UAI

Pebble Beach reúne carros antigos e raros nos Estados Unidos

A belíssima região de Pebble Beach sediou pela 63ª vez o tradicional Concours d'Elegance,que recebeu cerca de 250 automóveis raros, entre clássicos e esportivos de colecionadores

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O Best of Show foi o Packard 1934 Twelve Dietrich Convertible Victoria do casal de norte-americanos Joseph e Margie Cassini


DE MONTEREY, na California -
É sempre no terceiro domingo de agosto. São sempre de 200 a 250 antigos, entre os mais raros e elegantes do mundo. Sempre em Pebble Beach, uma linda praia da Califórnia (EUA), entre as cidades de Monterey e Carmel. Sempre leva multidões do mundo inteiro, cada um pagando US$ 225 (cerca de R$ 550) pelo ingresso. Já está em sua 63ª edição, pois o primeiro foi em 1950, quando muitos dos atuais colecionadores não tinham nem nascido.

Clique e veja fotos de Pebble Beach 2013!


E neste ano, além do papa no Vaticano, a Argentina emplacou também dois automóveis no Pebble Beach Concours D’Elegance. Um deles, o Bentley 1931, de Federico Castillo, voltou premiado. Nenhum colecionador do Brasil estacionou seu carro defronte ao Hotel The Lodge, sede do evento. Aliás, nos últimos 17 anos, só vi um Rolls-Royce de um brasileiro no concurso.


Mas, o surpreendente – todo ano – no Concours D’Elegance de Pebble Beach é a maioria das relíquias serem inéditas no evento, pois seus organizadores farejam raridades em todo o mundo: dos 248 expostos no domingo, 49 vieram de coleções de outros nove países. Destaque para nada menos que 28 Alfa Romeo 8C (motores de oito cilindros em linha), esportivos fabricados na década de 1930 e famosos por terem sido campeões nas principais pistas europeias. Raríssimos, pois sobraram pouco mais de 100 unidades das 230 produzidas.

Alfa Romeo 8C 2800 de 1938, um raríssimo esportivo italiano

Nesta edição, marcas em destaque foram a Porsche (50 anos do 911), o centenário da Aston Martin, Lamborghini, BMW (507 roadster), Lincoln, Simplex (marca usada no início do século passado pela Mercedes), a Vanvooren (fábrica francesa de carrocerias), carros de corrida de Indianápolis e motos francesas.


Além de colecionadores particulares, vários museus participam de Pebble Beach. Este ano, o da Mercedes mandou de Stuttgart o Prinz Heinrich Benz de 1910, modelo considerado o primeiro esportivo do mundo, e o 24/40 HP Benz Landaulet, de 1907. O da Porsche levou raríssimos modelos 911 e o Petersen Museum, de Los Angeles, marcou presença com um Mercer 1913.

Museu Porsche enviou vários 911, que foram destaque no concurso



E muita gente famosa: Nick Mason, baterista do Pink Floyd, dava autógrafos ao lado de sua valiosíssima Ferrari 250 MM Pininfarina Berlinetta 1953 e de seu Aston Martin 1935. Jay Leno, também colecionador, é um dos apresentadores do concurso.


Fotos de Pebble Beach 2012
Fotos de Pebble Beach 2011
Fotos de Pebble Beach 2010
Fotos de Pebble Beach 2009
Fotos de Pebble Beach 2008
Fotos de Pebble Beach 2007


A exposição dos carros teve início às 10h30 (depois de conferidos por um rigoroso time de jurados), e a partir das 13h30 desfilaram pela mais cobiçada passarela de colecionadores. Além dos melhores em cada uma das 30 categorias, tiveram também vários prêmios especiais até o esperado e apoteótico desfile do melhor do evento, o Best of Show, levado este ano pelo Packard 1108 Twelve Dietrich Convertible Victoria, do casal norte-americano Joseph e Margie Cassini.

Lincoln 1955 Indianapolis Boano Coupe




E TAMBÉM... Promovido há 63 anos e tendo se tornado o mais requintado do mundo, o concurso de Pebble Beach acabou arrastando vários outros eventos do antigomobilismo para a região e a festa, atualmente, vai de quarta-feira a domingo, com desfiles, 11 leilões, encontros, exposições em paralelo e a famosa corrida de antigos na pista de Laguna Seca, que reúne centenas de carros em diversas categorias no sábado e no domingo. O próprio Concours d’Elegance apresenta, em um gramado interno do The Lodge, a poucos metros dos antigos, vários carros-conceito das principais fábricas do mundo.

Moto francesa Majestic 1929


Detalhes de Pebble Beach: Rolls-Royce, chapéus e champagne

 

Benz 1908 Prinz Heinrich, primeiro esportivo do mundo