FIAT SIENA HLX 1.8 8V MPI FLEX 4P 2004

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/01/2006 08:00 Portal Vrum
AVALIAÇÃO TÉCNICA

CONFORTO
O Siena é o que oferece o maior número de itens de conveniência, como o computador de bordo e o sistema My Car. O Corsa disponibiliza ainda luz de leitura no banco traseiro e o sistema de som de fábrica satisfaz em todos os sentidos. O Fiesta é mais pobre em equipamentos. Os bancos dos três oferecem conforto razoável. O nível de ruídos é elevado nos três modelos.
CORSA *** SIENA **** FIESTA **

CONSUMO
A vantagem é do Fiesta, não só por que tem motor de menor cilindrada, mas porque esse motor da powertrain consome muito.
CORSA ** SIENA ** FIESTA ***

SEGURANÇA
O Corsa é o único a disponibilizar o cinto de três pontos para o passageiro do meio. Fiesta e Siena usam o de dois pontos. O Siena é o único a ter opcional de air bag lateral. Nenhum dos três tem apoio de cabeça central. E o Corsa é o único equipado com a importante regulagem elétrica de altura de farol, muito útil quando se tem peso no carro porque a traseira abaixa e frente levanta ofuscando os carros que vêm em sentido contrário.
CORSA **** SIENA **** FIESTA ***

ACABAMENTO
O Fiesta não condiz com a tradição Ford de acabamento. É o pior entre os três. Há rebarbas de plástico no interior do carro. O do Corsa é bem-feito. E a Fiat caprichou no acabamento interno da geração III do Siena.
CORSA *** SIENA *** FIESTA **

MOTOR/DESEMPENHO
É inegável a superioridade do motor 1.8 da Powertrain, que equipa Corsa e Siena, em desempenho. Apesar de o motor do Fiesta ser muito bom e ter uma relação de marchas acertada, perde por que tem 200 cm³ a menos de cilindrada: 1.600 contra 1.800. Além disso, o torque do motor 1.8 é descomunal e proporciona desempenho muito bom em todas as situações. Mas o porpulsor da Powertrain tem funcionamento áspero a partir de 4.000 rpm. Outra vantagem do motor Ford Rocam é ter corrente e não correia dentada para acionar o comando de válvulas. O funcionamento é bem mais equilibrado e suave. Empate.
CORSA *** SIENA *** FIESTA ***

ESPAÇO INTERNO
Por incrível que pareça, o Siena perde para os concorrentes pois tem o espaço mais reduzido no banco traseiro. O Corsa tem a maior distância entre-eixos e o Fiesta, a maior medida de conforto. Ambos são fatores determinantes de espaço interno. Mas três pessoas se acomodam melhor no banco traseiro do Fiesta.
CORSA *** SIENA ** FIESTA ****

PORTA-MALAS
O Siena vence não só porque tem o porta-malas de maior capacidade, mas também de fácil acesso. Os três têm abertura interna do porta-malas e todos são grandes. Mas o do Fiesta, que tem 487 litros, tem também abertura limitada, o que dificulta a colocação de objetos maiores. O menor é do Corsa, com 432 litros, mas o acesso é melhor e é mais raso. Porta-malas com capacidade acima de 400 litros são de ótimo tamanho, mas o do Siena com 500 litros é exagerado.
CORSA **** SIENA ***** FIESTA ****

CÂMBIO
Vantagem para o Fiesta que tem a melhor relação de transmissão não há queda de rotação, que prejudica o desempenho, na trocas de marchas e os melhores engates assim como a melhor posição da alavanca. A mão do motorista cai inetavelmente sobre ela. Os engates do câmbio do Siena são macios e precisos, apesar de o curso da alavanca ser um pouco longo. O do Corsa é mais esponjoso e pesado, mas preciso. A desvantagem é que o motorista esbarra o braço no encosto do banco ao engatar a segunda ou a quarta marcha. A alavanca desse Chevrolet poderia ser um pouco mais à frente.
CORSA *** SIENA *** FIESTA ****

SUSPENSÃO
As suspensões de Fiesta e Corsa transferem com mais intensidade as imperfeições do piso para o habitáculo, mas privilegiam a estabilidade, que é excelente nos dois. A Fiat optou pela calibragem mais macia em detrimento do comportamento dinâmico irrepreensível. O carro transfere menos as imperfeições das superfícies irregulares, mas perde precisão em estabilidade. E em pista com depressões é mole e distende bastante, o que causa desconforto.
CORSA *** SIENA ** FIESTA ***

ESTILO
Os três são modernos e têm linhas agradáveis. O mais novo é o Fiesta, que agrada apesar dos muitos recortes, pricipalmente na tampa traseira. O Siena está na terceira geração e a cada novo corte do bisturi fica melhor. E é o que tem as linhas mais limpas. O Corsa parece maior do que é e o estilo é imponente.
CORSA **** SIENA **** FIESTA ****

ERGONOMIA
Siena e Fiesta têm comandos bem posicionados. A posição da alavanca de marchas desse Ford está correta. O acesso ao porta-malas é ruim pela pequena abertura. O Siena tem os comandos bem posicionados. O senão do Corsa é o motorista esbarrar o braço no encosto do banco ao engatar segunda ou quarta.
CORSA ** SIENA *** FIESTA ***

RESULTADO
CORSA: 34
FIESTA: 35
SIENA: 35


RUIM * REGULAR ** BOM *** MUITO BOM **** ÓTIMO *****

FIESTA

POSITIVO
* Desempenho
* Câmbio
* Estabilidade

NEGATIVO
* Acabamento
* Falta apoio de cabeça central atrás
* Acesso ao porta-malas

CORSA

POSITIVO
* Desempenho
* Acabamento
* Estabilidade

NEGATIVO
* Nível de ruídos internos
* Suspensão áspera
* Consumo

SIENA

POSITIVO
* Porta-malas
* Desempenho em baixa
* Estilo

NEGATIVO
* Falta apoio cabeça central atrás
* Aspereza do motor
* Ruídos internos
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015