Audi A4 Avant é opção interessante para quem quer escapar da ditadura dos SUVs

Em meio a tantos SUVs, marca alemã continua trazendo para o Brasil seu modelo station wagon, que tem jeito de veículo familiar, mas com desempenho esportivo e muita tecnologia

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postado em 17/06/2017 14:37 / atualizado em 17/06/2017 16:16 Enio Greco /Estado de Minas

 

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Houve quem dissesse que elas iam desaparecer do mercado, que seriam engolidas pelos queridinhos da vez, os SUVs, mas, por incrível que pareça, algumas peruas continuam resistindo bravamente, e com garbo, elegância e até uma pitada de atrevimento. Sim, porque as peruas sempre foram vistas como “moças” de família, mas as marcas premium provaram que elas podem oferecer muito mais. É o caso da bela Audi A4 Avant 2.0 TFSI Ambiente S Line, uma perua divertida e cativante, capaz de partir corações num primeiro encontro. E ela não tem nada de santa, pois seu conjunto mecânico confere certa esportividade. É mais durinha no andar, mas não sai por aí rebolando e causando insegurança.

A perua A4 Avant começa a conquistar pelo visual. Ela herdou características da família Audi, com grade trapezoidal e barras cromadas, além de faróis com desenho recortado e luzes diurnas. O toque de esportividade na dianteira fica por conta do spoiler na parte baixa do para-choque. A frente é longa, com discretos vincos no capô, e as laterais são limpas. Sua generosa distância entre os eixos chama a atenção e reforça o formato da perua, que tem o teto com ligeira descaída, e a traseira é simples, com lanternas de desenho recortado e dupla saída de escape. Como não poderia deixar de ser, a perua anda de salto alto, já que as rodas esportivas são de aro 18 polegadas, calçadas com pneus de perfil 40. É um carro bem baixo, que raspa fácil em lombadas e rampas.

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POR DENTRO
Em relação ao modelo anterior, a nova A4 Avant ficou ligeiramente maior, com 4,73m de comprimento, mas fez dieta e perdeu 120 quilos, graças ao uso de alumínio na carroceria. Vendida somente na versão Ambiente, a perua conta com chave presencial e banco do motorista com ajustes elétricos, inclusive o lombar, e prolongamento do assento, que proporciona melhor apoio para as pernas. No banco do passageiro só o ajuste lombar é elétrico, mas, assim como o do motorista, tem desenho esportivo e anatômico, proporcionando conforto. Apesar de ser um carro com proposta familiar, o banco traseiro da perua é ideal para duas pessoas. O túnel no assoalho e o console no meio do encosto atrapalham. Mas é claro que a segurança não foi esquecida no banco traseiro, que conta com três cintos de segurança retráteis, três apoios de cabeça e dois assentos com Isofix para fixação de cadeiras infantis. Faltou ali a saída do ar-condicionado para os passageiros de trás.

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O porta-malas tem bom espaço para a bagagem da família e conta com rede para prender objetos. O detalhe curioso ali é a cobertura do porta-malas, que recolhe eletricamente. A posição de dirigir é muito boa, facilitada pelo volante com regulagens de altura e distância. Os comandos estão todos à mão, inclusive no volante, onde é possível acessar o sistema de som, celular, informações do painel e navegação. O motorista conta com o Audi Cockpit Virtual, que expõe em sua frente em uma tela digital todas as informações em diferentes configurações, permitindo diminuir ou aumentar o tamanho do mapa e dos instrumentos.

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ELETRÔNICA A visibilidade traseira da perua não é boa, já que a área envidraçada ali é reduzida. Mas para amenizar o problema, a câmera de ré projeta imagem nítida na tela central do painel, facilitando as manobras. No painel o motorista pode acessar o Drive Select e optar pelos modos de condução efficiency, comfort, auto, dynamic e individual. Cada um com sua particularidade, podendo ajustar o conjunto mecânico para deixar a perua mais mansa ou mais nervosa, mais consumista ou mais econômica. O motorista tem ainda a opção de desativar o start/stop, que desliga e religa o motor em paradas, o controle de estabilidade e o sensor de estacionamento.

Outra coisa que chama a atenção na perua é o acabamento interno, com materiais de boa qualidade, como o emborrachado do painel, que tem desenho simples, mas é muito bem montado. No console central o motorista tem um comando giratório com a superfície tátil que permite até escrever letras e encontrar nomes na agende do telefone. Ali fica também a pequena alavanca do câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, sendo possível fazer trocas manuais nela ou nas aletas atrás do volante.

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DIRIGINDO O motor 2.0 TFSI é um destaque a parte na perua A4 Avant, pois com o turbocompressor e injeção direta de combustível proporciona boas respostas já em baixas rotações. O carro é muito rápido nas arrancadas e eficiente nas retomadas de velocidade, mas sem trancos quando o turbo atua. O câmbio também tem escalonamento de marchas bem equilibrado, garantindo performance esportiva quando se pisa fundo no acelerador ou uma condução mais tranquila no trânsito urbano. A perua fica mais interessante quando se faz as trocas de marchas nas aletas atrás do volante, pois assim as respostas são mais rápidas. No nosso percurso de teste, o computador de bordo registrou consumo de 6,5km/l na cidade e 11km/l na estrada.

As suspensões com eixos multibraços garantem estabilidade impressionante à perua, mesmo com suas dimensões generosas. É um automóvel com ótima dirigibilidade e comportamento dinâmico impecável. Mas se é segura em curvas, peca por ser um pouco mais dura, transferindo as irregularidades do solo e causando certo desconforto quando trafega sobre pisos não muito lisos. A direção eletromecânica tem cargas bem ajustadas para velocidades altas e baixas, com bom diâmetro de giro. E os sistemas de freio, com a ajuda da eletrônica, atuam de forma impecável.

A perua tem como opcionais o teto solar panorâmico e o kit S Line, além dos pacotes Assistance e Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. Já o segundo reúne o Head-up Display e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes. Trata-se de um automóvel com bala na agulha para encarar a concorrência, que não é muito grande, já que as peruas são cada vez mais exceção. Mas é uma opção interessante para quem quer fugir do lugar comum imposto pelos SUVs e acha sedã carro de tiozão.

 

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CONECTIVIDADE A perua Audi A4 Avant S Line tem como base a versão Ambiente, que tem amplo pacote de itens de série e uma boa lista de opcionais. Ela vem equipada com o Audi Virtual Cockpit, um painel de instrumentos totalmente digital, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas atrás do volante, que exibe informações do percurso e do computador de bordo. E para quem gosta de ficar conectado com o mundo, o modelo traz multimídia com tela maior e operação intuitiva, que permite a integração de smartphones com sistema operacional iOS e Android. É possível replicar o celular nessa tela, usando uma das entradas USB do Smartphone Integration. Mas se você tem preferência por um bom equipamento de áudio, a perua tem como opcional o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes, que reproduz músicas de sua lista ou do rádio com alta-fidelidade, sem distorções.

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FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência de 190cv entre 4.200rpm e 6.000rpm, e torque de 32,6kgfm entre 1.450rpm e 4.200rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic de sete velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com triângulos transversais duplos; e traseira independente, multlink/de liga leve de 8x18 polegadas/245/40 R18

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC) e auxílio de frenagem de urgência (PBA)

CAPACIDADES
Do tanque, 54 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 550 quilos

CONSUMO (Inmetro)

Urbano, 11km/l; rodoviário, 14,3km/l

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EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE Acabamento interno em alumínio, airbag lateral dianteiro e de cabeça, alarme, apoio de braço dianteiro, assistente de freio de estacionamento, apoio lombar com ajuste elétrico para bancos dianteiros, cintos de segurança com sensor de afivelamento, ar-condicionado automático, faróis com ajuste automático de altura, Audi Drive Select, faróis Full LED, Audi Virtual Cockpit, lanternas traseiras com LEDs, banco do motorista eletricamente ajustável, sensor de estacionamento traseiro, bancos revestidos em couro sintético, sistema de limpador dos faróis, bancos traseiros rebatíveis, travamento central "keyless-go" (partida no botão), espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, limitador de velocidade, Audi smartphone integration (2x USB e entrada auxiliar), sensores de luz e chuva, Audi sound system, sistema start-stop, Bluetooth, volante multifuncional, rádio MMI plus com sistema de navegação, acabamento das soleiras das portas em alumínio, rodas de liga leve 18", 7,5Jx18 pneus 245/40 R18, retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis e capa do espelho retrovisor externo na cor do veículo.

OPCIONAIS Teto solar panorâmico e kit S Line, sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist, câmera de ré, Head-up Display e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

QUANTO CUSTA
O Audi A4 Avant 2.0 TFSI tem preço inicial de R$ 191.990 para a versão única Ambiente. Já com todos os opcionais, a versão vai a R$ 255.690.

Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 10
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 10
Custo/benefício 8
 

Tags: audi a4 avant teste vrum enio greco

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