Pode pisar que ele responde

Teste: Volkswagen Golf Comfortline com motor 1.0 turbo TSI surpreende pelo bom desempenho

Hatch médio equipado com motor 1.0 de três cilindros, Volkswagen Golf 1.0 TSI Comfortline responde bem, é econômico e ainda mantém a característica de ser mais duro

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postado em 18/12/2016 08:59 / atualizado em 19/12/2016 16:41 Enio Greco /Estado de Minas
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Não vai ser fácil para algumas pessoas acreditarem que o Volkswagen Golf 1.0 TSI é um carro de bom desempenho e ainda econômico. Realmente, pensar que um hatch médio de mais de uma tonelada se sai bem com um motor de baixa cilindrada pode parecer improvável. Mas não é bem assim. A indústria automotiva evoluiu e a VW conseguiu acertar a mão com seu motor 1.0 três-ciclindros, que já equipa outros modelos da marca. Para ser “escalado” para o Golf, foi escolhida a versão turbo, com alguns ajustes especiais, que elevaram a potência e o torque. O resultado é surpreendente, pois o hatch anda muito bem na cidade e na estrada, sem comprometer o consumo de combustível. As suspensões são mais duras e transferem as irregularidades do solo, mas, por outro lado, garantem a estabilidade.

Equipado com injeção direta e turbocompressor, o motor três-cilindros flex da família EA-111 passou por modificações para apresentar melhor eficiência no Golf. A engenharia da fábrica da VW optou por usar materiais mais resistentes, como liga de aço, além de novos compressor e turbina, que trabalham em temperatura mais elevada e com maior pressão. O turbo compressor aumenta a potência e a força poupando energia, já que reaproveita os gases do escapamento que seriam descartados. Com isso, a VW conseguiu tirar 125cv e 20,4kgfm de torque do propulsor quando abastecido com etanol, reduzindo as emissões de poluentes e otimizando o consumo de combustível.

DIRIGINDO Na prática, o Golf 1.0 TSI impressiona tanto na cidade quanto na estrada. O motor trabalha em conjunto com um eficiente câmbio manual de seis marchas, que tem engates macios e precisos, além de bom escalonamento. Basta ligar o carro para sentir a vibração diferenciada do três-cilindros, que exige que o motorista pise um pouco mais no acelerador nas arrancadas, pois é preciso subir o giro até 2.000rpm para se obter melhor resposta. Depois disso, o Golf fica bem esperto, com retomadas de velocidade bem eficientes. O ruído de funcionamento é agradável e na estrada a sexta marcha ajuda a economizar ainda mais combustível.

Motor com injeção direta teve o turbocompressor redimensionado para gerar mais potência e torque - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Motor com injeção direta teve o turbocompressor redimensionado para gerar mais potência e torque
Além do bom desempenho, o Golf 1.0 TSI continua sendo um hatch prazeroso de dirigir, já que suas suspensões favorecem a estabilidade, garantindo a segurança em curvas. Mas, por serem mais firmes, transferem as irregularidades do piso para o interior do carro, o que já era uma característica do Golf. A versão testada estava equipada com toda a eletrônica que garante a tração e estabilidade, mantendo sempre o carro grudado ao chão. A direção com assistência elétrica mostrou leveza em manobras de baixa velocidade e segurança quando se pisa mais forte no acelerador. Os freios, também com auxílio da eletrônica, atuaram de forma precisa, sem direito a sustos.

POR DENTRO O Golf TSI Comfortline é um hatch honesto, pois tem bom acabamento interno, com a possibilidade de revestimento em couro. O painel tem material emborrachado, que proporciona melhor aparência, e comandos bem localizados. O volante conta com ajuste de altura e distância e ainda traz comandos de acesso ao som, telefone, computador de bordo e sistema multimídia. No mostrador digital, que fica entre os instrumentos do painel, tem o indicador de marcha engatada.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O espaço interno do Golf é bom para quatro pessoas, com bancos dianteiros bem confortáveis, que contam com ajustes manuais de altura e lombar. No banco traseiro, duas pessoas vão bem, já que no meio o túnel alto no assoalho rouba o espaço para as pernas. Mas mesmo assim ali tem três cintos de segurança retráteis de três pontos e três apoios de cabeça, além do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis e saídas de ar-condicionado.

Acabamento interno é bom - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Acabamento interno é bom


No banco traseiro, o espaço é ideal para dois - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press No banco traseiro, o espaço é ideal para dois
Trata-se de um hatch médio bem-equipado e com desempenho surpreendente, já que é equipado com motor 1.0 turbo. Não fica devendo em nada aos principais concorrentes equipados com motores de maior cilindrada e tem preço inferior ao das versões 1.4 TSI. É um carro ideal para quem busca desempenho satisfatório, economia de combustível e uma boa lista de equipamentos.

CONECTIVIDADE
Eficiente e completo

Foi-se o tempo em que carro 1.0 era sinônimo de modelo pelado. O VW Golf 1.0 TSI Comfortline está aí para provar que quem quer pagar um tanto a mais pode ter na garagem um automóvel de baixa cilindrada muito bem equipado. O hatch sai de fábrica com vários itens de segurança, como sete airbags, controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa. Para o entretenimento, conta com uma central multimídia com tela tátil, muito fácil de ser operada. Por meio dos controles no volante ou por comando de voz, é possível acessar agenda do celular ou selecionar a música a ser executada. O modelo tem entradas para SD-Card e conexão USB, com interface para iPod e iPhone. Gastando um pouco mais, é possível equipar o modelo com o sistema Infotainment Discover Media, que traz ainda navegação e App-Connect Map Care, com atualização gratuíta dos mapas para o sistema de navegação.

Porta-malas de 313 litros é suficiente para o hatch - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Porta-malas de 313 litros é suficiente para o hatch
FICHA TÉCNICA

»  MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, que desenvolve potências de 116cv (gasolina) e 125cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 20,4kgfm (g/e) entre 2.000rpm e 3.500rpm

»  TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de seis velocidades

»  SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira interdependente com braços longitudinais/de liga leve de 7x17 polegadas/215/50 R17

»  DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

»  FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC) e auxílio de frenagem de urgência (PBA)

»  CAPACIDADES
Do tanque, 51 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 497 quilos

As rodas aro 17 são opcionais - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press As rodas aro 17 são opcionais
EQUIPAMENTOS

»  DE SÉRIE Sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), alerta de perda de pressão dos pneus, ar-condicionado com regulagem mecânica Climatic, bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico e lombar, bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS, coluna de direção com ajuste de altura e distância, controle de tração ASR, controle eletrônico de estabilidade ESC, direção elétrica, display multifuncional com computador de bordo, retrovisores externos eletricamente ajustáveis, aquecíveis, com luzes indicadoras de direção integradas Side Blinker e função Tilt down, faróis de neblina com luz de conversão estática, fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether, freio de estacionamento mecânico com função para assistência de subida Hill Assist, freios com distribuição eletrônica de frenagem EBD, gaveta sob o banco do motorista, lanterna de neblina, porta-luvas iluminado e refrigerado, rodas de liga leve aro 16”, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro Park Pilot, sistema de alarme com comando remoto keyless e chave tipo canivete, sistema Infotainment Composition Media com rádio CD-Player, tela touchscreen de 6.5”, App-Connect, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card, conexão USB + Aux-In com interface para iPod/iPhone e comando de voz, travamento elétrico central com comando remoto, vidros dianteiros e traseiros elétricos, com função one touch e volante revestido em couro.

»  OPCIONAIS Sensores de chuva e crepuscular com função Coming & Leaving home, piloto automático com limitador de velocidade Speed Limiter, volante multifuncional revestido em couro com comandos do rádio, computador de bordo, controle automático de velocidade, rodas de liga leve 17”, sistema Infotainment Discover Media com rádio CD-Player, tela touchscreen de 6.5”, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para dois SD-Cards, conexão USB Aux-In com interface para iPod/iPhone, sistema de navegação e App-Connect Map Care (atualização gratuita dos mapas para o sistema de navegação), ar-condicionado digital de duas zonas Climatronic, bancos e revestimento interno em couro preto Vienna e teto solar panorâmico elétrico.

NOTAS


» Desempenho     9
» Espaço interno     8
» Porta-malas     7
» Suspensão/direção     8
» Conforto/ergonomia     8
» Itens de série/opcionais     10
» Segurança     10
» Estilo     9
» Consumo     9
» Tecnologia     10
» Acabamento     9
» Custo/benefício     8

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI X CONCORRENTE

                                          VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI COMFORTLINE               CHEVROLET CRUZE SPORT6 1.4 TURBO LT

Potência (cv)                                       116(g)/125(e)                                                           150(g)/153(e)
Torque (kgfm)                                     20,4(g/e)                                                                  24(g)/24,5(e)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*)        4,25x1,79x1,46x2,63                                                4,44x1,80x1,48x2,70
Peso (kg)                                            1.223                                                                       1.331
Porta-malas (litros) (**)                        313                                                                          300
Velocidade máxima (km/h) (**)             190(g)/194(e)                                                           196(g/e)
Aceleração até 100km/h (s) (**)             9,9(g)/9,7(e)                                                            10,9(g)/10,2(e)
Consumo cidade (km/l) (***)                 11,9(g)/8,4(e)                                                          11,3(g)/7,6(e)
Consumo estrada (km/l) (***)               14,3(g)/10,1(e)                                                         13,6(g)/9,3(e)
Preço (R$)                                            74.990                                                                      89.990

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: e entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Medição do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível

QUANTO CUSTA?
O Golf TSi 1.0 Comfortline tem preço inicial de R$ 74.990 e com todos os opcionais chega a R$ 96.944.

Matéria editada em 19/12/2016

Tags: teste avaliação vrum Golf 1.0 TSI Volkswagen Golf 1.0 TSI Comfortline motor 1.0 turbo motor três cilindros Pode pisar que ele responde Estado de Minas

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