Linhas comportadas do A3 Sedan podem disfarçar desempenho agressivo do motor 2.0 TFSI

Versão de topo do sedã compacto é a única que reúne a melhor configuração mecânica que o modelo já apresentou, com motor 2.0 turbo, câmbio DSG e suspensão traseira multilink

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postado em 15/07/2017 14:05 / atualizado em 15/07/2017 14:46 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
Jair Amaral/EM/D.A Press

No início do ano, o Audi A3 Sedan ganhou uma discreta reestilização. À época, a marca ficou devendo a versão topo de linha do seu sedã compacto fabricado no Paraná, a Ambition, a única equipada com o motor 2.0 TFSI. Felizmente, recebemos justamente essa configuração para testes. A versão Ambition é uma espécie de resposta pronta que a Audi tem para quem ainda lamenta a nacionalização do modelo, já que é a única que não perdeu a suspensão traseira multilink e nem o câmbio automatizado DSG, que nas versões de entrada equipadas com motor 1.4 turbo foram substituídos por suspensão tipo eixo de torção e câmbio automático de seis velocidades.

O estilo é recatado - Jair Amaral/EM/D.A Press O estilo é recatado

Nas linhas limpas do veículo, pouca coisa entrega que este sedã é um verdadeiro lobo vestido de ovelha. Talvez seja necessário um segundo olhar, possivelmente estimulado pelo bonito ronco do motor, para notar que a ampla grade, algumas linhas recortadas nas laterais, as rodas de 17 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo e a dupla saída do escape dão pistas de que debaixo daquele capô bate um forte coração. O motor 2.0 TFSI, com turboalimentação e injeção direta de combustível, só bebe gasolina. São 220cv de potência e 35,7kgfm de torque (totalmente disponível com 1.500rpm), o que deixa claro que há força de sobra para qualquer situação.

Linhas são limpas e discretas - Jair Amaral/EM/D.A Press Linhas são limpas e discretas

O câmbio faz uma bela gestão dessa força, conseguindo tanto conduzir o veículo com giro baixo para obter um consumo reduzido de combustível – com números reais surpreendentes para um veículo com desempenho empolgante – quanto levar o carro até os 100km/h em 6,9 segundos. Basta definir qual é sua intenção no Drive Select – dirigir com eficiência energética, com conforto ou privilegiar o desempenho – que os parâmetros do motor, transmissão, suspensão e direção são ajustados. O motorista pode criar uma configuração individual ou deixar o sistema no automático. Também é possível fazer trocas manuais pelas aletas no volante. A tração é dianteira. Já a suspensão traseira multilink transmite confiança e é confortável até sobre piso irregular.

Interior tem painel emborrachado e revestimento em couro - Jair Amaral/EM/D.A Press Interior tem painel emborrachado e revestimento em couro

DENTRO O interior tem bancos em couro, material emborrachado no painel, detalhes em couro e metal, tapetes acarpetados e tecido de qualidade no revestimento do teto. O teto solar integra o interior ao lado de fora do veículo. Os bancos dianteiros trazem ajuste lombar, elétricos no caso do motorista, e extensores no assento. Como o teto é baixo, não é possível adotar uma posição elevada, obrigando o motorista a assumir posição de piloto (o que pode ser desconfortável para alguns). O banco traseiro só oferece bom espaço para dois passageiros, já que o túnel do assoalho é alto, ainda assim não é recomendado para pessoas acima de 1,80m devido ao teto arqueado. A parte boa é que há saída do ar-condicionado para os passageiros de trás. O porta-malas tem ótimo espaço para um compacto, 425 litros, e ainda guarda o estepe (temporário!).

Devido ao túnel do assoalho alto, banco traseiro acomoda bem apenas dois passageiros - Jair Amaral/EM/D.A Press Devido ao túnel do assoalho alto, banco traseiro acomoda bem apenas dois passageiros

SEMIAUTÔNOMO Alguns opcionais deixam o veículo mais sofisticado, como o painel de instrumentos digital (Virtual Cockpit). O volante esportivo com base achatada, o destravamento das portas e a partida do veículo por chave presencial (que facilitam a vida do motorista) e o sistema multimídia mais sofisticado MMI Plus com navegação também são itens opcionais. Os faróis bi-xenônio oferecem uma excelente iluminação para o motorista. A unidade testada estava equipada com o assistente para luz alta, que detecta veículos que avançam no sentido oposto e automaticamente alternam para a luz baixa. Mas os opcionais que mais impressionam são os assistentes semiautônomos: o Controle de Cruzeiro Adaptativo é capaz de “seguir” o veículo à frente (depois que o motorista determina a velocidade máxima e a distância que devem ser respeitadas), controlando sozinho acelerador e freio; há também o Assistente de Estacionamento, que faz a baliza por você e coloca o carro até em vagas pequenas.


Bancos dianteiros contam com comandos elétricos e extensor do assento - Jair Amaral/EM/D.A Press Bancos dianteiros contam com comandos elétricos e extensor do assento
CONCORRENTE
Selecionamos como concorrente o Mercedes-Benz CLA 200, um sedã compacto que também tem estilo de cupê. O porte do veículo e a marca premium são os principais elos entre os modelos, já que, na faixa de preço do Audi A3 Sedan Ambition, o modelo da Mercedes só oferece opção de motor 1.6 turbo, com menos potência. O concorrente até tem uma versão nervosa da AMG, mas com muito mais performance (381cv) e preço (R$ 334.900), fora de cogitação. Mesmo na versão de entrada Urban, o Mercedes-Benz CLA oferece uma configuração mecânica de respeito – com câmbio automatizado de dupla embreagem e suspensão traseira multilink – e bom pacote de equipamentos, com faróis full LED, rodas de 18 polegadas, sistema multimídia com navegação e chave presencial. Mas, além da performance, o sedã da Audi leva a melhor porque sua versão de topo é mais em conta que a de entrada do modelo da Mercedes.

Pelo Virtual Cockpit o motorista consegue visualizar diversas funções, inclusive o mapa do GPS - Audi/Divulgação Pelo Virtual Cockpit o motorista consegue visualizar diversas funções, inclusive o mapa do GPS

CONECTIVIDADE
Como opcional, o Audi A3 Sedan testado estava equipado com o sistema multimídia MMI Plus com sistema de navegação. O barato desse sistema da Audi são os controles localizados no console central, tão práticos que o fato de a tela não ser tátil nem é percebido pelo usuário. Além dos comandos por voz para quase todas as funções (telefonia, navegação, mídias), a superfície do botão giratório é sensível ao toque e reconhece letras e números desenhados com o dedo. Outro opcional é o Virtual Cockpit, um painel de instrumentos digital no qual é possível visualizar diversas funções do sistema multimídia, além de configurar o tamanho dos mostradores do velocímetro e do conta-giros. Assim, é possível visualizar a navegação na tela de 12 polegadas do painel de instrumentos, enquanto a tela de 7 polegadas do multimídia exibe informações de mídia, por exemplo. O sistema tem compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. As mídias disponíveis são DVD, cartão SD, USB, entrada auxiliar, rádio e HD interno. Há também o Audi Connect, que, por meio de um chip de celular, conecta o veículo à internet, potencializando algumas funções, como a navegação.

Com seus 220cv, o motor 2.0 TFSI garante desempenho empolgante - Jair Amaral/EM/D.A Press Com seus 220cv, o motor 2.0 TFSI garante desempenho empolgante

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.984cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência de 220cv entre 4.500rpm e 6.200rpm e torque de 35,7kgfm entre 1.500rpm e 4.400rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado de dupla embreagem de seis velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, multilink / de liga leve de 17 polegadas / 225/45 R17

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS

CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 415 quilos

Jair Amaral/EM/D.A Press

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de joelho; controle de estabilidade; Isofix; alarme; para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar; vidros laterais e traseiro com isolante térmico; ar-condicionado digital de duas zonas; bancos dianteiros esportivos revestidos em couro sintético; banco do motorista com ajuste elétrico; apoio de braços dianteiro; teto solar; retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis; retrovisor interno antiofuscante automático; freio de estacionamento eletromecânico; pacote de luzes; sensor de estacionamento traseiro; sensores de luz e chuva; sistema de limpador dos faróis; faróis bixenônio com ajuste automático de altura; lanternas em LED; faróis de neblina; Audi Drive Select; computador de bordo; controle de cruzeiro; sistema start-stop; volante esportivo em couro com shift paddles; Audi Sound System; e Rádio MMI com Bluetooth.

OPCIONAL
Pacote Navegação/Virtual Cockpit (R$ 16.500): Rádio MMI Plus com sistema de navegação; Virtual Cockpit; Smartphone Interface; e volante esportivo multifuncional com base aplanada. Pacote Assistance Plus (R$ 15 mil): assistente para luz alta; Park Assist com câmera de ré; controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front; e Keyless-go.

Porta-malas de 425 litros é de bom tamanho - Jair Amaral/EM/D.A Press Porta-malas de 425 litros é de bom tamanho

QUANTO CUSTA
O Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI tem preço sugerido de R$ 156.190. Com os opcionais, a unidade testada custa R$ 187.690.


Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8

Jair Amaral/EM/D.A Press

AUDI A3 SEDAN AMBITION x CONCORRENTE

                                                         AUDI A3 SEDAN 2.0 TFSI AMBITION x MERCEDES-BENZ CLA 1.6 URBAN

Potência (cv)                                                     220                                          156 (g/e)
Torque (kgfm)                                                  35,7                                         25,5 (g/e)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*)         4,45x1,80x1,41x2,64                    4,63x1,78x1,43x2,70
Peso (kg)                                                       1.320                                           1.430
Porta-malas (litros) (**)                                    425                                              470
Velocidade máxima (km/h) (**)                         250                                              230 (e)
Aceleração até 100km/h (s) (**)                         6,9                                              7,9 (e)
Consumo cidade (km/l) (***)                             10,3                                      10,8 (g)/7,4 (e)
Consumo estrada (km/l) (***)                            12,8                                      14 (g)/9,2 (e)
Preço (R$)                                                       156.190                                        172.900

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível

Tags: vrum cerqueira pedro teste ambition tfsi 2.0 se3dan a3 audi

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