Renault Sandero 1.6 Privilège x VW Fox 1.6 Route - Espaço e versatilidade

As versões topo de linha do Sandero, a Privilège, e do Fox, a Route, são equipadas de série com muitos itens de conforto, conveniência e segurança. Confira o duelo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/02/2008 16:07 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Volkswagen/Divulgação - Marlos Ney Vidal/EM - 17/1/08
O Renault Sandero começou a ser vendido recentemente e o VW Fox já está no mercado há alguns anos. Ambos têm em comum o motor 1.6 de oito válvulas. O Sandero é montado sobre a plataforma do Logan e herda do sedã o ótimo espaço interno, pois a largura e a altura são as mesmas. O Fox é versátil, com banco traseiro corrediço - tem regulagem longitudinal, como os dianteiros -, e os ocupantes ficam em posição mais elevada. Fox e Sandero são equipados com muitos itens de segurança, conforto, mas pecam por não ter apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio. Confira o duelo e saiba por que o Sandero vence.

Espaço interno
Sandero tem largura, altura e distância entre-eixos de carro médio. Por isso, o espaço interno é excelente e três adultos se acomodam bem no banco traseiro. Isso não acontece no Fox, que tem espaço mais acanhado e conforto apenas para dois adultos.
Sandero 5 x 2 Fox

Veja mais fotos do Sandero!

Porta-malas
Outra vantagem do Renault. A diferença de capacidade do porta-malas é significativa. O Sandero tem 60 litros a mais de capacidade. Espaço para carga também de carro médio.
Sandero 5 x 3 Fox

Câmbio
A relação de transmissão está mais bem escalonada no Sandero, em que não há queda de rotação entre uma marcha e outra. Isso significa melhor aproveitamento de potência e força do motor. No Fox, em quinta marcha, o conta-giros registra 4.000 rpm contra pouco mais de 3.000 rpm no Renault. Rotação alta implica ruído interno elevado. Em compensação, os engates do câmbio do VW são referência. Macios, precisos e leves. Os do Sandero são precisos, mas nem sempre leves.
Sandero 3 x 3 Fox

Suspensão
Um dos destaques do Sandero é a suspensão, a mesma do Logan, que tem relação excepcional entre conforto e estabilidade. É difícil encontrar conjunto tão acertado. O Fox tem ótima estabilidade, mas a suspensão tem calibragem dura e transfere para o habitáculo as imperfeições do solo. Além disso, o VW usa pneus de perfil baixo, o que prejudica o conforto em piso irregular.
Sandero 5 x 3 Fox
Volkswagen/Divulgação - Marlos Ney Vidal/EM - 17/1/08

Motor/desempenho
O Fox pesa menos e o motor tem mais torque e potência em relação ao do Sandero. Velocidade máxima é maior e a aceleração até 100 km/h, feita em menos tempo. Porém, o motor do Renault é bastante elástico e proporciona bom desempenho em todas as situações. Na prática, a sensação é de que o Sandero anda mais.
Sandero 3 x 4 Fox

Estilo
Os dois agradam, mas o Sandero é criticado pelas linhas retilíneas das laterais em contraste com a dianteira arredondada. O Fox não é um primor de estilo e o desenho da carroceria remete a monovolume compacto. Mas o quesito é subjetivo. Os dois agradam.
Sandero 3 x 3 Fox

Ergonomia
O Fox tem comandos mais bem posicionados e ao alcance das mãos, o senão do VW são os números pequenos do quadro de instrumentos, que dificultam a leitura. Um dos pontos negativos do Sandero é a ergonomia, com comandos em lugares indevidos.
Sandero 2 x 3 Fox

Conforto/tecnologia
Enquanto no Sandero há apenas itens básicos de conforto, além do rodar macio, o Fox tem mais tecnologia. Modelo é equipado com pen drive, entrada USB e coluna de direção com regulagens em altura e distância.
Sandero 3 x 4 Fox

Consumo
Motores de cilindrada média não apresentam consumo elevado. Gastar mais ou menos no posto está diretamente relacionado à pressão sobre o pedal do acelerador. O consumo dos dois modelos está dentro do previsto.
Sandero 3 x 3 Fox

Acabamento
O acabamento do Renault é simples, sem rebuscamento, mas não há desleixo. O Fox evoluiu bastante, embora não seja referência, mas ganha do Sandero.
Sandero 2 x 3 Fox

Segurança
O pecado desses modelos é não ter apoio de cabeça e cinto de três pontos para o ocupante do assento central traseiro. O Fox tem na lista de opcionais sistema ABS de freios e airbags frontais. O Sandero, somente airbags.
Sandero 3 x 4 Fox

Resultado

Sandero 37 x 35 Fox

Leia mais sobre a disputa no Veja Também, no canto superior direito desta página. Aproveite para ver os testes do Sandero 1.6 8V e do 1.6 16V, além do comparativo entre C3 e Punto, que também são concorrentes de Fox e Sandero.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015