compre no escuro - Chevrolet Kadett e Ipanema
Não compre no escuro - Fiat Marea
Não compre no escuro - VW Apollo e Ford Verona
Não compre no escuro - Chevrolet Vectra
Não compre no escuro - Fiat Tipo
Não compre no escuro - Volkswagen Kombi
Não compre no escuro - Ford Escort
Não compre no escuro - Chevrolet Monza
Não compre no escuro - Fiat Tempra
Não compre no escuro - Volkswagen Santana
Não compre no escuro - Ford Ka
Não compre no escuro - Chevrolet Corsa
Não compre no escuro - Fiat Uno Mille
Não compre no escuro - Volkswagen Fox
Não compre no escuro - Peugeot 206
Não compre no escuro - Renault Clio
Não compre no escuro - Ford Fiesta
Não compre no escuro - Chevrolet Celta
Não compre no escuro - Volkswagen Gol
Não compre no escuro - Fiat Palio
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação