Estado de Minas

FIAT SIENA HLX 1.8 8V MPI FLEX 4P 2004

Portal Vrum

Publicação: 03/01/2006 08:00 Atualização:

AVALIAÇÃO TÉCNICA

CONFORTO
O Siena é o que oferece o maior número de itens de conveniência, como o computador de bordo e o sistema My Car. O Corsa disponibiliza ainda luz de leitura no banco traseiro e o sistema de som de fábrica satisfaz em todos os sentidos. O Fiesta é mais pobre em equipamentos. Os bancos dos três oferecem conforto razoável. O nível de ruídos é elevado nos três modelos.
CORSA *** SIENA **** FIESTA **

CONSUMO
A vantagem é do Fiesta, não só por que tem motor de menor cilindrada, mas porque esse motor da powertrain consome muito.
CORSA ** SIENA ** FIESTA ***

SEGURANÇA
O Corsa é o único a disponibilizar o cinto de três pontos para o passageiro do meio. Fiesta e Siena usam o de dois pontos. O Siena é o único a ter opcional de air bag lateral. Nenhum dos três tem apoio de cabeça central. E o Corsa é o único equipado com a importante regulagem elétrica de altura de farol, muito útil quando se tem peso no carro porque a traseira abaixa e frente levanta ofuscando os carros que vêm em sentido contrário.
CORSA **** SIENA **** FIESTA ***

ACABAMENTO
O Fiesta não condiz com a tradição Ford de acabamento. É o pior entre os três. Há rebarbas de plástico no interior do carro. O do Corsa é bem-feito. E a Fiat caprichou no acabamento interno da geração III do Siena.
CORSA *** SIENA *** FIESTA **

MOTOR/DESEMPENHO
É inegável a superioridade do motor 1.8 da Powertrain, que equipa Corsa e Siena, em desempenho. Apesar de o motor do Fiesta ser muito bom e ter uma relação de marchas acertada, perde por que tem 200 cm³ a menos de cilindrada: 1.600 contra 1.800. Além disso, o torque do motor 1.8 é descomunal e proporciona desempenho muito bom em todas as situações. Mas o porpulsor da Powertrain tem funcionamento áspero a partir de 4.000 rpm. Outra vantagem do motor Ford Rocam é ter corrente e não correia dentada para acionar o comando de válvulas. O funcionamento é bem mais equilibrado e suave. Empate.
CORSA *** SIENA *** FIESTA ***

ESPAÇO INTERNO
Por incrível que pareça, o Siena perde para os concorrentes pois tem o espaço mais reduzido no banco traseiro. O Corsa tem a maior distância entre-eixos e o Fiesta, a maior medida de conforto. Ambos são fatores determinantes de espaço interno. Mas três pessoas se acomodam melhor no banco traseiro do Fiesta.
CORSA *** SIENA ** FIESTA ****

PORTA-MALAS
O Siena vence não só porque tem o porta-malas de maior capacidade, mas também de fácil acesso. Os três têm abertura interna do porta-malas e todos são grandes. Mas o do Fiesta, que tem 487 litros, tem também abertura limitada, o que dificulta a colocação de objetos maiores. O menor é do Corsa, com 432 litros, mas o acesso é melhor e é mais raso. Porta-malas com capacidade acima de 400 litros são de ótimo tamanho, mas o do Siena com 500 litros é exagerado.
CORSA **** SIENA ***** FIESTA ****

CÂMBIO
Vantagem para o Fiesta que tem a melhor relação de transmissão não há queda de rotação, que prejudica o desempenho, na trocas de marchas e os melhores engates assim como a melhor posição da alavanca. A mão do motorista cai inetavelmente sobre ela. Os engates do câmbio do Siena são macios e precisos, apesar de o curso da alavanca ser um pouco longo. O do Corsa é mais esponjoso e pesado, mas preciso. A desvantagem é que o motorista esbarra o braço no encosto do banco ao engatar a segunda ou a quarta marcha. A alavanca desse Chevrolet poderia ser um pouco mais à frente.
CORSA *** SIENA *** FIESTA ****

SUSPENSÃO
As suspensões de Fiesta e Corsa transferem com mais intensidade as imperfeições do piso para o habitáculo, mas privilegiam a estabilidade, que é excelente nos dois. A Fiat optou pela calibragem mais macia em detrimento do comportamento dinâmico irrepreensível. O carro transfere menos as imperfeições das superfícies irregulares, mas perde precisão em estabilidade. E em pista com depressões é mole e distende bastante, o que causa desconforto.
CORSA *** SIENA ** FIESTA ***

ESTILO
Os três são modernos e têm linhas agradáveis. O mais novo é o Fiesta, que agrada apesar dos muitos recortes, pricipalmente na tampa traseira. O Siena está na terceira geração e a cada novo corte do bisturi fica melhor. E é o que tem as linhas mais limpas. O Corsa parece maior do que é e o estilo é imponente.
CORSA **** SIENA **** FIESTA ****

ERGONOMIA
Siena e Fiesta têm comandos bem posicionados. A posição da alavanca de marchas desse Ford está correta. O acesso ao porta-malas é ruim pela pequena abertura. O Siena tem os comandos bem posicionados. O senão do Corsa é o motorista esbarrar o braço no encosto do banco ao engatar segunda ou quarta.
CORSA ** SIENA *** FIESTA ***

RESULTADO
CORSA: 34
FIESTA: 35
SIENA: 35


RUIM * REGULAR ** BOM *** MUITO BOM **** ÓTIMO *****

FIESTA

POSITIVO
* Desempenho
* Câmbio
* Estabilidade

NEGATIVO
* Acabamento
* Falta apoio de cabeça central atrás
* Acesso ao porta-malas

CORSA

POSITIVO
* Desempenho
* Acabamento
* Estabilidade

NEGATIVO
* Nível de ruídos internos
* Suspensão áspera
* Consumo

SIENA

POSITIVO
* Porta-malas
* Desempenho em baixa
* Estilo

NEGATIVO
* Falta apoio cabeça central atrás
* Aspereza do motor
* Ruídos internos

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque